terça-feira, 16 de junho de 2015

O encontro de Fátima Bernardes com o xadrez!


Como sabemos, o xadrez ainda não é uma atividade popular no Brasil e, no mais das vezes, só aparece na mídia de forma pouco frequente, geralmente em programas esportivos, destacando uma competição ou alguma iniciativa social ligada ao jogo. Não é comum que a modalidade apareça como tema de um programa de entretenimento e com maior potencial de audiência. Se  isso acontece, nós do meio enxadrístico, ficamos felizes, claro. Assim foi hoje! E na Globo! E com Fátima Bernardes, a querida apresentadora da poderosa emissora! E com gente nossa da Paraíba! 

Verdade! Quem esteve lá, no Programa Encontro com Fátima Bernardes, foram as irmãs Emilly (15) e Emerly (13) Nascimento, destaques do xadrez escolar de João Pessoa. 

De início o xadrez foi o pano de fundo da matéria que procurou mostrar a bonita história de superação da família das garotas, cujo pai, Sr. Erivaldo, um Agente de Reciclagem, conseguiu descobrir no jogo dos reis um meio para educar com entusiasmo suas filhas. Veja aqui essa primeira parte do programa. 

Na sequência, porém, Fátima Bernardes entrevistou um especialista médico que narrou o mecanismo de atuação cerebral durante uma partida de xadrez e os benefícios decorrentes para os seus adeptos, tendo ele até citado Magnus Carlsen. Enquanto isso as jogadoras paraibanas, ao lado de 2 atores globais, jogavam uma partida exibição em um xadrez gigante armado no cenário, também ilustrado com temas do xadrez. Confira aqui essa parte da matéria.

Foi mesmo um momento marcante para a Arte de Caíssa, que gerou grande repercussão nas redes sociais e nos meios de comunicação especializados, como o CXOL e a CBX, que destacou a matéria no seu site.

A seguir, trazemos algumas imagens capturadas do programa. Parabéns a Emerly e Emilly por mais essa conquista no reino de Caíssa!



















6 comentários:

  1. Que bela notícia, gostaria de ter visto ao vivo.

    ResponderExcluir
  2. Vi e avisei ao Fernando mas ele já sabia. Elas enfeitaram o programa com a beleza e a competência. Parabéns também ao abençoado pai.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao blog Reino de Caissa por trazer, com detalhes, essa excelente presença da Paraíba no Brasil, via "Encontro com Fátima Bernardes". O xadrez paraibano está em festa, graças às irmãs Emelly e Emerly Nascimento !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns as paraibanas. É muito bom que se tenha tido essa divulgação num canal que passa para todo o país, provavelmente alguns enxadristas serão forjados após assistir uma matéria como essa. Particularmente me interessei por interessei pelo jogo após ver na tv matérias e um filme. Eu criava grande expectativa de jogar num tabuleiro de peças gigantes. Muito boa a iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tenho passado o video para os alunos verem. Uma matéria interessante e positiva dentre tantos estereótipos negativos que o xadrez enfrenta . Parabéns à família e ao xadrez paraíbano.

    ResponderExcluir