quarta-feira, 28 de junho de 2017

Como os russos mantêm o xadrez mundial

Por BOBBY FISCHER

(NOTA: A vasta documentação sobre xadrez que pertenceu ao saudoso amigo, economista e ex-Delegado da Receita Federal, Jeová Mesquita, e que sua viúva gentilmente nos cedeu, irá aos poucos sendo mostrada  aos nossos leitores. Entre a documentação, encontrei este artigo (datilografado em duas folhas) de Bobby Fischer.)

xxxx


O Torneio Internacional de Candidatos de Xadrez que terminou em 20 de junho, em Curaçao, deixou-me uma convicção: o controle russo do xadrez atingiu um ponto onde não pode haver competição honesta pelo campeonato mundial. O sistema apresentado pela Federação Internacional de Xadrez, órgão dirigente do xadrez mundial, assegura que haverá sempre um campeão mundial russo porque só a Rússia pode vencer o torneio preliminar que determina seu desafiante. Os russos preparam bem aquele caminho. No que me diz respeito, eles podem conservar aquele caminho. Eu jamais jogarei novamente nesses torneios.

Disseram-se que isto é uma decisão dura de tomar, porque significa perder toda  esperança de ganhar o título mundial. A verdade é que desde que o atual sistema existe nem eu nem ninguém mais de um país ocidental podemos ganhar o título. Assim a decisão não é tão dura de ser tomada, mas é difícil de explicar. A razão disto é que eu disse alguma coisa sobre o domínio russo desta parte do xadrez - ou algo que algum jogador ocidental disse - é no sentido de parecer um álibi por não termos derrotado os russos no torneio de Curaçao.Algum derrotado explicando porque nós não podemos vencer o campeonato mundial, ou argumentando que a organização tornou impossível para nós competir com os russos em igualdade de condições, parece ditada principalmente por alguma amargura. Já se disse que não há no controle russo do xadrez internacional senão poucas vitórias asseguradas por outros.

Bem, eu agora conheço melhor. Eu comecei a jogar xadrez há 11 anos passados, quando eu tinha oito anos de idade. Em 1959 classificando-me para o Torneio de Candidatos, realizado aquele ano na Iugoslávia, O vencedor enfrentaria Botvinnik pelo campeonato mundial. Havia oito jogadores no torneio, sendo quatro deles russos. Por sorte eu terminei em quinto lugar, logo atrás dos quatro russos. Nos três anos antes deste Torneio de Candidatos acontecer, eu joguei contra os russos em cada oportunidade que me foi dada. Nesses pequenos torneios eu derrotei todos os russos que encontrei na Iugoslávia (e enfrentaria novamente em Curaçao) ou fiquei na frente deles nos torneios em que entramos - em Estocolmo, por exemplo, aonde eu venci o torneio por 2 1/2 pontos, ou em Bled, Iugoslávia, onde eu derrotei os quatro russos de 3 1/2/ a 1/2, isto é, eu venci três e empatei uma das minhas quatro partidas com os russos naquele torneio.

No entanto, entre 1959 e 1962 o domínio russo no Torneio dos Candidatos tornou-se muito maior que antes. Eu Curaçao foi flagrante. Havia um acordo aberto entre os jogadores russos. Previamente, eles concordaram empatar as partidas jogadas contra si próprios. Cada vez que eles empatavam eles davam, um ao outro, meio ponto. O vencedor do torneio, Petrosian, obteve 5 1/2 pontos dos 17 1/ 2 obtidos por ele, através este caminho. Eles consultavam-se durante os jogos. Quando eu jogava com os adversários russos, os outros russos espervam minhas partidas e comentavam sobre minhas jogadas de modo a só ajudar meu adversário. Os russos trabalhavam como um team.

A atual confusão no xadrez internacional vem desde o fim da guerra. Em março de 1946, Alexandre Alekhine, que tinha sido o campeão mundial, foi encontrado morto em Lisboa, e não houve um procedimento correto para a escolha do seu sucessor. Naqueles dias passados, os próprios campeões decidiram qual deles disputaria o título e havia alguma deslealdade nisso, porque um campeão poderia recusar anos a fio de jogar contra um desafiante forte. Geralmente, a dúvida tinha relação com dinheiro: se  houvesse dinheiro bastante, disputar-se-ia um match. Poderia ser injusto naquele época, mas, no final, era até lógico. Agora você pode disputar um match.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário