quarta-feira, 30 de novembro de 2016

É CAMPEÃO !!!


Aniversário de Carlsen!




Hoje, 30 de novembro, o GM Magnus Carlsen completa 26 anos de idade. Receba, Mestre Carlsen, os parabéns de todos nós! Você continua a merecer tudo que possa lhe cobrir de felicidades. Logo mais, você vai para o front, quando dará sua última cartada e sustentar, pela terceira vez, o título de campeão do mundo. Acreditamos em você, e nada do que acontecer, vai mudar o conceito que temos do seu xadrez magistral. Ganhe ou perca, é um jogo afinal, e Karjakin vem sendo até agora um adversário à altura, a vida continua. Portanto, bom tie-break e que ganhe o xadrez!

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Lições da 12ª partida!

Por Fernando Melo

   A grande maioria dos enxadristas que acompanham este Mundial 2016, está frustrada. O empate na 12ª partida, sem luta, foi a gota d´água. Pensando bem, nós todos não perdemos nada com o 6 x 6 e também Carlsen e Karjakin não perderam. Estamos todos empatados. Pelo que posso deduzir, Carlsen sentiu que Karjakin, tornou-se ao longo do embate, um adversário duro na queda. O campeão tentou em várias partidas, mantendo a iniciativa do jogo, ganhar. Mas o que se viu foi, após sete empates seguidos,  um desafiante iluminado com uma partida bem jogada no final e que deixou Carlsen assustado, irritado e bastante preocupado.

    É fácil deduzir que Carlsen não jogou para ganhar nesta 12ª partida.  Ele é bi campeão do mundo.é o melhor jogador do mundo no pensado, no ativo e no blitz. Hoje, no tabuleiro, ninguém é mais autoridade do que ele. Portanto temos que respeitar o que ele fez ao empatar sem luta. Certamente foi um gesto pensado, bem pensado, bastante pensado.

   Amanhã, no dia do seu aniversário, a historia será outra. Pois dessas partidas rápidas tem que sair um vencedor. Não haverá mais um resultado empatado. Carlsen sabe disso e Karjakin, que veio, acredito, disposto a ganhar este Mundial, apesar da força do adversário, deve sentir que se Carlsen quis um empate assim, vamos, dizer, sem sal, é porque vem muita pimenta neste tie-break. Continuo acreditando no Gênio da Noruega, embora respeitando o Prodígio da Rússia, que pode perfeitamente ganhar e se tornar o novo campeão do mundo. Xadrez é, antes de tudo, um jogo. E se os dois são fortes, qualquer resultado é possível. O importante é que o xadrez não perca a sua beleza e se torne, cada vez mais, o caminho para a humanidade se unir e que todos possam ser felizes. 

Mundial: tie-break


O tie-break vai começar amanhã  com 4 jogos rápidos (25m +10s). Se terminar empatado, teremos mais cinco mini-jogos de 5m+3s. Persistindo o empate, teremos a morte súbita. No Mundial que Anand ganhou para Gelfand, foi decidido também no tie-break. O fato é que, perdendo ou ganhando, Carlsen vai receber parabéns nesta quarta feira! É o dia do seu aniversário, quando completa 26 anos.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O adeus de Taimanov!



O GM russo Mark Taimanov está morto! Li esta notícia no ChessBase, Estou triste. Eu gostava de Taimanov, grande enxadrista e talentoso compositor e pianista. Morreu ontem aos 90 anos. Pretendo escrever um artigo em sua homenagem brevemente. Fica pois o registro. (Na foto, Taimanov em 1970)

Deu empate!


6 x 6

Agora é no tie-break!
Quem vai ganhar?
MANDE SEU VOTO

Quem vai ganhar?

QUEM VAI GANHAR? 

Mande seu voto  até as 16 horas

Meu voto é para Carlsen!

domingo, 27 de novembro de 2016

Elas preferem Carlsen!


As doze participantes do Grand Prix da FIDE resolveram escolher o seu favorito para o título de campeão mundial.  Para elas, quem vai ganhar o Mundial, Carlsen ou Karjakin?
Deu oito votos para Carlsen e 4 votos para Karjakin. Um detalhe: os 4 votos para Karjakin foram dados por jogadoras russas!

Centro de Estudos Bobby Fischer

NOTA 007 (FM) - Comecei a descobrir, para minha alegria, que Fischer era rico em bom humor. Quando ele ganhou para Petrosian na Final de Candidatos em 1971 e, com isso, o direito de desafiar o campeão Boris Spassky, ele disse: "Eu não tive nenhum parabéns de Spassky ainda. Acho que vou enviar-lhe um telegrama. Parabéns por ganhar o direito de me encontrar para o campeonato. Bobby Fischer". 

Lições da 11ª partida!

Por Fernando Melo

Carlsen (ontem) pensando no próximo lance
Já que estamos com 5,5 a 5,5, o empate na última partida, amanhã, segunda-feira, vai favorecer Carlsen, que manterá o título... Coisa nenhuma! Isso era no meu tempo, no tempo em que o xadrez era romântico, que a gente via as partidas pelos jornais, tempo da inocência! O xadrez era jogado com amor à causa, como no futebol do passado, que se jogava por amor à camisa. Hoje, o capitalismo chegou e devorou tudo. Inventaram um tal de computador que acusa o lance seguinte, e nós mortais nos alimentamos dessa ilusão. Deixamos de pensar, o computador faz este papel por nós!

Mas deixando de lado o que para muitos pode parecer saudosismo, falemos um pouco da partida de ontem. Um empate rápido (comparando com os deamis) em mais uma Ruy Lopez, um verdadeiro festival desta abertura e para quem gosta dela, meus parabéns! Uma coisa parece certa: Carlsen e Karjakin jogaram para ganhar, e, ao mesmo tempo, jogaram para não perder (o empate viria de bom grado) e por isso não correram risco. Quem vem acompanhando desde o início, não deve ter se surpreendido. O empate é sempre o esperado!

Mas amanhã, quando teremos a última partida...aí, sim! Carlsen conduz as brancas, o que sempre digo ser uma vantagem para quem sabe jogar. Será que Carlsen guardou para a última partida uma surpresa, que possa desequilibrar seu desafiante? Acho dificil. Karjakin está preparado, como provou nessas 11 partidas. Confesso que quero a vitória de Carlsen, por tudo que ele representa, mas se Karjakin vencer, não deixaá de ter o meu aplauso. Afinal a oitava partida, por si só, lhe credencia para tanto. Quando lembro daquele lance 52...a2!!, o último lance da partida, e com o qual Carlsen abandonou, sou tomado por uma sensação de prazer que me faz amar ainda mais a nossa deusa Caíssa.   

sábado, 26 de novembro de 2016

Extrana victoria de Carlsen

Por Leontxo Garcia

Karjakin perdió en la 7ª hora após tras omitir un empate en la 3ª ante la inseguridad del campeón

M. Carlsen (Noruega, 2.853) - S. Karjakin (Rusia, 2772) 1-0
Mundial (10) Nueva York 24.11.2016

Respirando aliviado após vencer a 10ª partida e empatar o match
Es muy raro ver al campeón del mundo jugar así cuando su trono está en peligro. Apertura Espanola (C68): 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 Cf6 4.d3 Bc5 5.c3 0-0 6.Bg5 h6 7.Bh4 Be7 8.0-0 d6 9.Cbd2 Ch5 10.Be7 De7 11.Cc4 Cf4 12.Ce3 Df6 13.g3 (Carlsen tardó 27 minutos en decidirse, es verdad que la jugada es un pouco delicada porque debilita el enroque, pero apenas hay alternativas, y además las blancas no pueden estar peor quando una torre negra está aún en a8 y no hay tensión central) 13...Ch3+ 14.Rh1 Ce7 15.Bc4 c6 (por alguna razón, Karjakin invirtió 33 minutos en esta jugada) 16.Bb3 (respuesta inmediata) Cg6 17.De2 a5 18.a4 Be6 19.Be6? (la jugada no es cientificamente mala, pero ofrece a Karjakin la posibilidad de forzar el empate, lo que indica que algo iba mal en la mente de Carlsen; sobre todo, porque no se ve nada malo en 19.Cd2, reservándose la posibilidad de tomar más tarde en e6) 19...fe 20.Cd2 d5 (como la víspera, Karjakin juega a ganar cuando podia forzar el empate con 20...Cf2+ 21.Rg2 - [ parece peor 21.Rg1?! Ch3+ 22.Rg2 Chf4+ 23.gf Cf4+ 24.Tf4 ef 25.Cc2 e5] 21... Ch4+ 22.Rg1 ((si  22.gh4?? Dg6+ 23.Cg4 Cg4, con ventaja decisiva ) 22...Ch3+ 23.Rh1 Cf2+ )) 21.Dh5 Cg5?! (Karjakin no quiere meterse en las complicaciones de 21...Cf2+ 22.Rg2 Df7, con la amenaza Cf4, 23.Rg1, amenaza Cg4, 23...Df6, donde las blancas no tendrían por qué repetir jugadas...

ATENÇÃO: Aqui deixo parte da partida comentada por Leonxto Garcia, porque nossa intenção era chegar mesmo até onde chegamos, no polêmico lance 20...Cf2+ que Karjakin não deu e serviu de comentários de vários leitores deste blog, abaixo do meu artigo Lições da 10ª partida!. Assim, quem estiver interessado, deve analisar as considerações de Leontxo Garcia, acima. (FM)

Centro de Estudos Bobby Fischer



NOTA 006 (FM) -  Na cerimônia de abertura do Mundial de 1972, exatamente no dia 1º de julho, Fischer não estava presente e ameaçava não jogar. Max Euwe, presidente da FIDE, em seu discurso, admitiu que "o sr. Fischer não é um homem fácil. Mas devemos lembrar que ele elevou o nível do xadrez para todos os jogadores".


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Quem vai ganhar?

A 11ª partida será jogada amanhã, sábado, e a 12ª (última), segunda feira.  com Karjakin conduzindo as brancas na penúltima e Carlsen na última. O match está 5 x 5. Carlsen mantém o título, ou Karjakin será o novo Campeão do Mundo? 

Lições da 10ª partida!

Por Fernando Melo
Neste artigo, análise de Judit Polgar mostrando perpétuo

Aconteceu! Agora Carlsen pode descansar hoje e ter boas sensações. Sua vitória na décima rodada, empata o match e faltando duas partidas, ele pode manter a coroa, basta ganhar uma e um empate na outra. No xadrez, assim como todo jogo, é preciso ter sorte. Quem vem acompanhando este Mundial, sabe que o desafiante está jogando muito bem e muitos, após a partida 8, já diziam que ele seria o novo campeão. Afinal, ninguém desafia um campeão do mundo por acaso! Sorte? Falei em sorte? Sim, Carlsen teve sorte, porque do lance 20 em diante, Karjakin podia ter conseguido o empate por xeque perpétuo. E das duas uma, ou ele não viu, ou viu e não quis o empate. Ele tinha que ver e ele tinha que aceitar o empate, pois chegaria à partida 11 com a vantagem de um ponto! Entao, isso para Carlsen, é sorte!

Examinemos o diagrama que ilustra este artigo e vamos acompanhar o comentário da comadre de Joaquim Virgolino, que agora é Joaquim Junior, o nosso Joaquim da querida cidade de Esperança! Estamos falando da GM húngara, a melhor  jogadora de todos os tempos, Judit Polgar!  

Revendo o diagrama, temos a posição após 19.Bxe6 fxe6. Vejamos a linha de empate dada por Judit: 20.Cd2 Cf2+ 21.Rg2 Ch4+ 22.Rg1 Ch3+ 23.Rh1 e agora as negras podem forçar uma repetição de jogadas com 23...Cf2+ 24.Rg1 Ch3+

Não acompanhei a partida, lance a lance, mas estava assistindo quando Carlsen jogou 21.Dh5. Confesso que tive uma sensação boa no sentido de acreditar que desta vez, ele iria ganhar. Foi um lance ousado, corajoso, jogou a dama nas proximidades de um ninho de cobras. Podemos dizer que para ganhar tem que ser ousado, Carlsen foi e no lance 75 conseguiu o ponto que tanto desejava, com o abandono de Karjakin. Com 5 x 5, ganha quem fizer 6,5! Faltam duas partidas, ansiosamente aguardadas, neste match de muita emoção. Caissa, com seu manto, abençoa os dois jogadores, que hoje descansam.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Lições da 9ª partida!

Por Fernando Melo
Carlsen sabe do perigo que corre

Por pouco Carlsen não arruma as malas. Ficaria muito difícil se tivesse perdido essa nona partida, pois esteve muito perto de acontecer. Faltando agora 3 partidas, a diferença a favor de Karjakin é de um ponto e imaginem se fosse dois pontos! Foi um empate tenso de 74 movimentos, mas que deixa o atual campeão com chances de se recuperar.
Certo que Carlsen perdeu a 8ª partida jogando com as brancas, mas convenhamos, conduzir as brancas num jogo de alto nível como está sendo este Mundial, é uma vantagem. Por isso, não será surpresa para ninguém caso o norueguês consiga um ponto na partida de hoje, o que daria mais emoção ao embate, porque faltando duas partidas e com um empate de 1 a 1, certamente provocaria a atenção do mundo.
Depois da tragédia na oitava e do forte susto na nona, Carlsen, pode sim, ganhar a partida de hoje. Se perder, arrume as malas e volte para Oslo e descanse o resto do ano em paz com seus queridos familiares, pois seria muito difícil se recuperar. Vamos aguardar!   

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Lições da 8ª partida!

Por Fernando Melo

Carlsen reconhece a derrota e cumprimenta Karjakin
Na chaminé da FIDE já avistamos a fumaça branca: habemus vencedor! Quando Karakin jogou 52 ... a2!! confesso que tomei um susto e levei um choque! Um susto, porque nunca imaginei que ele fosse entregar de mão beijada o seu peão passado, bem passado, muito passado, bastante passado! E o susto, foi porque vi que, se ele fez isso é porque ganharia a partida. Não demorou 5 segundos, e Carlsen abandonou! Das partidas jogadas este ano de 2016, em todo o mundo, esta figura entre as 10 melhores, com certeza!

Desde o começo que venho dizendo que Carlsen é o favorito, o que não é nenhuma novidade. Nos impressiona a determinação do seu desafiante, que esta quebrando as forças do campeão. Vou dizer uma coisa e prestem atenção: Karjakin pode até não ganhar este match, afinal faltam 4 partidas, mas pelo que ele fez neste final da oitava partida, é merecedor de tomar a coroa de Carlsen.

Eu achava que se houvesse um perdedor nessa oitava partida, o match iria esquentar. Não tenho dúvida. Carlsen deve estar assustado, mas se ele recuperar a traquilidade, vem chumbo grosso por aí! Já Karjakin está senhor da situação. Basta repetir o que fez nas sete primeiras partidas e correr para o abraço de Galia Kamalova! Ainda é cedo, porém se Carlsen perder, vamos todos nos preparando para a proclamação de "Le Roi Est Mort! Vive Le Roi!"

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Simultânea no Clube Miramar



No próximo dia 3 de dezembro, o MF Francisco Cavalcanti vai ministrar uma simultânea para 10 tabuleiros,  com relógio, 1 h/nocaute, como parte das comemorações do primeiro aniversário do Clube de Xadrez Miramar. Quem quiserparticipar, deve se inscrever pagando um taxa de 20 reais.

Lições da 7ª partida!

Por Fernando Melo

É preciso ter a calma de Cícero para que Catilina não nos faça perder a paciência. Um, dois, três, quatro, cinco, seis e sete empates, seguidos! Estão faltando cinco partidas. Apesar do favoritismo docampeão, por conta do Elo, é impossível, depois de tudo o que estamos assistindo, dizer com segurança quem ganha este embate. Carlsen faz força para ganhar, Karjakin faz força para não perder. Um ataca, o outro defende. Um quer os frutos, o outro os afasta.Não existe vantagem no tabuleiro. A situação chegou a tal ponto que uma vitória oitva partida, para qualqur um, será uma grande supresa, pois a maioria dos que estão acompanhando esse Mundial, acredita que vamos ter mais um empate!

No meu tempo,  jogar com as brancas tinha vantagem, parece que tudo mudou. Aquelesempates de mais de 60 lances nas primeiras partidas, onde parecia haver mais luta, estão perdendo a força. Agora, os empates nao chegam a 40 lances. Sei não, mas o match está perdendo a intensidade e nós mortais estamos perdendo aquele entusiasmo inicial.

Quero estar enganado, mas não estou muito confiante que Carlsen, jogando com as brancas na oitava partida, possa vencer. Vencendo, aí sim, o match toma corpo, cresce, fica emocionante. Vamos esperar e buscar a confiança de momentos melhores neste embate onde Catilina deita e rola, querendo nos tirar do sério.

domingo, 20 de novembro de 2016

Doriedson ganha Mem Capablanca!


Com 100% de aproveitamento, Doriedson Lemos ganhou o Torneio Ativo Memorial Capablanca, realizado no último sábado, no Clube de Xadrez Arte de Pensar, nos Bancários, sob a direção de Antonio Dutra. Vejam a foto do encerramento e a tabela de classificação.


sábado, 19 de novembro de 2016

Vem aí o V Master Paraíba!

No dia 18 de dezembro deste ano, retomando as atividades da AXCV, vai acontecer o V Master Paraíba de Xadrez, válido para rating FIDE/CBX de Xadrez Rápido, no ritmo de 10'+5'', em 7 rodadas. A prova, que vai ofertar ao campeão o Troféu Abdias Sá, terá no máximo 20 jogadores, almejando-se a participação de 16 paraibanos selecionados dentre aqueles com maior força de ELO e mais 4 convidados de outros Estados. Em breve divulgaremos os nomes dos jogadores indicados.

É hoje!


Final do Paraibano 2016

Nos dias 12 a 15 de janeiro de 2017 será realizado Campeonato Paraibano 2016, na sua fase final, tendo como local o Clube de Xadrez Miramar. São 20 vagas, sendo que 5 já estão ocupadass pelos classificados da Semifinal. As 15 vagas restantes devem ser preenchidas por jogadores acima de 2100. Estes devem se pronunciar até o dia 12 de dezembro, se aceitam ou não participar. Caso o número de participantes seja inferior ao determinado, a direção do Campeonato liberará o Convite Vip. Todos os jogadores terão que estar em dia com a anuidade CBX 2017. O Campeonato terá seis rodadas, sendo uma na quinta  (noite) uma na sexta-feira (noite), duas no sábado (tarde e noite) e duas no domingo (manhã e tarde). Haverá prêmio em dinheiro, troféus e medalhas. 

Lições da 6ª partida!

Por Fernando Melo

A melhor coisa que pode ter acontecido na sexta partida no Mundial 2016 realizada ontem. foi a presença do famoso economista norte americano e grande mestre Ken Rogoff que aparece na foto cumprimentando Magnus Carlsen, Os dois se conhecem, inclusive no tabuleiro, quando durante uma partida de blitz, tivemos como resultado o empate.

Pois é, porque a partida em si (uma Ruy Lopez empatada em 32 lances), foi fraca, abaixo das cinco primeiras. Já existe uma preocupação por parte de alguns analistas e observadores diretos do match, que esses seis empates seguidos (a metade do embate, já que são 12 partidas) tem um prejudicado: Magnus Carlsen. Na condição de campeão e precisando manter o título, Carlsen se sente pressionado, principalmente pela mídia, que sempre espera dele o melhor. Não é exagero dizer que ele é favorito, mas ocorre que Carlsen começa dar sinais de preocupação, uma vez que não consegue quebrar a defesa de Karjakin.

Por tudo isso, penso, e apenas penso, que Magnus Carlsen, já que hoje é dia de descanso, vem com tudo amanhã. Jogando de brancas, ele tem a vantagem de levar a partida para um jogo que ele quiser, desde que não perca a iniciativa. Se libertar da pressão e jogar o que ele sabe, mesmo consciente de que Karjakin está bem preparado e só tem a lucrar. É aquela velha história: o campeão tem a obrigação de vencer e para o desafiante qualquer resultado é lucro.

