segunda-feira, 27 de junho de 2016

A Francesa de Yusupov

Por Fernando Melo
Yusupov é o "segundo" de Karjakin

 O GM russso (naturalizado alemão) Arthur Yusupov, 56 anos, campeão mundial juvenil de 1977. GM desde 1980, é um estudioso da Francesa e tem no seu repertório 128 partidas com essa defesa, sendo 43 vitórias, 57 empates e 28 derrotas. Entre muitos nomes conhecidos no cenário internacional, ele derrotou usando essa defesa , entre outros, Sokolov, Nunn, Illescas, Seeplman; empatou com muitos outros a exemplo de Timman, Ehlvest, Kamsky, Ivanchuk, Shirov, Anand e Carlsen (quando este tinha 15 anos).Entre os adversários que Yusupov perdeu, jogando esta defesa, estão Spassky, Adams, Topalov, Nisipeanu, Bacrot.

As variantes C07 (Tarrasch) e C15 (Winawer) são as mais utilizadas por Yusupov. Entre os usuários da Tarrasch, podemos lembrar aqui Yuri Shuliman, Alexey Dreev e Pedrag Nicolik, entre outros. Já a Winawer, uma boa fonte de partidas nós podemos encontrar com Wolfgang Ulhmann, Viktor Korchnoi e Gerald Hertneck

È claro que Viktor Korchnoi jogou a Defesa Francesa quase 10 vezes mais do que Yusupov. Mas, convenhamos que para estudar uma defesa, podemos ter várias fontes, e Yusupov é um bom teórico e analista, e quanto mais informação possamos ter, melhor! Yusupov é também autor de excelentes livros de xadrez a exemplo de Treinamento de Elite, em 2 volumes. Ele é o "segundo" de Serjey Karjakin, com quem estará junto no match, em novembro, na cidade de Nova York, pelo título mundial, contra Magnus Carlsen!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário