sábado, 20 de junho de 2015

O pior momento da carreira de Carlsen?

Carlsen perde de novo no Norway Chess, dessa vez para o "velho conhecido" Anand (foto: Chessbase)

Esse é muito provavelmente o pior momento da carreira de Carlsen, ao menos enquanto na sua condição de principal nome do xadrez mundial! Depois de empatar com Giri na terceira rodada do Norway Chess, na última quinta-feira, quando perdeu um fantástico, mas dificílimo, lance ganhador na jogada 38 (Bf7+!!), ontem foi a vez de Carlsen sucumbir no torneio, desta vez contra seu velho conhecido de finais de mundiais, o indiano Anand, que jogou o "fino" para bater a Ruy Lopes do norueguês. E vale destacar que foi Carlsen, e não Anand, que fugiu do Muro de Berlim, deixando a sensação de que ele pode ter sentido o baque de sua derrota para Caruana, nessa linha de jogo.

Foi o terceiro revés do campeão mundial em quatro rodadas, o que levou o Chessbase a questionar, em sua última matéria sobre o evento, se estaríamos vivendo o Armageddon! Decerto que não é para tanto, mas surpreende como nunca um desempenho desses do astro norueguês, apesar do alto nível dos seus oponentes, todos da elite do xadrez internacional. 

Interessante a percepção da mídia especializada, chamando a atenção para o fato de que Carlsen parece viver a "maldição norueguesa" posto que não consegue brilhar quando joga em seus domínios. Assim foi nas 2 últimas edições do Norway Chess e na Olimpíada de Tromso, em 2014.

A dúvida é saber o que esperar de Carlsen para a 5ª rodada do Norway Chess, que só acontece amanhã (hoje é "rest day"). Mesmo que vença todas, já pode ser tarde demais, para conseguir algo de relevante no evento. A despeito disso, uma reação rápida é imperativa... Sua má performance tem lhe custado uma queda no Elo vivo de 20 pontos! É muita pressão para o jovem campeão, que precisa, ao menos, fugir da incômoda, e até vergonhosa, última posição.

Uma coisa é certa: essa performance inicial de Carlsen já marcou para sempre o Norway Chess, que (já ia me esquecendo) tem um líder isolado no momento: exatamente aquele que recebeu de bandeja o ponto contra Carlsen, na primeira rodada: Topalov!



Nenhum comentário:

Postar um comentário