domingo, 5 de junho de 2016

Outro amigo de Fischer

Por Fernando Melo

Todos nós sabemos que Bobby Fischer teve poucos amigos, até porque não levava vida social e seu tempo era só para o xadrez. Lembro que o Padre Lombardi e Miguel Angel Quinteros foram seus amigos. E hoje descubro que Anthony Saidy pode se incluir neste seleto grupo. A razão é simples: foi na casa de Saidy, perto de Nova York, que Fischer isolou-se antes de partir para Reykjavik e desafiar Spassky pelo Mundial de 1972.


O MI Anthony Saidy nasceu em Los Angeles em 16 de maio de 1937, estando hoje com 79 anos. Médico e enxadrista, Saidy é um nome importante na história do xadrez de seu país. Autor de A Batalha de Ideias Xadrez (1972) e The World of Chess (1974). Colecionador de livros, possui uma enorme biblioteca sobre muitos assuntos, incluindo uma das maiores coleções privadas de livros de xadrez nos Estados Unidos.

Saidy enfrentou Fischer sete vezes de 1957 a 1968, a maior psrte pelo Campeonato dos Estados Unidos, com seis vitórias para Fischer e um empate. A foto em preto e branco que ilustra esse texto foi do Campeonato de 1965, quando Fischer, de negras, jogou uma Nimzoindia e ganhou em 38 movimentos. Saidy competiu oito vezes pelo Campeonato de seu país. Na foto colorida, temos Saidy (parece com seu colega Dr. Luis Tavares) no Campeonato de 2002, aos 65 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário