quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

FELIZ 2015!


Fonte: andrecafe.blogspot.com.br

Como foi 2014 no Reino de Caíssa - Parte 5

No dia 18 de outubro tinha início o Continental das Américas, na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, possivelmente o maior evento enxadrístico já visto no Nordeste Brasileiro. Na matéria, enfatizávamos o número de quase 200 inscritos, representando 11 nações! Dentre os presentes, era destaque a participação de 19 GM's! A prova, que duraria 9 dias, foi organizada pela CBX e, além de classificatória para a Copa do Mundo de Xadrez, distribuiu 50 mil reais em prêmios.


No dia 19 trazíamos ao blog as impressões que tivemos acerca da nossa visita à Pipa, no segundo dia do Continental das Américas! Lá fomos, juntos com Fernando Melo e Eny Nóbrega, onde pudemos desfrutar um pouco dos encantos da famosa praia nordestina e, principalmente, ver de perto as estrelas do grande evento de xadrez que ali acontecia. Na postagem trouxemos uma seleção de fotos de nosso belo passeio, dentre as quais aquela que registrou nosso privilegiado almoço na companhia do simpático GM Julio Granda, o mais renomado dos GM's presentes em Pipa, que, a despeito de sua condição de astro dos tabuleiros, se mostrou uma figura humana das mais simples e receptivas.



No dia 27, sob o título - A grandeza de Julio - foi postado no blog o resultado final do Continental das Américas, que foi vencido por Julio Granda pela terceira vez consecutiva! Além dele, foram classificados para a Copa do Mundo de Xadrez, o cubano Isans Ortiz, o brasileiro Rafael Leitão e o americano Samuel Shankland. O texto mostrou link e realçou detalhes da classificação final do Continental.


No dia 31 de outubro de 2014, o blog alcançou a marca histórica de 1.000.000 de acessos e fizemos uma postagem sem texto, apenas com uma imagem animada para marcar a passagem de tão relevante momento, na existência desse nosso canal paraibano de promoção do xadrez.


Para celebrar o milhão de acessos ao blog, fizemos um torneio comemorativo, cujo resultado e detalhes da festa foram tema de matéria, ricamente ilustrada, publicada aqui no dia 02 de novembro. O vencedor do Ativo do Milhão, que teve a presença especial de Fernando Melo (jogando sua Bird), foi Rondinelle Pessoa. A prova foi bastante prestigiada, com a participação de visitantes e de 24 jogadores. A todos foram servidos refrigerantes e um bolo especial com a marca do milhão de acessos ao blog.


No dia 3 divulgamos o resultado das Semifinais 1 e 2 do Brasileiro, ocorridas em Poços de Caldas e no Recife, respectivamente. A Semifinal 1 classificou para a Final do Brasileiro, os seguintes jogadores: GM Everaldo Matsuura, MI Evandro Barbosa, MF Edgar Rodrigues e MF Mateus Nakajo. Já a Semifinal 2 teve como classificados: MF Paulo Jatobá, MF Roberto Andrade e MI Iack Macedo.


No dia 7 demos início à cobertura da esperada revanche pelo título mundial de xadrez entre o agora desafiante Anand e o atual campeão Carlsen. O evento começara em Sochi, na Rússia e, na matéria, destacávamos o clima ameno da festa de abertura, que contou com presenças ilustres, como a dos ex-campeões mundiais Karpov e Spassky. A partir desse dia o blog acompanhou o match com especial destaque, durante todo o mês de novembro. 


No dia 12 reproduzimos manchete do site da CBX que novamente divulgava João Pessoa como o local da Final do Brasileiro, pelo segundo ano consecutivo! O evento vai acontecer no mesmo Hotel Cabo Branco Atlântico, entre os dias 17 e 25 de janeiro de 2015.


O dia 23 de novembro foi uma data especial para o xadrez, pois os súditos de Caíssa souberam que a coroa de campeão mundial não tinha mudado de mãos. Na primeira postagem desse dia, publicamos apenas uma foto de um sorridente Carlsen que tinha acabado de de derrotar Anand, na 11ª partida do match, vencendo a disputa por 6,5 x 4,5, conforme quadro final contido na matéria. No mesmo dia publicamos nova matéria com comentários sobre a última partida do match e sobre os momentos seguintes à rendição de Anand, que trouxe alívio e alegria para Carlsen, mas não abateu o indiano, cuja disposição para continuar ativo no xadrez competitivo foi logo anunciada por ele na coletiva de imprensa concedida ao final do match. 


No dia 26 divulgamos o resultado da Final da Copa AXCV, evento que foi realizado de fevereiro a outubro, através de matches eliminatórios entre 22 sócios da AXCV. O confronto final se deu entre Francisco Dantas e Luiz Fábio Jales, que surpreendeu ao chegar à decisão do título, quando haviam outros nomes na competição considerados favoritos. O vencedor da Copa foi Francisco Dantas, com vitória no match final, por 1,5 x 0,5.



No dia 30 tivemos finalizado o Campeonato Paraibano de Xadrez, o primeiro organizado pela nova diretoria da FPbX, realizado na Escola Municipal Leonel Brizola, com apoio da Prefeitura de João Pessoa e do Vereador Luís Paiva. O evento contou com excelente número de 40 participantes, sendo 29 no Absoluto e 11 no torneio que reuniu o Sub-16 e o Feminino. O MN Evandro Rodrigues tornou-se o Campeão Paraibano de 2014. Nas outras categorias venceram Téo Bomfim, no Sub-16, e Myllena Cabral, no Feminino. No evento, o casal Ana e Fernando Melo foram homenageados pela FPbX, pelos relevantes serviços prestados ao xadrez paraibano.


No dia 7 de dezembro foi divulgado o resultado das Finais do Circuito Ivo Bichara de Xadrez Blitz, com Doriedson Lemos sendo campeão no Grupo A, e Ivanilson Silva o campeão do Grupo B. O Circuito foi formado por 6 torneios classificatórios ao longo do ano, além das finais de dezembro. Foram distribuídos 560 reais em prêmios, obtidos por meio da arrecadação com as inscrições dos jogadores nos torneios do Circuito.


No dia 8 anunciávamos que o Blog Reino de Caíssa havia sido indicado pelo site da Revista Meio Jogo para concorrer na categoria de melhor site de xadrez de 2014, juntamente com o Clube de Xadrez Online e Xadrez do Brasil. O resultado divulgado no dia 24, revelou que o vencedor foi o CXOL, com expressivos 72% dos votos, ficando o Reino de Caíssa em segundo lugar na enquete, com 17% da preferência dos internautas.


No dia 14 publicamos o resultado do tradicional London Chess Classic, cuja vitória de Anand nos surpreendeu sobremaneira, pois o indiano só havia empatado na competição até então e bastou vencer Adams na rodada final, ultrapassando os líderes da ocasião, Giri e Kramnik, que empataram no último round e deixaram escapar o título. Todos acabaram com 7 pontos, mas Anand foi o campeão por ter vencido sua partida, com as peças negras!


No mesmo dia, postamos matéria sobre o IV IRT AXCV, que foi vencido pelo visitante potiguar Vitor Firmo, com 4 pontos em 5, o que lhe rendeu a primeira colocação isolada e o prêmio de 400 reais. A segunda posição ficou com Marcos Valério e o terceiro lugar no pódio foi ocupado por Rondinelle Pessoa. Participaram do evento 19 jogadores, o maior número dos 4 IRT's AXCV realizados no ano.


E no dia 28 o blog trouxe os números finais do III Master Paraíba de Xadrez, Troféu Abdias Sá, vencido de forma brilhante por Douglas Torres, que se sagrou, assim, Bicampeão do evento! Mais uma vez Douglas vencia a competição de maneira invicta, o que lhe fez acumular 18 partidas sem derrota nas duas últimos edições do Master. O vice-campeão foi Renato Araújo e o 3º lugar foi o MF Francisco Cavalcanti.

Paulo Barbosa vence Torneio de Campina!

Torneio de CG: A partir da esquerda: Antonio Albuquerque (4º), Fabson Palhano (2º) ,
Paulo Barbosa (1º) , Evandro Rodrigues (3º)  e Kleber Canuto (5º)

Recebemos hoje, de Fabson Palhano, o resultado e fotos do Torneio de Fim de Ano, realizado ontem em Campina Grande, com a presença de 13 jogadores. O evento foi disputado no Sistema Round Robin, no ritmo de Blitz de 5 minutos, e não no ritmo de Ativo, como noticiamos antes.

O campeão foi o MN Paulo Barbosa que somou 11 pontos, com 11 vitórias e apenas 1 derrota, contra Fabson Palhano, que precisava vencer na última rodada para ficar com o título, mas foi vencido por Kleber Canuto, no seu único revés na competição, e terminou com 10 pontos, em segundo lugar. Completando o pódio do torneio, tivemos o MN Evandro Rodrigues, com 8,5 pontos.

Confira como ficou a classificação final: 1º MN Paulo Barbosa (11); 2º Fabson Palhano (10); 3º MN Evandro Rodrigues (8,5); 4º Antonio Albuquerque (8); 5º Kleber Canuto (7);  6º Antonio Gomes (6,5); 7º André Luiz (6); 8º Davi Marcelino (6); 9º Lincoln (5,5); 10º Miguel (4,5); 11º Ricardo (3); 12º Magno (2); 13º Paulo Pessoa (0).


Parabenizamos os vencedores do torneio campinense, em especial Fabson Palhano, pela iniciativa de sua realização. Ficamos felizes com esse movimento e torcemos para que em 2015 Campina Grande ocupe o lugar que merece, promovendo constantes eventos do nobre jogo e fortalecendo sobremaneira o já vigoroso xadrez paraibano.

















ENXADRISTA DO ANO NA PARAÍBA


Conforme divulgamos ontem aqui no blog, vamos conhecer hoje, no último dia de 2014, quem foi o Enxadrista do Ano, na Paraíba, numa decisão conjunta do blog Reino de Caíssa e da Federação Paraibana de Xadrez. 

De início, reparem que podemos destacar vários nomes com resultados relevantes em 2014. 

Assim foi com o MN Evandro Rodrigues, vencedor do I IRT AXCV e do Campeonato Paraibano Absoluto, título mais cobiçado no nível estadual, entre todos os nossos enxadristas. 

No mesmo norte, lembramos de Francisco Dantas, que foi o campeão da Copa AXCV, evento realizado por meio de matches eliminatórios entre sócios da AXCV. 

E Luiz Antonio Tomaz? O nosso "Carlsen Paraibano", de apenas 16 anos, conseguiu vencer o II IRT AXCV, somando 54 pontos de Elo e teve uma vitória histórica contra o MF Paulo Jatobá, no Aberto do Brasil Taça Cidade de João Pessoa, em agosto.

Também merece menção honrosa o MF Luismar Brito, vencedor do Troféu de Campeão dos Ativos AXCV, com 4 títulos, além de ter sido o campeão do Aberto do Brasil de Aracaju, em maio, e do III IRT AXCV, em setembro.

Outro enxadrista nosso que teve um bom ano foi Marcos Valério, que obteve considerável melhoria no seu Elo FIDE, após conseguir relevantes performances nos torneios que disputou, a exemplo do Nordestão, quando conseguiu a melhor colocação de um paraibano na prova.

Podemos lembrar ainda de Antonio Dutra, com boa frequência nos torneios realizados pela AXCV e vencedor recorrente dos prêmios oferecidos aos jogadores com Elo até 1900. Conseguiu importante triunfo ao vencer o I Torneio do Circuito de Xadrez de Guarabira, em maio.

Devemos registrar também a boa performance de Nelson Justino, que apareceu nos eventos com mais assiduidade a partir do 2º semestre e demonstrou força suficiente para disputar as melhores colocações nos torneios que jogou. No III Master Paraíba conseguiu fazer boa figura, com bons combates contra fortes adversários do nosso xadrez, o que lhe rendeu o sexto lugar na prova e a projeção de um ótimo rating inicial de Elo FIDE RPD.

E por falar em Master Paraíba, como não citar Douglas Torres? Ele conseguiu ser bicampeão naquele que pode ser considerado talvez o mais forte torneio entre paraibanos que vem sendo realizado no nosso Estado nos últimos anos. Considerando sua performance nas duas últimas edições, lá se vão 18 partidas invictas consecutivas, contra boa parte da elite do xadrez paraibano!

Pois é... Vejam que todos merecem ser destacados e talvez um ou outro nome, com resultados de menor notoriedade, possam não ter sido lembrados. Porém, segundo avaliação do blog Reino de Caíssa e da FPbX, todas as conquistas mencionadas, ainda que bastante relevantes, foram, no mais das vezes, feitos pontuais dos enxadristas, que, em certos momentos do ano, obtiveram notoriedade.

