terça-feira, 12 de abril de 2016

Vivendo e aprendendo!


Quem acompanhou o Torneio de Candidatos, deve estar lembrado daquele final de torre e bispo contra torre, entre Caruana e Svidler. Eu acompanhei e pensei que Caruana, que tinha a vantagem material, estava querendo tirar leite de pedra. Ele tentou, tentou muito, tentou bastante, mas não logrou êxito. A partida terminou empatada. Ocorre que tinha um ganho e Caruana não viu! A gente tem o costume de pensar que o Grande Mestre sabe tudo dentro do tabuleiro. Sabe, sabe muito, mas não sabe tudo. O curioso é que esse ganho de torre e bispo contra torre, existe! E não é de hoje, é bem distante, é de 1749, ou seja, 267 anos! E o seu autor não é outro senão, o genial Philidor! Matéria completa no ChessBase!



4 comentários:

  1. A posição na partida de Caruana é diferente da posição de Philidor, tem certeza que viu mate?

    ResponderExcluir
  2. Foi mal... só depois vi que tinha a matéria no Chessbase...também lá pelo 111°lance até os GMs podem cegar no apuro de tempo...

    ResponderExcluir
  3. Vamos lembrar da regra dos 50 lances após o último peão sair do tabuleiro. Dependendo de quantos lances a análise de Philidor tenha e de quando a posição ocorreu não desse tempo antes de se exigir o empate.

    ResponderExcluir