sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Bobby Fischer: o escudeiro de Caíssa - 5

A partida banida!
Por Fernando Melo
(conclusão)

Portanto com o lance secreto 43.Ce3+, vemos selado o destino das negras. A vantagem da qualidade se soma ao prosseguimento do ataque branco. E a partida continou assim:

43...Re6 44.Be2!

A nona exclamação. Uma dupla ameaça, com 45.f4 ou 45.Bb5, no que deixa as negras ainda mais debilitadas.

44...Rd7 45.Bb5+ Cb5 46.Tb5 Rc6 47.a4 Bc7 48.Re2 g5 49.g3 Ta8 50.Tb2 Tf8 51.f4

"O começo do fim". (Fischer)

51...gf 52.gf Cf7 53.Te6+  

( Se 53...Bd6 54.Tf6! é muito forte - Fischer)

53...Cd6 54.f5 Ta8 55.Td2!

Décima e última exclamação.

55...Ta4 56.f6 e as negras abandonaram, (1-0)

Se 56...Tf4 57.Cd5 ganha. Uma dura luta! (Fischer)

Nos lembra Kasparov que antes desta partida, Stein tinha 3,5 em 5, "mas a derrota para Fischer teve um efeito depressivo nele e arruinou seu torneio inteiro, "por inércia". Ao longo das considerações feitas a respeito desta partida, Kasparov faz uma análise do comportamento de Fischer, ao dizer: "Embora Fischer estivesse liderando de modo confiante, ele mostrou seu nervorsismo e causou problemas consideráveis aos organizadores. "Houve rodadas em que ele muitas vezes trocou de uma mesa para outra", alegando estar muito próximo dos espectadores e o barulho o estava incomodando, ou estava insatisfeito com a iluminação, embroa nenhum outro jogador reclamasse disto. No final das contas trouxeram dois conjuntos de lâmpadas, as quais peambulavam pelo palco com Fischer..."

Essas reclamações de Fischer, assinalemos que ele tinha coragem de fazer sob pena de abandonar o tonneio, eram fruto de sua autoconfiança. Ele sabia que seu nome em um torneio dava dignidade ao mesmo, sem desfazer os demais. Mas o que considero mais importante, e aí os enxadristas do mundo inteiro que competem em torneio, têm uma divida de gratidão para com ele, porque se hoje os torneios são organizados e zelam pelo bem estar do jogador, muito disso se deve aos reclamos de Fischer. E saibam todos: ele fez isso para o bem do xadrez, sacrificando-se, pois teria sido campeão do mundo muito mais cedo, caso nao tivesse abandonado provas classificatórias, em que era claramente o vencedor por discordar dos métodos, que no fundo prejudicavam a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário