quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O patriarca Botvinnik!

Por Fernando Melo

Centrar a atenção no grande mestre soviético Miguel Botvinnik é o mesmo que revisar uma das personalidades mais importantes na historia moderna do xadrez mundial.
A contribuição deste enxadrista é coroada de êxito pelo muito que fez para o crescimento da arte de Caíssa.

Em 1946, com a morte do então campeão mundial Alekhine, a FIDE - Federação Internacional de Xadrez, reuniu um grupo de jogadores considerados pela força no tabuleiro e realizou um torneio, cujo vencedor seria coroado Campeão do Mundo.  E assim começava a gloriosa passagem de Botvinnik, que conduziu por muitos anos o título de campeão.  

Nascido no dia 17 de agosto de 1911, portanto 105 anos faria hoje, o Patriarca da Escola Russa morreu aos 83 anos, no dia 5 de maio de 1995. Depois de se tornar campeão do mundo em 1948, Botvinnik disputou sua coroa contra Bronstein em 1951 e o match terminou empatado, mas as regras de então davam vitória ao campeão em caso de empate, como ainda, caso perdesse teria direito a uma revanche no ano seguinte,  Em 1954, o desafiante foi Smyslov e Botivinnik ganhou, mas em 1957, Smyslov derrotou o campeão, e os dois voltaram a jogar em 1958, com Botvinnik recuperando o título. Em 1960, Tal ganhou o titulo de campeão e no ano seguinte Botivinnik recuperou. Em 1963, Petrosian ganhou o match e a FIDE acabou com o direito de revanche, o que fez Botvinnik não mais querer disputar o título pelos novos critérios.

Uma das caracteristicas desse grande jogador, foi o critério rigoroso na preparação das aberturas. Ele costumava jogar a Inglesa e suas variações. Como se defendia com a Francesa, Siciliana e Caro Kann, e a Nimzoindia,entre suas preferidas. Entre os alunos de suas escola, dos muitos que preparou, estão Karpov e Kasparov!

Nenhum comentário:

Postar um comentário