sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A concentração de Fischer


Ora, se vou falar sobre a concentração de Bobby Fischer, o que faz essa foto de Edgar Allan Poe no texto? Apesar dos meus 70 anos, ainda não perdi minha concentração. Eu explico! Há 16 anos, o GM iuguslavo Svetozar Gligoric, numa entrevista, ouviu essa pergunta: 


"Edgar Allan Poe escreveu que a concentração é a chave na luta entre os dois jogadores de xadrez. Está de acordo com isso?"

E a resposta veio de imediato:
"Absolutamente! Fischer era um gênio da concentração. Ele pensava em xadrez dia e noite!"

Pois é, daí a razão de Fischer ser tão exigente com o silêncio e a iluminação durante suas partidas oficiais. Ele, realmente, é o melhor exemplo de concentração. E se coloco a foto de Poe, com essa belas palavras sobre o sonhador (por favor me inclua!), é porque quero prestar uma homenagem ao maior escritor norte-americano. Quando era jovem, muito jovem (bem o resto voces sabem), eu tentei decorar O Corvo. Mas fiquei só no primeiro verso: "Era uma vez, eu refletia, a meia noite herma e sombria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário