segunda-feira, 30 de março de 2015

Esperança - Vai terminar inscrição promocional!

Termina nesta terça-feira, dia 31, o prazo para a inscrição promocional, no valor de 80 reais, para o XVIII Torneio de Xadrez Cidade de Esperança, que será realizado nos dias 18 e 19 de abril. A partir do dia 1º de abril, é verdade: o valor passará a ser de 100 reais!

Para efetuar a inscrição o jogador deve fazer o pagamento através da seguinte conta:

CAIXA ou LOTÉRICAS
Agência: 0737 - Op. 013 - Conta 22.482-0
Favorecido: Joaquim Virgolino da Silva Filho.

Feito o depósito, o jogador deve informar a Joaquim Virgolino através do e-mail rjfischer64@gmail.com, a fim de ser inserido no rol dos inscritos.

O torneio, no ritmo de 1 hora nocaute, em 6 rodadas, homenageará o empresário André Boff e distribuirá 5.000 reais em prêmios! 

E então? Já gravaram? Em abril, todos à Esperança!

domingo, 29 de março de 2015

Lucca Lucas vence Zonal Potiguar!

Lucca Lucas (Foto editada do
site do Xadrez Potiguar, no Facebook)
O xadrez potiguar segue surpreendendo e fazendo jovens campeões na região. Depois de Vitor Firmo vencer brilhantemente o Aberto do Brasil de João Pessoa, agora foi a vez de Lucca Lucas conseguir importante feito ao vencer, invicto, neste domingo, o Zonal CBX - RN 2015. Na última rodada Lucca venceu o experiente Neri Silveira, campeão do Estado, e garantiu o primeiro lugar isolado com 4,5 pontos e mais 37 pontos de ELO.

O vice-campeão do evento e único paraibano na prova foi o MN Marcos Valério que terminou invicto com 4 pontos (3v, 2e), vencendo na última rodada o MF Roberto Andrade.

E vale o registro obrigatório da sensação recente do xadrez nordestino, Vitor Firmo, que, dessa vez, não conseguiu grande resultado, terminando apenas em 9º lugar, com 3 pontos, após 3 vitórias e 2 derrotas, sendo uma delas, já na primeira rodada, para a jovem e uma das mais talentosas enxadristas do Rio Grande do Norte, Carolina Alves.

A classificação final do torneio, que contou com a direção e arbitragem do AF Igor Macedo, está no chess-results (link).

Luismar vence o V Ativo AXCV!

Vista geral do V Ativo AXCV 2015
O MF Luismar Brito foi o campeão do V Ativo AXCV 2015, realizado ontem, com a participação de 16 jogadores. Natural favorito, Brito somou 4,5 pontos em 5 possíveis e garantiu com facilidade o primeiro posto isolado da competição. O vice-campeão foi Jefferson Pereira com 4 pontos, também sem companhia nessa posição. O melhor por faixa de rating até 1900 foi George Nunes, seguido por Sílvio Sá. Os dois repetem o pódio do Ativo anterior, só que com as posições invertidas. O evento distribuiu 260 reais em prêmios entre os 4 vencedores acima. A seguir, a classificação final e fotos do torneio.



MF Luismar Brito (1º) com Petrov Baltar

Jefferson Pereira (2º), com Luciana Dantas

George Nunes (1º F.E.R.), com Dieggo Guerra

Sílvio Sá (2º F.E.R.), com sua mãe, Ana Sá

Jefferson Pereira  x Luismar Brito

Doriedson Lemos  x Nelson Justino

Fernando Sá x Fábio Jales

Eny Nóbrega x Jonathann Félix

Ednaldo Mariano x Alexandre César

Sílvio Sá x Genildo Gomes




sábado, 28 de março de 2015

Hoje tem Ativo na AXCV!

Hoje, dia 28, a partir das 15:30 horas, teremos o V Ativo AXCV 2015. Serão 5 rodadas, no ritmo de 15 minutos. A inscrição será de 20 reais para todos os participantes e de 10 reais para os titulados. Do valor arrecadado, 90% serão para a premiação e 10% para a manutenção da AXCV.

Dos 90% destinados à premiação, 60% desse valor serão distribuídos para os 2 primeiros lugares gerais e 40% para os 2 primeiros lugares da faixa de jogadores até 1900 de rating.

Os jogadores devem portar relógio e jogo de peças.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Esperança - Confira a programação!

Veja abaixo a programação do XVIII Torneio Ativo de Xadrez Cidade de Esperança, Troféu André Boff (foto), que será realizado nos dias 18 e 19 de abril, com 5.000 reais em prêmios! Serão 6 rodadas, no ritmo de 1 hora nocaute, com pontuação pela Regra de Bilbao (3,1,0).

As inscrições no valor promocional de 80 reais terminam no próximo dia 31. Depois disso o valor passará a ser de 100 reais. Existe um limite de 80 vagas. Veja neste link os dados para depósito. 

O torneio de Joaquim Virgolino, como sempre, promete atrair grandes nomes do xadrez regional na simpática cidade do brejo paraibano. Portanto, anote aí: em abril, todos à Esperança!


Sábado: 18/04

13:30 – Congresso Técnico
14:00 - 1ª Rodada
16:30 - 2ª Rodada
20:00 - 3ª Rodada

Domingo: 19/04

08:30 - 4ª Rodada
11:00 - 5ª Rodada
14:30 - 6ª Rodada
16:30 – Encerramento e Entrega da Premiação

quinta-feira, 26 de março de 2015

Magistral Fernando Melo - Falta 1 mês!

ARTHUR OLINTO ESTARÁ NO MAGISTRAL FERNANDO MELO
No dia de hoje, 26, estamos a 1 mês do Magistral Fernando Melo, que pretende reunir os melhores nomes do xadrez paraibano num torneio Ativo de 15 minutos, no domingo do dia 26 de abril de 2015, em comemoração aos 70 anos de idade de Fernando Melo. A homenagem busca celebrar em vida aquele que tem uma inestimável e reconhecida contribuição para a história do xadrez paraibano, tornando-o nos últimos anos uma das maiores forças da modalidade na região. 

Os nomes dos convidados aparecem na coluna ao lado e à medida que formos recebendo a confirmação de participação dos indicados vamos marcando o seu nome na apontada lista!  Aqueles que desejarem ratificar sua participação no torneio podem deixar mensagem aqui no blog ou por meio do e-mail samelojp@gmail.com. O vencedor levará o troféu Fernando Melo e já tem assegurado o prêmio mínimo de 200 reais.

Em breve vamos divulgar também os nomes de 15 convidados para o torneio que será realizado de forma paralela ao Magistral, no mesmo dia, a fim de que outros destacados enxadristas paraibanos, com Elo até 2000, também possam participar dessa confraternização do nosso xadrez.

Cori vence na Argentina. Brasileiros fazem Normas!

Pódio da Copa Latina de Xadrez, com os três primeiros lugares no centro,
Bachmann (2º), Cori (1º) e Pichot (3º). Fonte: site oficial

Com a expressiva marca de 172 participantes, aconteceu em Buenos Aires, capital argentina, a Copa Latina de Xadrez, entre os dias 19 e 25 deste mês de março. Estavam representadas 12 nações dos continentes americanos, com vários enxadristas de destaque, dentre os quais 12 GM’s. O pré-ranqueado número 1 foi o GM Axel Bachmann (PAR), seguido pelo GM Jorge Cori (PER). Ambos terminaram a prova isolados com 7,5 pontos em 9 possíveis, sagrando-se campeão, porém, o peruano Cori, pelos critérios de desempate. 

Do Brasil esteve presente o bom número de 17 jogadores, liderados pelo GM Krikor Mekhitarian, o único GM do nosso país no evento, que também foi o único brasileiro invicto na Copa, terminando em 14º lugar. O maior destaque do Brasil, porém, foi, sem dúvida, o MI Roberto Molina, que fez excelente campanha, ocupando a 4ª colocação, com 7 pontos, o que lhe garantiu sua 2ª norma de GM! Já o MF Renato Quintiliano conquistou a norma definitiva de MI. O quadro abaixo mostra o desempenho geral dos nossos compatriotas, inclusive com a respectiva variação do Elo FIDE. 

Vale ainda registrar a participação de André Boff, homenageado do Torneio de Esperança, em abril, bem como de Rafael Cabral, de Pernambuco, que teve um desempenho modesto, com metade dos pontos possíveis e a 83ª colocação, o que lhe provocou uma queda acentuada de rating, fato este, porém, que certamente não deverá abater o combativo Rafael, cuja motivação para o progresso no xadrez haverá de levá-lo à superação nos próximos eventos. 

A classificação final completa do torneio está no chess-results (link).

quarta-feira, 25 de março de 2015

VI Bobby Fischer já na FIDE!

O relatório do Aberto do Brasil - VI Memorial Bobby Fischer, realizado entre os dias 13 e 15 deste mês de março, no Hotel Littoral, em João Pessoa (PB), já foi submetido para a FIDE, conforme demonstra a imagem ao lado, e vai refletir a movimentação de rating na lista que deve sair no início de abril, na próxima semana. Com isso, temos por concluída a nossa missão no Memorial, que cumpre assim com seu compromisso de ser oficializado ainda no mês de sua realização. Nosso especial agradecimento ao Árbitro Chefe do evento, o AF Igor Macedo, pelo seu excelente trabalho na condução de todo o processo. Portanto, em abril, consulte a lista de rating FIDE e observe, por exemplo, o salto no Elo que deve ter conseguido Vitor Fischer, digo, Firmo, campeão do evento paraibano! 

terça-feira, 24 de março de 2015

Daniel - Foi assim que Carlsen começou!

Na coluna de xadrez de hoje, do Jornal Correio da Paraíba, Fernando Melo deu destaque ao lado família, trazendo foto de seus filhos em idade adulta e também quando crianças no colo de sua mãe, nossa querida "Vovó Lena", de saudosa memória! Na matéria principal, Melo revela sua alegria com a iniciativa de Daniel, 8 anos, de querer jogar xadrez por sua própria conta. O avô torce para que o neto seja mesmo um enxadrista, dando prosseguimento a herança caissiana no seio familiar. Que assim seja, mas que o nosso menino possa tomar sua própria decisão! Porém, não é demais lembrar que foi a partir dessa idade que Carlsen, que só gostava de futebol, como Daniel, revelou-se para o jogo dos reis... Tomara que não seja mera coincidência!


domingo, 22 de março de 2015

Esperança - Inscrição promocional até 31/03!

Chamamos a atenção dos interessados em participar do XVIII Torneio de Xadrez Cidade de Esperança, que será realizado nos dias 18 e 19 de abril, sob a direção de Joaquim Virgolino (foto). É que o prazo para inscrição promocional no valor de 80 reais termina no próximo dia 31 deste mês de março. A partir do dia seguinte o valor passará a ser de 100 reais. Portanto, vale se adiantar para garantir sua participação no tradicional torneio paraibano, com uma taxa de inscrição diferenciada.

Para efetuar a inscrição o jogador deve fazer o pagamento através da seguinte conta:

CAIXA ou LOTÉRICAS
Agência: 0737 - Op. 013 - Conta 22.482-0
Favorecido: Joaquim Virgolino da Silva Filho.

O torneio, no ritmo de 1 hora nocaute, em 6 rodadas, homenageará o empresário André Boff e distribuirá 5.000 reais em prêmios! Para mais informações, veja a matéria publicada aqui no blog no último dia 18 (link). E para não esquecer, vale repetir: em abril, todos à Esperança!

Sábado teremos o V Ativo AXCV



Neste próximo sábado, dia 28/03, a partir das 15:30 horas, teremos o V Ativo AXCV 2015, em 5 rodadas, no ritmo de 15 KO. A inscrição será de 20 reais para os jogadores em geral e de 10 reais para titulados. Do valor arrecadado, 90% serão para a premiação e 10% para a manutenção da AXCV.

Dos 90% destinados à premiação, 60% desse valor serão distribuídos para os 2 primeiros lugares gerais e 40% para os 2 primeiros lugares da faixa de jogadores até 1900 de rating. 

Em cada faixa a divisão entre os dois primeiros lugares será de 60% e 40%, respectivamente. A direção da prova fará os arredondamentos necessários para viabilizar a entrega da premiação.

Todos os jogadores devem portar material de jogo, sendo peças de responsabilidade do condutor das brancas e relógio de responsabilidade do condutor das negras.

Terao é destaque, mas El Debs vence em Campinas!

GM El Debs x WIM Terao (ao fundo) decidiram Aberto Casa do Fazer em Campinas (SP)
Em 1º plano GM' Cubas x GM Matsuura - Foto de Elcio Mourão

Terminou hoje o Aberto do Brasil Casa do Fazer, em Campinas-SP, sob a direção do MF Alberto Mascarenhas e arbitragem do AI Elcio Mourão. O evento aconteceu em 6 rodadas e contou com 56 jogadores. O campeão foi o GM Felipe El Debs que somou 5,5 pontos e chegou isolado na primeira colocação. Na última rodada ele venceu o maior nome da prova, a WIM Juliana Terao, que vinha de 5 vitórias em 5 jogos e liderava a competição. No fim, prevaleceu mesmo a força do GM El Debs, mas Terao garantiu o segundo lugar e seu recorde pessoal no Elo FIDE  com +39 pontos, conquistando assim a posição de melhor jogadora do Brasil na atualidade no ranking feminino da modalidade. O terceiro lugar da competição foi conquistada pelo MI Edson Tsuboi. 

Destacamos, por fim, a boa participação do pernambucano Sérgio Jovelino, agora radicado em São Paulo, que somou 4 pontos (perdendo apenas para a WIM Terao e para o GM Matsuura) e terminando em 9º lugar.

A classificação completa do Aberto do Brasil de Campinas está no chess-results (link). 

sábado, 21 de março de 2015

Vem aí o Magistral Fernando Melo!

Vejam este link. Passados exatamente 11 meses daquela postagem, ratificamos nosso desejo de realizar no dia 26 do próximo mês de abril o Magistral Fernando Melo, comemorativo dos 70 anos do criador deste blog e decano do xadrez paraibano. A ideia é reunir, num Ativo de 15 minutos, grandes nomes da arte de Caíssa em nosso Estado, naquele que pode ser o maior tira-teima da história da modalidade na Paraíba, como dizia a matéria do ano passado... 

Não será fácil reunir todos os nomes, afinal, na relação de convidados, constam nomes de enxadristas já afastados das competições, a exemplo de Paulo Barbosa e de Ivson Miranda... Ainda assim fica lançado o desafio! Confira no link divulgado a relação dos jogadores que ficam desde já convidados para o marcante evento do xadrez paraibano.

Ao vencedor está garantido o Troféu Fernando Melo e a quantia mínima de 200 reais, que poderá ser valorada se, até lá, obtivermos algum apoio para a competição.

Na mesma data, realizaremos um torneio paralelo, amistoso,  para jogadores com Elo até 2000, com 15 vagas, de modo que enxadristas desta faixa de rating também possam celebrar a data conosco.

Em breve mais informações do Magistral Fernando Melo.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Vídeo Final do VI Memorial Bobby Fischer

Bem, refizemos o vídeo final do VI Memorial Bobby Fischer, com novas músicas e acreditamos que ele agora não oferece restrições de visualização... Como dizíamos na postagem anterior, sobre o vídeo original, estamos felizes porque você veio! Nossos agradecimentos a todos que estiveram conosco no evento, celebrando a memória daquele que foi simplesmente o melhor enxadrista da história. 

O vídeo apresentando a seguir, com 3 canções, tem 10'49'' de duração e revive com alegria os momentos do tradicional torneio paraibano, findo no último final semana no Hotel Littoral, em João Pessoa, que reverenciou a memória do lendário e eterno ex-campeão mundial americano... Once more, Chess is life!


quarta-feira, 18 de março de 2015

Estamos a 30 dias do Torneio de Esperança!

ANDRÉ BOFF E JOAQUIM VIRGOLINO
Depois do sucesso do VI Memorial Bobby Fischer, as atenções do xadrez paraibano se voltam agora para o XVIII Torneio de Xadrez Cidade de Esperança, que este ano vai homenagear o empresário de Caxias do Sul,  André Ricardo Boff, responsável pela vinda do campeão mundial Magnus Carlsen ao Brasil, no ano passado. 

Faltam exatos 30 dias para o evento de Esperança, que costuma atrair grandes nomes do xadrez da região e já é tradição no calendário nordestino, devendo muito do seu sucesso ao carisma pessoal do pai da Judit Polgar Virgolino, o nosso grande Joaquim Virgolino. 

A prova será um Ativo de 1 hora em 6 rodadas, nos dias 18 e 19 de abril, com distribuição da significativa quantia de 5.000 reais! A inscrição é de 80 reais até 31 de março e de 100 reais após essa data. Os titulados internacionais estão isentos dessa taxa. 

Para saber a forma de inscrição e mais detalhes sobre o evento entre em contato com Joaquim, pelos canais divulgados no folder abaixo e prepare-se: em abril, todos à Esperança!

terça-feira, 17 de março de 2015

Coluna chama Firmo de Fischer do NE!


A coluna de xadrez de hoje, no Jornal Correio da Paraíba, de autoria de Fernando Melo, foi toda dedicada ao Aberto do Brasil - VI Memorial Bobby Fischer, encerrado no último domingo, e chama o campeão Firmo de “Fischer do Nordeste”, por causa do seu desempenho 100% de aproveitamento, a la Fischer. Por isso mesmo, não duvido nada que o Potiguar (por certa coincidência no tamanho do primeiro nome e nas iniciais do sobrenome), comece a ser celebrado no reino caissiano como “Vitor Fischer” ou “Bobby Firmo”!


Vídeo Final do VI Memorial Bobby Fischer!

Estamos felizes porque você veio! Nossos agradecimentos a todos que estiveram conosco neste final de semana celebrando a memória daquele que foi simplesmente o melhor enxadrista da história. ...

NOTA AOS LEITORES: Esse conteúdo foi por mim alterado, pois o vídeo que havíamos postado aqui nesta matéria estava bloqueado no Youtube, dado que as músicas estavam protegidas por direitos autorais (o que eu não sabia!).

Peço desculpas aos nossos leitores pelo incidente. Vamos tentar refazer o vídeo, com músicas liberadas dos direitos autorais, disponibilizando-o depois aqui no blog.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Vitor Firmo é campeão do VI Memorial Bobby Fischer!

VITOR FIRMO (RN)  - CAMPEÃO DO ABERTO DO BRASIL - VI MEMORIAL BOBBY FISCHER
COM 6 PONTOS EM 6! (AO LADO DO DIRETOR DO EVENTO, FERNANDO SÁ)

Ele fez jus ao homenageado! Com uma campanha que receberia aplausos de Bobby Fischer, o enxadrista potiguar Vitor Firmo cravou 6 pontos em 6 (!!) e chegou isolado no topo da tabela sagrando-se o grande campeão do Aberto do Brasil - VI Memorial Bobby Fischer. 

Ainda sem titulação, Firmo superou diversos nomes favoritos do torneio, inclusive com vitória contra o pré-ranqueado número 1 da prova, MI Iack Macedo, e levou o Troféu Vereador Luís Paiva, além do prêmio de 1.000 reais. Com seu incrível feito, o campeão ainda garantiu a vaga para a Semifinal II do Brasileiro 2015 e somou mais 68 pontos no seu Elo FIDE, que deverá chegar a 2103.

Aliás, vale dizer que, com todas as taxas oficiais já quitadas, o VI Memorial Bobby Fischer poderá ter a sua movimentação de rating já na próxima relação do ELO FIDE de abril.

O vice-campeão do torneio foi o paulista Sérgio Luiz Mazzeto e o terceiro lugar, completando o pódio do Memorial, foi o pernambucano Alberto Colares. Ambos somaram 5 pontos e também garantiram vagas na Semifinal II do Brasileiro, visto que o Aberto, com mais de 100 jogadores, obteve sinal verde do Presidente da CBX, Darcy Lima, para classificar mais 1 jogador, totalizando 3 semifinalistas, ao invés dos 2 inicialmente previstos.

Interessante notar que nenhum titulado do torneio chegou entre os 5 primeiros! Um grande grupo de 14 jogadores somou 4,5 pontos, dentre os quais o cearense Wellington Júnior, que chegou a co-liderar a competição até a 4ª rodada, e Douglas Torres, o melhor paraibano do evento.

Na premiação por categorias, os vencedores foram: André Capiberibe (CE-U1900 FIDE), Dawton Lemos (CE-Sub-18), WMF Suzana Chang (SP-Feminino) e MF Máximo Macedo (RN-Veterano). Foram também premiados os ocupantes da 2ª à 10ª posição. A classificação final está no chess-results, por meio do link ao lado. Abaixo trazemos fotos dos vencedores e links para outras imagens das 5ª e 6ª rodadas e da cerimônia de encerramento.

A propósito, nesse momento final do evento, a direção do torneio agraciou Luís Soares, o Paladino do Nordeste, com a Medalha AXCV, oferecida por Fernando Melo e entregue por D. Ana Sá, em homenagem ao nonagenário potiguar, que é uma das maiores personalidades do xadrez brasileiro.

Terminou assim, portanto, mais uma edição do Memorial Bobby Fischer, que, pelo que sentimos da reação dos participantes correspondeu às expectativas, com elogiada organização e ambiente exemplar para a prática do xadrez.

Agradecemos a todos pela participação e, em especial à equipe de arbitragem, aos colaboradores do Hotel Littoral, liderados pela Gerente de Eventos Rita de Fátima e ao Vereador Luís Paiva, patrono do torneio.

Link para fotos das 5ª e 6ª rodadas.
Link para fotos da cerimônia de premiação.

MN DAWTON LEMOS (MELHOR SUB-18)
COM LÍCINIO CORREIA, PRESIDENTE DA FCX

ANDRÉ CAPIBERIBE (MELHOR U1900 FIDE)
COM PETROV BALTAR, PRESIDENTE DA FPBX

MF MÁXIMO MACEDO (MELHOR VETERANO)
COM DRA. ALBANITA, SUA MÃE.

WMF SUZANA CHANG (MELHOR FEMININO)
COM RITA DE FÁTIMA, DO HOTEL LITTORAL








domingo, 15 de março de 2015

Firmo e Wellington Jr. lideram VI Bobby Fischer!

WELLINGTON JR (CE): UM DOS LÍDERES DO BOBBY FISCHER!

Depois de 4 rodadas, o potiguar Vitor Firmo e o cearense Wellington Jr. dividem a liderança com 100% de aproveitamento, ambos somando, pois, 4 pontos! Os dois se enfrentarão hoje pela penúltima rodada e um triunfo para um dos lados, pode ser um passo decisivo para a conquista do título. Contudo, um pelotão de 6 jogadores segue na cola dos líderes, com 3,5 pontos e ainda tem chances reais de vencerem o torneio. Alguns dos grandes favoritos, como o MI Iack Macedo e os MF's Luismar Brito e Roberto Andrade, todos recém finalistas do Campeonato Brasileiro, parecem distantes de brigar pela ponta e jogam para obter uma classificação melhor.

Durante as rodadas de ontem foram realizados os 6 sorteios promocionais do evento, sendo 3 para os pré-inscritos e 3 para os hóspedes do Hotel Littoral. Entre os pré-inscritos os contemplados foram Carlos Bruno (PE), Eduardo Azevedo (PE) e Dieggo Guerra (PB). Já entre os hóspedes do Littoral, os premiados Eduardo Passos (PE), Virgínia Lagrange (RJ) e  Sérgio Mazzeto (SP).



Hoje teremos as duas rodadas finais, sendo a primeira às 9 horas e a segunda às 15 horas, com a cerimônia de premiação ocorrendo em seguida, no horário estimado das 19 horas. O torneio pode ser acompanhado pelo chess-results, através do link na coluna ao lado. No endereço abaixo estão as fotos da 3ª e 4ª rodada acontecidas ontem.

sábado, 14 de março de 2015

VI Memorial Bobby Fischer começa com surpresas!


Está em andamento no Hotel Littoral, em João Pessoa, o Aberto do Brasil - VI Memorial Bobby Fischer, com 101 participantes. 

Ontem aconteceram as 2 primeiras rodadas e não podemos dizer que os resultados foram os mais previsíveis. Isto porque alguns do principais favoritos já encontraram dificuldades nesse começo de torneio. Nomes como o MI Iack Macedo e MF Roberto Andrade foram vencidos por Vitor Firmo e Almir Correia, nessa ordem, enquanto o MF Luismar Brito, Neri Silveira e Herbert Carvalho empataram com o CM Sérgio Farias, Márcio Neron Camargo e David Luan Dantas, respectivamente.

No momento, 17 jogadores somam 2 pontos e dividem a primeira colocação. Bons combates estão previstos para a 3ª rodada, que acontece logo mais, a partir das 14 horas. Hoje acontece também a 4ª rodada, às 20 horas. O torneio pode ser acompanhado pelo chess-results, no link da coluna ao lado.

Veja fotos das rodadas iniciais no link abaixo:

sexta-feira, 13 de março de 2015

VI Memorial Bobby Fischer - É HOJE!



Começa hoje o Aberto do Brasil - VI Memorial Bobby Fischer, a partir das 13:30 horas, no Hotel Littoral, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa. São 100 enxadristas disputando o prêmio total de 4.000 reais e 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro 2015. Que todos possam inspirar-se na genialidade de Bobby Fischer para conseguir o seu melhor desempenho! Que vença o melhor!

quinta-feira, 12 de março de 2015

VI Memorial Bobby Fischer - Falta 1 dia!

(FALTA  1 DIA PARA O ABERTO DO BRASIL
VI TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)

Bobby Fischer: Uma vida em 30 dias
(Extratos do Vol. 4 do livro 'Meus Grandes Predecessores'' de Garry Kasparov - Ed. Solis)


MGP - Vol. 4: Dos quatro matches que Fischer jogou em seu caminho para a coroa do xadrez, o confronto com Boris Spassky (Reykjavik, julho-setembro 1972) claramente figura à parte. Spassky era, afinal de contas, o Campeão Mundial vigente, e além disso, em contraste com Taimanov, Larsen e até mesmo Petrosian, sua maior força estava justamente nos matches. Além disso, ele tinha um escore de 3-0 (com dois empates) contra Fischer, o que lhe dava ainda mais confiança.
...
Fischer se preparou muito seriamente para a batalha seguinte e quando era lembrado de seu resultado negativo, ele cuidadosamente se esquivava: “Sim, Spassky me derrotou antes, mas aquelas partidas não eram importantes.”

Por outro lado, revela Kasparov: (...) por trás de Spassky estava toda a Escola Soviética de Xadrez: no limiar do match o Comitê de Esportes da URSS ordenou uma mobilização geral! Nossos Grandes Mestres conheciam bem Fischer, e foi decidido fazer pleno uso de sua experiência.
...
Continua o autor russo: Eu acho que não era segredo para Fischer que os melhores experts estavam sendo arregimentados para ajudar Spassky em sua preparação. Reshevsky comentou certa feita: “Os russos sempre jogam como uma equipe”. Kasparov arremata: Não obstante, se Fischer soubesse que três ex-Campeões Mundiais e dois candidatos – Smyslov, Tal, Petrosian, Keres e Kortchnoi – haviam sido convocados para a batalha contra ele, provavelmente, teria ficado lisonjeado!
...
Como de costume, a questão sobre o local do match provocou grande debate por causa da posição intransigente de Fischer: ou em Belgrado ou no continente americano. Spassky insistia em Reykjavik, ainda mais porque as condições financeiras eram sem precedentes para o xadrez: 125.000 dólares. Ao saber disso Keres exclamou: “Nessas condições dá para jogar no Pólo Norte!” Entretanto Fischer exigia um aumento da bolsa. Não dá para saber em que daria os muitos meses de negociações, se não tivesse sido demonstrado firmeza nos momentos críticos por parte do Presidente da FIDE: no início de maio, Max Euwe exerceu sua autoridade e escolheu Reykjavik, anunciando que o match se iniciaria em 2 de julho e ameaçando punir o desafiante pela ausência se ele não comparecesse.

A obra prossegue relatando todo o imbróglio que envolveu o cenário pré-match, com o comportamento arredio de Fischer e a contundente reação do lado soviético para com o impasse gerado pelo americano: O destino do match estava por um fio.

Fischer enfim voou para Reykjavik (...) Mas somente após o mecenas inglês James Slater dobrar o prêmio (o qual alcançou um quarto de milhão de dólares).

Sobre os episódios que antecederam o início do match, Kasparov defende a análise de Evans, na tentativa de explicar as razões do comportamento de Fischer: “Desde que Bobby se aproximou do topo do xadrez, um atípico medo da derrota, que anteriormente não existia, criou raízes no seu coração. Em Reykjavik ele conseguiu superar esse medo, somente após sentir que havia perturbado o equilíbrio emocional de Spassky.”

Realmente, Fischer como que declarara uma guerra psicológica ao adversário. E esse vacilou! Não há dúvida que, se Spassky tivesse deixado Reykjavik naquele momento, teria mantido seu título de Campeão. Afinal, tudo estava a seu favor. Mas Boris Vasilievich pensou: o match tem que ser jogado! E, ao contrário, da opinião de Botvinnik, o dinheiro não desempenhava um papel muito importante. O principal era que Spassky não se considerava o jogador mais forte do mundo. Foi por essa razão que ele se sentia obrigado a jogar com Fischer, para determinar definitivamente qual deles era o mais forte. Mas ao fazer concessões, ele deu ao adversário a vantagem psicológica.

O match então se inicia e, na sequência, Kasparov passa a analisá-lo, começando com a famosa primeira partida, na qual, num empate morto de final de bispos, Fischer incrivelmente captura um “peão envenenado” em h2 e acaba perdendo seu bispo e a partida, não sem antes lutar muito para salvar a posição.

E então aconteceu algo insólito: o norte-americano não apareceu para a segunda partida e recebeu o segundo zero... Fischer reclamou contra a filmagem das partidas, que estaria “afetando seus nervos e interferindo com seu pensamento.” (Com isso, apenas a oitava partida foi filmada secretamente, para demonstrar que a câmara operava em silêncio).
...
Diz Kasparov: Ele [Fischer] estava disposto a continuar o match somente se a terceira partida fosse jogada em um ambiente fechado! Por dois dias o árbitro principal Lothar Schmid “viajou” entre as residências dos dois jogadores e, após demonstrar diplomacia miraculosa, conseguiu convencer Spassky a aceitar as exigências de Fischer. Esse foi um momento crítico no match, Spassky tinha que ter recusado. Bater os pés, e pronto! Eu acho que Fischer jogaria ainda que pelo público. Mas ele inteligentemente sentiu onde poderia pressionar. E parece-me que a derrota de Spassky foi em grande parte devido ao fato de ele ter perdido o duelo psicológico. Não foi tanto por Fischer ter mudado as condições do match, mas mais exatamente por ter quebrado Spassky. Ele começou ditando as condições do tabuleiro, e então nele também!

O match começou realmente a partir da terceira partida. E embora Spassky liderasse por dois pontos, Fischer tinha uma enorme vantagem psicológica a seu favor. (...) O Campeão rapidamente se deu conta de que havia cometido um erro irreparável ao ceder aos desejos do desafiante, e isso o desequilibrou. Nas oito partidas seguintes ele marcou somente 1(1/2) ponto! Isso era difícil de acreditar. Os lapsos inacreditáveis no jogo de Spassky levaram  Botvinnik a falar sobre ‘trapaças da CIA’, e a delegação soviética até exigiu que a cadeira de Fischer fosse desmontada!

Na sequência Kasparov analisa a sexta partida da série, na qual Fischer, tomou a liderança (3(1/2) x 2(1/2)) e diz: Fischer considerou essa a melhor partida do match e realmente não há como reprová-lo. Ele converteu suas chances de forma impecável, o que não pode ser dito sobre Spassky. Não sem razão Evans colocou como manchete em sua reportagem no New York Post: “Bobby friamente brinca de gato e rato com Boris.”

Mais duas partidas são extensamente comentadas por Kasparov, a 10ª (considerada pelo autor russo a melhor partida do match), quando o escore chegou a 6(1/2) x 3(1/2) pró-Fischer,  e a 13ª, onde Fischer surpreendeu com a Defesa Alekhine (1.e4 Cf6). Sobre essa última, Kasparov destacou: Uma partida memorável, uma daquelas que entram para a história. Não foi por acaso que Botvinnik a considerou a maior conquista de Fischer em Reykjavik. Muitos anos  mais tarde Bronstein comentou: “De todo o match, eu considero a 13ª partida a mais bela. Possivelmente porque, mesmo hoje, quando eu a analiso pela enésima vez, ainda não consigo compreender as minúcias por trás desse ou daquele plano ou lance individual... Como uma esfinge misteriosa, ela ainda provoca a minha imaginação.”

Alguns breves comentários sobre as as cinco partidas seguintes são apresentados no livro de Kasparov, que depois faz uma análise exaustiva da 19ª partida. Essa partida viva e interessante foi a última grande batalha do match. Spassky desferiu alguns golpes espetaculares, mas não suficientemente fortes para abrir a defesa das pretas. Para outros provavelmente teriam sido suficientes, mas não para Fischer...

O match contou com mais dois jogos, sendo um empate e uma vitória de Fischer na 21ª partida. Ao vencer por antecipação com o resultado de 12(1/2)-8(1/2) (+7-3=11), Robert James Fischer se tornou o 11º rei do xadrez na história! [grifo do RC]. Dois dias depois, 3 de setembro, foi realizada a cerimônia de encerramento e o Presidente da FIDE o coroou com uma “coroa de louros” feita com folhas de bétula silvestre da Islândia.
...
Uma febre de xadrez, como a que ocorreu nos dois meses de verão do match em Reykjavic foi algo jamais experimentado na América! Fischer se tornou a personificação do sonho americano. Um garoto das classes sociais mais baixas abriu caminho para o mais alto reconhecimento público, ao conseguir, sozinho, derrubar os vários anos de hegemonia dos russos no xadrez. Isso foi um verdadeiro milagre!

“Será sempre lembrada, como se fosse ontem, a absoluta comoção, loucura e alegria dos dias do match, que tomou conta do país”, escreveu (...) o redator do New York Times.
...
Fischer foi recebido como um herói nacional. Em homenagem a seu feito histórico, uma faixa foi então produzida com os dizeres: “Nova Iorque dá boas vindas a Fischer – o primeiro americano Campeão Mundial de xadrez”. O Prefeito da cidade, Sr. Lindsay, publicou uma lei segundo a qual o dia 22 de setembro de 1972 foi declarado “Bobby Fischer Day”. Um pôster gigantesco de boas vindas balançava sobre a Rua 72, uma orquestra tocava em frente ao paço municipal e uma multidão de muitos milhares gritava “Bobby, você é o maior!”


Assim se expressou Fischer para o público, na sua recepção: (...) “Eu não achava que chegaria o dia em que o xadrez se tornaria manchete nos jornais do nosso país e produziria somente uma pequena nota no Pravda. E isso é sem dúvida por minha culpa: tudo depende de quem vence! Muito obrigado!”

Fonte: Wikipédia