sexta-feira, 24 de junho de 2016

O começo da era Soviética

Por Fernando Melo


O que esses anos 1946 e 1972 têm em comum? Podemos afirmar que é o começo e o fim da Era Soviética no domínio absoluto do xadrez mundial. Foram 26 longos anos. E como tudo começou?
É o que vamos tentar dizer neste artigo de hoje.

Groningen 1946 foi o primeiro grande torneio internacional a ser realizado após a Segunda Guerra Mundial, na cidade de Groningen, Holanda, em agosto e setembro. Miguel Botvinnik ganhou o torneio com meio ponto à frente do ex-campeão mundial Max  Euwe..Este foi o primeiro torneio fora da União Soviética em que foi enviado uma equipe de mestres para competir. Além de Botvinnik, Vasily Smyslov, Isaac Boleslavsky, Salo Flohr e Alexander Kotov, que ocuparam respectivamente , o primeiro lugar, terceiro, sexto, sétimo e e décimo primeiro.. Foram 20 jogadores de 11 países. Jogaram também neste torneio, Miguel Najdorf e Tartakower.

Podemos registrar aqui um episódio  Após a 13ª rodada, Botvinnik tinha 11,5, Euwe e Smyslov com 10,5.Na rodada seguinte, a 14ª, Euwe ganhou para o francês Ossip Bernstein, que aos 65 anos foi o jogador mais velho do torneio. e Botvinnik perdeu para o seu compatriota Alexander Kotov. Anos mais tarde, Kotov informou que recebu críticas consideráveis por derrotar Botvinnik. O interessante, é que o proprio Kotov derrotou Euwe na última rodada, no que deu o título a Botvinnik.E assim... 70 anos se passaram!


Nenhum comentário:

Postar um comentário