domingo, 5 de março de 2017

Vou ganhar o Bobby Fischer!

Por Fernando Melo

    Agora entendo melhor porque a fé move montanhas. Fé, esperança, direito a sonhar, tudo isso solidificado em pensamento, só pode oferecer isso mesmo, ou seja, vou ganhar o VIII Memorial Bobby Fischer! Fácil não é porque difícil é certeza. São seis rodadas, devo ganhar quatro, empatar duas e torcer pelo critério de desempate com mais dois, certamente os dois Grandes Mestres, que nos honram com suas presenças. Oxalá eu ganhasse as seis. Mas essa façanha fica para o potiguar Vitor Firmo, que no VI Bobby Fischer ganhou todas! Me contento com o primeiro lugar pelo critério de desempate. Pelo menos uma coisa vamos conquistar, além do título, a oportunidade de popularizar a Abertura BIRD! Pois é, das quatro vitórias que terei, três serão com a BIRD!
      Por que estou assim tão otimista? Ou será que estou de brincadeira? Vamos por partes. Primeiro pelo otimismo, que é o mais importante. Brincadeira, como o próprio nome mostra e diz, pode vir depois.
     Ontem, já tarde da noite. até um pouco cansado, joguei uma partida no site Chess24, que me deu uma lição de vida impressionante, muito impressionante, bastante impressionante. Vou contar os detalhes.
     O meu adversário tinha 206 pontos mais do que eu, pelo sistema Elo. Logo era ele franco favorito, além do fato de jogar de brancas.
    Gosto de jogar com adversários mais fortes pela internet. É melhor perder aprendendo do que ganhar sem uma boa lição. Aliás, aproveito, um dos problemas do amador de xadrez é achar que ganhar é tudo. Isso é comportamento egoísta e infantil. Muito mais importante é aprender, independente de resultado. Claro que não gostamos de perder. Gostamos de ganhar, não é mesmo?! Mas aprender é mais importante!
      Foi mais ou menos isso que aconteceu nessa minha partida de ontem. Ela até pode ter 1001 erros, e mais alguns errinhos se quiserem, mas que me deu um prazer enorme, isso deu! 
     Quando meu adversário jogou 23.Dh6! ví que acabava de entrar numa rede de mate sem saída. O seu próximo lance seria 24.Dg7 mate! E agora José? A pedra realmente era enorme, gigantesca! Pensei e pensei. Desisto ou não? Antes, porém, comecei a olhar o tabuleiro sem maiores ambições, mas abatido diante daquela ameaça fatal. Levar um mate em 24 lances! Até que dói, mas é a vida e temos mesmo que entender que ela é assim: alegria e tristeza!
      De repente, notei que o Grande Roque, dado no lance 6 pelo meu adversário, me dava uma pálida esperança de contra jogo. Eu tinha um xeque com meu Cavalo. Tudo bem, e aí? O Rei sai do xeque. Ora, dou outro xeque com minha Torre. Mas aí você sacrifica sua Torre? Verdade, mas dou outro xeque e mais outro... O fato é que nesse vai e vem de xeques, forcei a troca das Damas. Escapei do mate fatal, mas fui para um final perdido. Ele tinha uma Torre a mais e três peões contra um.
     E sabe o que foi que eu fiz? Vou contar. Já que escapei daquele mate, ele agora vai ter que arranjar outro. Portanto, não abandono. E saí jogando. A impressão que me passou é que com isso irritei o adversário. Este capivara não vai abandonar? Deve ter pensado. Vou não, doutor. Venha, dê seu mate. Escapar de mate é comigo mesmo. Pensei comigo, rindo com meus botões.
    E lá vem o homem, danado da vida, com raiva, para cima de mim, querendo me mostrar com quantos paus se faz uma jangada. Pode vir de Titanic, mas não abandono e ponto final. E do lance 23, a partida foi até o lance 61 com um resultado que o leitor vai saber depois de passar no tabuleiro a partida abaixo.
     Antes de finalizar, quero dizer que a partida é verdadeira, mas a minha vitória no Bobby Fischer vai ficar para outra oportunidade...A BIRD já sabe esperar!

A PARTIDA

     Rosendo (1962) - Melo (1756)

     1.e4 d6 2.d4 Cf6 3.Cc3 g6 4.Bg5 Bg7 5.Dd2 0-0 6.0-0-0 c6 7.Bh6 Cbd7 8.Bg7 Rg7 9.h4 h5 10.Bd3 e5 11.Cge2 Cg4 12.Tdf1 b5 13.f3 b4 14.Cd1 Cgf6 15.Db4 c5 16.dc Tb8 17.Dd2 Cc5 18.Bc4 Ba6 19.Ba6 Ca6 20.g4 Cb4 21.Cg3 Da5 22.Cf5+ Rg8 23 Dh6 (Este é o momento crítico!) Ca2+ 24.Rb1 Tb2+ 25.Cb2 Cc3+ 26.Rc1 Ce2+ 27.Rd1 Cc3+ 28.Re1 Ce4+ 29.Re2 Dd2+ (Escapando do mate) 30.Dd2 Cd2 31.Rd2 gf 32.gf Rh7 33.Ta1 e4 34.Ta7 ef 35.Re3 Cg4+ 36.Rf3 Rh6 37.Cc4 d5 38.Ce3 Ce5+ 39.Rf4 Te8 40.Cd5 Cg4 41.Tf7 Te2 42.Cf6 Tf2+ 43.Rg3 Tf3+ 44.Rf3 Ce5+ 45.Re3 Cf7 (Com a vantagem das brancas tão evidente, o que resta para as negras? Vamos ver!) 46.c4  Cd6 47.c5 Cf5+ 48.Rd3 Rg6 49.Tf1 (facilitando demais!) Rf6 50.Tf5+  (tá vendo?! assim quer perder ou acha que ta ganho em quqlquer variante? O menosprezo tem um preço e ele vai pagar caro) Rf5 51.c6 Re6 52.Re4 Rd6 53.Rf5 Rc6 54.Rg5 Rd6 55.Rh5 Re7 56.Rg6  Rf8 57.Rh7 Rf7 58.h5 Rf8 59.H6 Rf7 60.Rh8 Rf8 61.h7 Rf7 EMPATE! "Dificil ganhar uma partida ganha!" Está aí um exemplo!
    

Um comentário:

  1. Para quem quiser ver a partida através do computador:
    http://www.viewchess.com/cbreader/2017/3/5/Game15158975.html

    ResponderExcluir