terça-feira, 26 de maio de 2015

"Americanos" estão no Candidatos!

CARUANA (2º) , NAKAMURA (3º), CLASSIFICADOS PARA O CANDIDATOS  E JAKOVENKO (1º)
FORMAM O PÓDIO NO GRAND PRIX FIDE, NA RÚSSIA, (Foto: site oficial)

Hoje, em Khanty-Mansiysk, na Rússia, pela 4ª e última etapa do Grand Prix FIDE, os "americanos" Hikaru Nakamura e Fabiano Caruana classificaram-se para o próximo Torneio dos Candidatos, no qual tentarão se tornar o desafiante do campeão mundial Magnus Carlsen, em 2016. Tanto Nakamura quanto Caruana possuem dupla nacionalidade e juntos defenderão a bandeira dos Estados Unidos no Torneio dos Candidatos, já que Caruana, neste mês, oficializou sua transferência para a Federação Americana de Xadrez.

Caruana celebra classificação para o Candidatos (foto: site oficial)
Em Kanthy Mansiysk, Caruana, que ainda esteve sob bandeira italiana, somou 6,5 pontos e acabou em 2º lugar, enquanto Nakamura ficou em 3º lugar, com iguais 6,5 pontos. Na soma geral dos pontos de todo o Grand Prix, Caruana foi o vencedor, com 370 pontos e Nakamura o segundo lugar, com 347 pontos, o que assegurou a participação de ambos no Torneio do Candidatos, ainda que, pelo critério do Elo FIDE, eles certamente estariam no torneio que definirá o desafiante de Carlsen.

O campeão em Khanty Mansiysk foi o russo Dmitry Jakovenko que somou os mesmos 6,5 pontos dos "americanos", mas se sagrou campeão do torneio, pelos critérios de desempate. Ele, porém, acabou em terceiro no Grand Prix e não obteve classificação para o Candidatos.

Essa etapa do Grand Prix contou com 12 jogadores e foi recheada de empates, conforme se observa na tabela final de classificação (link). Foram 43 empates de um total de 66 partidas (65%). E aquele que menos empatou e mais venceu foi exatamente o campeão Jakovenko (4v,5e,2d), talvez a demonstrar que jogar para ganhar é sempre melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário