quinta-feira, 8 de junho de 2017

Uma feliz homenagem!

Por FERNANDO MELO

A iniciativa do MF Marco Asfora em patrocinar o Torneio Aberto do Brasil - I Memorial Dr. Luiz Tavares & Eduardo Asfora, nos dias 7 a 9 de julho, no Hotel Jangadeiro, Boa Viagem, Recife, é duplamente feliz! A historia do xadrez é rica por trazer em suas páginas figuras imortais como esses dois homenageados. Nomes consagrados como o de Marco Asfora, Roberto Calheiros e Yago Santiago, para citar apenas três, bebem na fonte dos feitos desses saudosos e ilustres pernambucanos.

Passei a manhã de ontem no Instituto Histórico e Geográfico da Paraiba (infelizmente ameaçado de fechar por falta de verba) , na companhia do meu amigo pessoal Antonio Morais  (um intelectual de profundo saber e excelente jogador de blitz) , num trabalho de pesquisa, cujo objetivo maior era fotografar, via celular, algumas colunas de xadrez, escritas por mim em 1976, quando aqui tivemos no Hotel Tambaú. mais uma versão da Final do Brasileiro.

E foi exatamente a longa entrevista de Dr. Luiz Tavares, concedida ao correspondente da Folha de São Paulo, jornalista e enxadrista Herbert Carvalho, e que me foi dado o direito de republicar na capa do Primeiro Caderno do jornal A União, no dia 14 de julho de 1976! O tema da entrevista foi a vitória de Mequinho no Interzonal de Manila.

Esse foi um momento importante em que tive oportunidade de conviver com o Dr. Luiz Tavares, como aconteceu outras vezes aqui em João Pessoa e também em Recife. 

Quando Marco Asfora me convidou para fazer a apresentação dos homenageados na abertura do torneio, confesso que fiquei emocionado. Não sabia que o peso da idade me tornasse um chorão. Mas é um choro que conforta a alma por banhar de sonhos momentos felizes O que seria de mim, que tanto gosto de Bobby Fischer e da Abertura Bird, se não fosse o Dr. Luiz Tavares!? Isso diz demais do meu respeito e da minha saudade por esse grande pernambucano!

Na tive a felicidade de conhecer o Dr. Eduardo Asfora, mas sei que foi um jogador que orgulhava o seu Estado nas competições, tanto nacional como internacional. Marco Asfora, seu sobrinho, certamente sofreu a boa influência e tornou-se um enxadrista a altura de continuar honrando o nome da família.

Gostaria de encerrar esse artigo lembrando o que Tavares e Asfora têm em comum com o GM Miguel Najdorf! Na decada de 40, Dr. Luiz Tavares foi um dos três médicos que deram assistência a Najdorf quando este jogou em São Paulo, uma simultânea às cegas contra 45 tabuleiros. E na década de 70,  Eduardo Asfora ganhou para Najdorf no Panamericano!  

Vamos aguardar o dia 7 de julho e certamente boa parte dos enxadristas do Nordeste e do Brasil, estará homenageando com suas presenças essa feliz iniciativa do decano do xadrez pernambucano, o MF Marco Asfora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário