terça-feira, 2 de agosto de 2016

Informador, o livro dos Mestres!

Chess Informant é um editora de Belgrado (Sérvia, antiga Iugoslávia) que, periodicamente,  (desde 2012, quatro volumes por ano) produz um livro intitulado Chess Informant, bem como a Enciclopédia de Aberturas de Xadrez, além de outras publicações. Aleksandar Matanovic e Milivoje Molerovic fundou a empresa em 1966 com a finalidade de oferecer ao mundo o tipo de acesso à informação de xadrez apreciado pelos jogadores. A empresa já vendeu três milhões de livros em 150 países de acordo com o seu website.

Chess Informant publicou duas edições por ano em 1966-1990, três edições por ano em 1991-2011 e quatro números por ano desde 2012. Cada edição oferece centenas de jogos ou fragmentos de jogos dos mestres, principalmente anotados pelos próprios jogadores. Uma placa dos principais jogadores seleciona os melhores jogos de cada edição e estes são republicados na edição seguinte, muitas vezes com anotações mais extensas. Cada edição do Chess Informant, desde o número 5, inclui uma seção de combinações copmk problemas de jogo recente. Jogadores como Fischer, Karpov, Kasparov, Kramnik e Anand, para citar alguns, exaltaram o Informador, como elemtmno chave para seus estudos e treinamentos.
]
O curioso é que este é escrito em 11 idiomas (não temos o português, mas o espanhol) e que pode ser lido por qualquer pessoa, mesmo sem saber o idioma, uma vez que os comentários são escritos na base de códigos. Hoje com a internet é possível que  este livro não tenha o sucesso de antes, mas quecontinua sendo um livro importante para o aprendziado de jogadores
adiantados, isso não temos dúvidas.

Um comentário: