quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O xadrez na vida de Phiona!


Por Fernando Melo

São muitos os filmes que mostram pessoas tendo suas vidas transformadas para melhor por teremn descoberto o xadrez. Eu mesmo já vi vários. Todos emocionantes. Tomo conhecimento deste filme agora e que um dia espero assistir.

Estou falando de Rainha de Katwe, que conta a historia de uma menina que vivia numa favela de Kampala, capital de Uganda. Sua mãe, com o marido falecido, tinha muita dificuldade para criar os filhos, já que vivia em extrema miséria! 

A menina gostava de xadrez, sentia mesmo paixão. E à noite, ficava estudando. Mas a mãe quis proibir  porque ela estava gatando vela. A criança sofria com isso, até que um dia a mãe foi para o mercado e vendeu seu melhor vestido para com o dinheiro dessa venda, comprar mais vela para a filha voltar a estudar xadrez!
Isso, em resumo, conta a historia do filme, que é baseado na vida real de Phiona! Hoje essa garota, que já esta adulta, é um orgulho para o seu país e já o representou em quatro Olimpíadas, inclusive nesta última em Baku. Veja reportagem completa no site do ChessBase e dezenas(!!) de matérias e artigos sobre o filme no Google. 

Um comentário: