segunda-feira, 15 de junho de 2015

Começou o Norway Chess 2015!

Fonte: extraído do vídeo promocional oficial

O Norway Chess 2015 começou hoje em Stavanger, na Noruega, com um torneio de blitz, para definir a posição de cada jogador no ranking inicial do evento principal, que tem início nesta terça-feira.

Fonte: site oficial
A tabela ao lado mostra a posição final desse certame de Blitz, onde vemos o equilíbrio de forças dos participantes, ainda que o primeiro colocado, o francês Vachier-Lagrave tenha conseguido o topo da classificação de forma isolada. 

O Norway Chess 2015 compõe o novo circuito Grand Chess Tour, que terá ainda os tradicionais Copa Sinquefield e Chess Classic London. 

Entre os participantes desse primeiro torneio na Noruega, são sentidas as ausências de Kramnik e Wesley So, que preferiram guardar forças para o torneio de Dortmund, que começa no próximo dia 27 de junho, além de Karjakin, bicampeão do Norway Chess, mas, ainda assim, fora da edição deste ano, pois não ocupava  a lista dos 10 primeiros colocados da FIDE, em janeiro de 2015. Ele recusou-se a participar de um evento classificatório para o evento norueguês, pois defendia seu direito de jogar, por ser o atual campeão. 

No torneio que começa amanhã, como sempre, as maiores atenções estarão voltadas para Magnus Carlsen, que lida com a pressão natural de ser, e de se manter, o melhor de todos, a cada torneio que participa, mas que gera também a boa expectativa da comunidade enxadrística internacional de ver em ação o seu campeão mundial. Assim, até o dia 25, todos de olho em Carlsen e Cia. lá na Noruega!

Nenhum comentário:

Postar um comentário