NOTA: Já que Carlsen joga de negras, e não de brancas como disse acima, o meu comentário fica portanto prejudicado no último parágrafo. Assim sendo, penso agora que Karjakin é quem tem de jogar com mais determinação para ganhar, já que o match está passando da metade...(FM)  

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Lições da 5ª partida!

Por Fernando Melo
Albert Silver retrata o estado de espírito do match

Hoje, logo cedo, o telefone tocou. Era Karjakin! Ele foi direto ao ponto: "Diga ao Magnus que o favoritismo dele não é ficção, porém, ele faça força, aliás mais força, porque não estou com a menor vontade de perder este match! Veja bem..." Infelizmente a linha caiu e não houve retorno da ligação.

Cinco empates seguidos, com partidas de tirar o fôlego, enganando até as análises do computador, me dá a sensação de que esse recado de Karjakin tem sentido. Como ele não completou seu raciocínio, fico aqui pensando com meus peões: será que vamos ter 12 empates?

O regulamento do match admite essa possibilidade e determina como será a continuação até se conhecer um vencedor.  Faltam 7 partidas. Muita coisa pode acontecer e temos que aguardar. Por enquanto, mantenho minha posição inicial, ou seja, do favoritismo de Carlsen, mas que o Karjakin está me supreendendo, está! Carlsen deve está com saudades do meu querido Anand!

Para que se tenha ideia do favoritismo do atual campeão do mundo diante do seu desafiante, vejamos esta estatística: Confronto em partidas clássicas: 4-1 e 24 empates favorável a Carlsen (incluindo as 5 do atual match); confronto de partidas rápidas: 18-8 e 27 empates favorável a Carlsen; confronto de rápidas em jogos de exibição: 14-7 e 5 empates favorável a Carlsen.

Esperem... o telefone tocou! Foi engano. E para encerrar, no final da tarde de hoje, Karjakin conduz as brancas pela sexta-partida. Será que vamos ter uma Siciliana? Ou a Ruy Lopez vai voltar?  

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Tá chegando a hora...!


Vai começar à tarde (17 hs de Brasilia) a 5ª partida! Vejam a foto que ilustra esse texto. Foi tirada na coletiva à imprensa logo após o término da 3ª partida. Agora, imaginem como foi (ou poderia ter sido) a foto desse mesmo momento após a quarta partida? Vemos um Carlsen desiludido e um Karjakin esperançoso. Na verdade, o russo está conseguindo minar o poder de pressão do norueguês com a tranquilidade que mostra a foto. Mas Carlsen é Carlsen e o Karjakin sabe o que tem pela frente! Vamos aguardar! (FM) 

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Lições da 4ª partida!

Por Fernando Melo

Deus! ó Deus! onde estás? Por favor, meu Deus, o que se passa com o Mundial de Xadrez? Onde Carlsen encontra forças para lutar e Karjakin forças para resistir? Quando pensávamos que os 78 lances da terceira partida e as mais de seis horas seriam o máximo que eles podiam suportar, eis que chega a quarta partida com 94 lances! A mesma Ruy Lopez! O mesmo resultado! O mesmo empate! O que é que o Mestre Dantas e Fernando Sá vão dizer? Deus! ó Deus! por que não respondes?

É este o sentimento que me passa. Quando vi aquele par de bispos, rezando para ser cardeal, senti que desta vez o russo não escaparia. Coisa nenhuma! Nos últimos lances, o Rei negro, tal qual Ricardo III, saiu feito um louco e circulou todo o tabuleiro para apoiar um peão passado. Tudo em vão!

Quem deve está gostando desta batalha sem previsão de vitória, apesar do favoritismo de Carlsen, é a Diretoria da FIDE, satisfeita com a repercussão desses quatro empates, melhor do que quatro vitórias. Isso porque o xadrez cresce na sua popularidede em função do espetáculo que estamos a assistir. Todo mundo quer saber quando Carlsen fará o primeiro ponto, ou, claro, Karjakin fará o primeiro ponto nesse embate de 12 partidas.

Hoje, felizmente, é dia de descanso. Minha pressão tem subido, já se foi o tempo que ela era 12/8! Será por causa desses empates homéricos? Sei não! O que sei, não vou citar o filósofo, é que sei...ou seja...o match pelo Mundial não podia ser mais emocionante do que está sendo. Haja coração, haja paciência, meu Deus!

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Os 4 finalistas!

CM Nelson Moraes (d), em primeiro
plano, campeão da Semifinal 2
A Semifinal 2 classificou quatro jogadores para a Final do Brasileiro. São eles:

1 - CM Nelson Moraes (PA) 6 pontos - Campeão;
2 - MI Iack Macedo (RN) 5,5 pontos - Vice-campeão;
3 - MF Carlos Henrique (RN) 5,5 pontos - 3º lugar;
4 - MF Paulo Jatobá (BA) - 5,0 pontos - 6º lugar.

(Veja classificação final no Chess-Results - link)

OBS: Corrigimos a postagem original, pois a 4ª vaga para a Final foi decidida num tie-break de partidas rápidas entre Marcelo Bownman (PE), Andrey Neves (AM) e Paulo Jatobá (BA), dado que todos fizeram 5,0 pontos. No desempate, Jatobá venceu todas as partidas contra os adversários, no sistema ida e volta, e garantiu sua vaga para a Final (link).

Centro de Estudos Bobby Fischer



NOTA 005 (FM) - Revendo uma partida de Bobby Fischer no Torneio de Candidatos de 1959, contra Petrosian, em que ele enfrenta uma Caro-Kann, mostrando sempre seu estilo de fidelidade no jogar, terminei descobrindo de Botvinnik o seguinte comentário: "O ponto forte, porém também fraco de Fischer, reside em que sempre é fiel a si mesmo e joga de idêntico modo , sem temer portanto seus oponentes e nenhum outro fator externo".   

Iack lidera Semifinal-2

Iack com vaga garantida na Final
O MI potiguar Iack Macedo (2345) deve vencer a Semifinal 2 do Brasileiro 2016, que se realiza em Natal-RN. Está sendo jogada agora (começou às 10 horas /hora de Natal) a 7ª e última rodada. Nas principais mesas estão jogando os seguintes pares:

Mesa 01 - MF Paulo Jatoba(BA) , 4,0 - MI Iack Macedo(RN), 5,5
Mesa 02 -  Henrique Fiaes(BA), 4,5 - Nelson Moraes(PA) 5,0
Mesa 03 -  Alberto Colares(PE) 4,0 - MF Carlos Henrique(RN) 4,5
Mesa 04 -  Andrey Souza(AM), 4,0 - MF Vinicius Tine(PE) 4,0
Mesa 05 -  Marcelo Bouwman (PE), 4,0 - Rafael Cabral(PE) 4,0  

Os paraibanos MF Luismar Brito e Doriedson Lemos, ambos com 3,5 pontos, não têm chances de ficar entre os quatro primeiros para ter direito a jogar a Final do Brasileiro. Curioso foi o que ocorreu com Luismar na reta final. Depois de somar 3,5 pontos em 4,0 nas quatro primeiras rodadas, ele perdeu as duas seguintes para adversários com Elo mais baixo.

Lições da 3ª partida

Por Fernando Melo

O que aprender de uma partida com mais de seis horas e 78 lances? Muito, muito mesmo, bastante! Com as brancas, Carlsen neste terceiro embate veio determinado para ganhar. E do outro lado, Karjakin veio determinado a não perder! O primeiro balançou a árvore desesperadamente, faminto pelos frutos que iam cair para saciá-lo, enquanto o segundo, sabida e caprichosamente, segurava os galhos e os frutos continuaram seguros. É essa imagem que traduzo a vantagem de Carlsen em determinada posição, com chances de ganhar, mas que Karjakin soube controlar os nervos e se segurar até que a partida terminasse como terminou.

O maior vitorioso desse nobre empate fomos todos nós, enxadristas do mundo inteiro. O xadrez é assim, muitos empates são mais preciosos do que certas vitórias. Este de ontem, entra na história deste match, como exemplo de luta de ambos os lados.

Vários sites e blogs estão dando assistência a este Mundial, e bons espcialistas estão analisando cada lance de todas as partidas. Bom demais para quem gosta de aprender com quem sabe. Tirem, portanto, o melhor proveito.    

Hoje teremos a quarta partida. Estou com uma sensação que o tabuleiro pode incendiar. Carlsen não deve estar muito satisfeito com o que aconteceu ontem. Quer ganhar! Karjakin não vai deixar. Karkakin sabe que não vai tirar seu rival do sério, portanto deve ter cuidado, mais do que está tendo. Mesmo com as negras, penso e posso estar enganado, Carlsen vem com tudo hoje, na quarta partida. Vamos aguardar!

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

domingo, 13 de novembro de 2016

Lições da 2ª partida

Por Fernando Melo

Novo empate! É preciso ter paciência. Num match de 12 partidas, ganhar um ponto cheio é como ganhar na loteria! Portanto, muito cuidado e, novamente, paciência, faz um bem danado! Carlsen tem recebido elogios por saber conduzir como poucos suas peças diante da secular Ruy Lopez. Estão dizendo que Carlsen veio excelentemente preparado. Segundo analistas profissionais, Karjakin não foi capaz de pressionar o desafiado, não trazia nenhuma novidade e foi fácil se conseguir o empate.
Carlsen tomando água! E a laranjada!?

Com esses dois empates, estamos diante de um dilema: quem vai ganhar a primeira partida? Apesar de estar sempre dizendo que Carlsen é favorito, começo a sentir que esse favoritismo está sendo neutralizado pela categoria do russo. Karjakin sabe que a Rússia não dorme enquanto não terminar esse embate. Até o dia 30 de novembro (prazo para o término), o país de Karjakin vai ficar nessa insônia, pois este é o melhor momento de reconquistar o título. 

Lembramos que depois que Karparov perdeu o título para seu compatriota Kramnik, a Russia de Putin começou a perder a esperança, pois depois de Kramnik, veio um búlgaro, um indiano e um norueguês, e já faz um tempão que a Rússia vive a ver navios em outros portos. Portanto Karjakin é o "cara" para Putin e Cia!  

Mas, quem ganhar a primeira partida, deve se segurar nela ao ponto de empatar todas as demais partidas (dizem que Grande Mestre pode nem saber jogar, mas empatar ele sabe), se é que essa vitória não ocorra na partida de número 12, para um ou para outro. Estou assim, achando duro demais esse embate.

Segundo, Ruslam Panamariov, que analisou a segunda partida, esta foi menos emocionante do que a primeira. Mas a escolha de Carlsen na abertura foi inteligente. E a terceira, como será? Queremos mais emoção! Vamos ter? É o que veremos amanhã!

Jogos Escolares terminam hoje em João Pessoa

Jogos Escolares 15 a 17 anos em João Pessoa - Paraíba

A modalidade de Xadrez dos Jogos Escolares da Juventude 15 a 17 anos está em curso em João Pessoa/PB durante os dias 11, 12 e 13 de novembro com a participação em ambos os naipes de 48 enxadristas de 24 Estados e do Distrito Federal. 

A competição é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo. Na modalidade de Xadrez a parceria é com a Confederação Brasileira de Xadrez, que nessa etapa montou a seguinte equipe - coordenação geral do AF Maximo Igor Macedo, coordenação de arbitragem do AI Pedro Caetano e coordenação local do MF Francisco Cavalcanti. Arbitragem: AF Marcelo Konrath, AR Lindomar Tonini, AR Maíce Macedo, AR Ivanilson Pereira, AA Hugo Caetano, AA Antônio Dutra e AA Renato de Araújo. 

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

Na foto, o belo salão de jogo da competição. 

Acompanhe resultados e partidas: 

(Texto extraído da página do facebook da Confederação Brasileira de Xadrez)

sábado, 12 de novembro de 2016

Novo empate!



Após 33 lances e quase 3 horas de jogo, a segunda partida do Mundial 2016, terminou em empate. Segunda-feira Carlsen joga de brancas, pois como já dissemos em matéria anterior, amanhã 
é dia de folga.

Segunda partida em andamento


Na segunda partida do Mundial 2016 está sendo jogada uma Ruy Lopez, com Karjakin conduzindo as brancas. Não foi portanto uma surpresa, já que contra 1.e4, Carlsen costuma ter essa resposta. Com duas horas e 15 minutos de jogo, foram dados 25 lances e há um equilíbrio, tanto material como posicional. Foram trocadas as damas e o par de bispos e existe seis peões para cada lado, quatro na ala do rei e dois na ala da dama. Vamos acompanhar.

Evandro ministra Simultânea!

A cidade de Esperança viveu na noite de ontem um xadrez do melhor nivel, quando o Mestre Nacional Evandro Rodrigues, ex-campeão paraibano, ministrou uma simultânea para 20 estudantes da rede escolar, tendo como local o Colégio Menino de Jesus de Praga. Evandro conseguiu 100% de aproveitamento ao vencer as 20 partidas. Veja as fotos do evento que nos foi enviada pelo diretor da simultânea, Joaquim Junior!

Lições da 1ª partida

Por Fernando Melo

A primeira partida do Mundial 2016, entre Magnus Carlsen (NOR) e seu desafiante Sergey Karjakin (RUS) teve mais de 4 horas de jogo, 42 lances, um empate. Valeu ter acompanhado pelo site Chessbomb.com. Algumas surpresas no decorrer da partida. A começar pelo pouco usual 1.d4 Cf6 2.Bg5... que caracteriza a Abertura Trompovsky. Carlsen tinha usado eu seu repertório  raras vezes, mas certamente não causou tanta supresa ao seu adversário.

Quando vi os peões negros da ala do rei quebrados, contra os brancos inteiros, logo pensei que estava ali o caminho para vitória de Carlsen. Puro preconceito! Para o iniciado até pode ser uma vantagem, mas para eles, não é não! Karjakin nos deu essa lição, rocando com a coluna ´g` aberta. Ele sabia que Carlsen não tinha como explorar essa "debilidade".

Veja então o diagrama ao lado. Karjakin acaba de rocar no movimento 9, com a sua ala do rei escancarada. Carlsen roca em seguida no movimento 10. Ao longo da partida, quando as brancas tinham torre e cavalo, contra torre e bispo, e peões iguais, voltei a pensar: se Carlsen troca as peças, com essa estrutura de peões ele ganha. Coisa nenhuma!

Dois momentos que me chamaram a atenção. O jogo já estava adiantado e lá pelo movimento 30, notei que as duas torres, apesar de estarem em colunas abertas, não tinham ação contra o rei adversário, ou seja, não aproveitavam a coluna para invadir o campo inimigo. O outro movimento foi tentar descobrir quem era melhor na partida: o cavalo de Carlsen ou o bispo de Karjakin? No mais, gostei da maneira como eles administraram o tempo. Pensam à vontade, exploram todos os minutos possíveis. Às vezes a resposta parece obvia, eles vão dar o lance que você espera, mas pensam muito antes de completar. No final da tarde de hoje, vamos ter a segunda partida. Aguardamos mais emoção!   Agora vamos ver a partida, lance a lance:

Carlsen - Karjakin - 1ª Partida - Mundial 2016 - 11/11/16 -  Abertura Trompvosky - Nova York - EUA - 1.d4 Cf3 2.Bg5 d5 3.e3 c5 4.Bf6 gf 5.dc Cc6 6.Bb5 e6 7.c4 dc 8.Cd2 Bc5 9.Cgf3 0-0 10.0-0 Ca5 11.Tc1 Be7 12.Dc2 Bd7 13.Bd7 Dd7 14.Dc3 Dd5 15.Cc4 Cc4 16.Dc4 Dc4 17.Tc4 Tfc8 18.Tfc1 Tc4 19.Tc4  Td8 20.g3 Td7 21.Rf1 f5 22.Re2 Bf6 23.b3 Rf8 24.h3 h6 25.Ce1 Re7 26.Cd3 Rd8 27.f4 h5 28.a4 Td5 29.Cc5 b6 30.Ca6 Be7 31.Cb8 a5 32.Cc6 Re8 33.Ce5 Bc5 34.Tc3 Re7 35.Td3 Td3 36.Rd3 f6 37.Cc6 Rd6 38.Cd4 Rd5 39.Cb5 Rc6 40.Cd4 Rd6 41.Cb5 Rd7 42.Cd4 Rd6 (1/2-1/2)

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

E não é que deu empate!


Até que Carlsen tentou, mas Karjakin soube segurar a iniciativa das brancas e a partida terminou em empate no 42º movimento. Amanhã teremos a segunda partida. Sei que é cedo (são 12 partidas), mas temos já uma mostra de que o match vai ser duro para cada lado. Mesmo assim, Carlsen continua sendo favorito
.

Começou! (3)




E pelo andar da carruagem, esa primeira partida não vai terminar em empate. Carlsen começou agressivo, e em apenas 6 lances, me parece melhor. Ganha um peão e a ala do rei de Karjakin está desestruturada. Se dá  Carlsen, eu não sei, mas tudo leva a crer que não será um empate ! Tenho a sensação de que Karjakin ficou supreso com esse começo de partida: 1;d4 Cf6 2.Bg5 d4 3.e3 c5 4.Bf6 gf 5.dc Cc6 6.Bb5 ... pois está com 20 minutos a menos em apenas 6 lances.

OBS: Pelas análises do GM Alexander Delchev, as negras estão se saindo bem e Karjakin parece bem seguro. Isto à altura do lance de número 10.
NOTA: Um bom teste para jogadores iniciados. Carlsen tem quatro peões unidos na ala do rei, enquanto Karjakin também quatro peões também, mas tem um isolado e dois dobrados. Isso é suficiente para Carlsen manobrar e ganhar? Considerando que existem outras peças no tabuleiro que podem ser trocadas. 

Começou! (2)




E pelo andar da carruagem, esa primeira partida não vai terminar em empate. Carlsen começou agressivo, e em apenas 6 lances, me parece melhor. Ganha um peão e a ala do rei de Karjakin está desestruturada. Se dá  Carlsen, eu não sei, mas tudo leva a crer que não será um empate ! Tenho a sensação de que Karjakin ficou supreso com esse começo de partida: 1;d4 Cf6 2.Bg5 d4 3.e3 c5 4.Bf6 gf 5.dc Cc6 6.Bb5 ... pois está com 20 minutos a menos em apenas 6 lances.

OBS: Pelas análises do GM Alexander Delchev, as negras estão se saindo bem e Karjakin parece bem seguro. Isto à altura do lance de número 10.

Começou!




E pelo andar da carruagem, essa primeira partida não vai terminar em empate. Carlsen começou agressivo, e em apenas 6 lances, me parece melhor. Ganha um peão e a ala do rei de Karjakin está desestruturada. Se dá  Carlsen, eu não sei, mas tudo leva a crer que não será um empate ! Tenho a sensação de que Karjakin ficou surpreso com esse começo de partida: 1.d4 Cf6 2.Bg5 d4 3.e3 c5 4.Bf6 gf 5.dc Cc6 6.Bb5 ... pois está com 20 minutos a menos em apenas 6 lances.

Horário da partida







No horário de Brasilia, 
começa às 17 horas.
 Aqui no Nordeste,
 começa as 16 horas!

Carlsen joga de brancas!


O campeão do mundo Magnus Carlsen começa com as brancas na primeira partida do match de 12, contra Sergey Karjakin. Não deixa de ser uma vantagem! Quem vai ganhar? Dificil dizer quem vai ganhar, mas quem é o favorito, já é mais fácil. Este é o mundial mais jovem da história e também o primeiro em que os adversários são filhos do xadrez da internet!

Mas, quem vai ganhar? Não sei, porém vejo sem dificuldades que Carlsen é o favorito! (FM)