Nesse sentido, um nome foi extraído do rol dos jogadores paraibanos mais atuantes em 2014, exatamente por sua maior consistência na obtenção de resultados ao longo do ano, ainda que, pontualmente, não tenha alcançado nenhum título de maior peso. Portanto, o nosso escolhido para Enxadrista do Ano na Paraíba foi DORIEDSON LEMOS!

Doriedson teve como mérito maior sua grande assiduidade nos eventos da AXCV, sempre obtendo boas colocações. Ele foi o campeão do Circuito Ivo Bichara de Xadrez Blitz, que contou com 6 torneios classificatórios e com a fase final, sendo esta disputada por 6 jogadores. Num dos eventos classificatórios, o 5º da série, Doriedson foi o campeão, com 9 pontos em 9 possíveis. 

Já em relação aos Ativos AXCV, foram realizados 15 torneios, com Doriedson chegando entre os 3 primeiros em 10 ocasiões! A melhor performance entre todos os participantes dos Ativos. Para se ter uma ideia desse feito, o segundo lugar nesse critério obteve apenas 5 participações no pódio. 

Doriedson só foi superado em títulos dos Ativos por Luismar Brito, que alcançou 1 triunfo a mais. Mas devemos fazer uma ressalva. No VII Ativo AXCV, ocorrido em maio, Doriedson chegou em primeiro lugar, junto com mais 3 jogadores e teve melhor critério de desempate, entre eles. Só não ficou com o título, porque o Regulamento previa uma disputa extra entre aqueles que chegassem em primeiro.

E sabe quem Doriedson venceu na fase inicial desse Ativo? Ninguém menos do que o badalado MI Yago Santiago, que visitava a AXCV na ocasião. No torneio de desempate de blitz, Doriedson venceu de novo Yago! Apesar desse feito incrível, ele não conseguiu o título por ter sido superado por Carlos Capivara, campeão desse Ativo.

Estamos convictos, portanto, que 2014 foi um ano que fez despontar com maior força a ascensão de Doriedson no cenário enxadrístico paraibano, fazendo-nos crer que, em qualquer competição realizada hoje na Paraíba, ele é um nome certo para figurar entre os principais favoritos ao título.

Por fim, vale lembrar que Doriedson teve prejudicada sua participação em alguns IRT's da AXCV e no Campeonato Paraibano, por faltas em rodadas, em decorrência de seus compromissos pessoais ou profissionais. Também não esteve presente no III Master Paraíba, por causa de uma viagem previamente agendada. Se estivesse por inteiro nesses torneios, não temos dúvidas de que Doriedson poderia ter alcançado um ano de 2014 com muito mais brilho.

Por toda essa exposição é que o blog Reino de Caíssa e a Federação Paraibana de Xadrez creditam a Doriedson Lemos o título de Enxadrista do Ano na Paraíba, em 2014! Parabéns!


DORIEDSON LEMOS
ENXADRISTA DO ANO NA PARAÍBA

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Como foi 2014 no Reino de Caíssa - Parte 4

No início de julho demos destaque a mais um triunfo da campeã mundial feminina de xadrez, a chinesa Hou Yifan, que venceu a 5ª etapa do Grand Prix Feminino da FIDE, com 9 pontos em 11, abrindo 2 pontos sobre a segunda e a terceira colocadas da competição. Na matéria, mais uma vez traçamos um paralelo entre os dois jovens que reinam no xadrez mundial na atualidade: Carlsen, pelo masculino, e Yifan, pelo feminino.


No dia 20 divulgamos o resultado do II IRT AXCV 2014, vencido pelo jovem Luiz Antonio Tomaz, com 4 pontos em 5 possíveis. O talentoso enxadrista paraibano superou adversários melhores qualificados no ELO e, com seu triunfo, somou 54 pontos no seu rating FIDE, consolidando sua condição de um dos melhores jogadores do nosso Estado. Estiveram no IRT, 15 enxadristas. Foram distribuídos 1.100 reais em prêmios, mais troféu e medalhas. O vice-campeão foi Doriedson Lemos, seguido por Marcos Valério.



Em agosto, noticiamos a vitória do cearense Matheus Cavalcante Ribeiro no Aberto do Brasil Taça Cidade de João Pessoa, realizado no Hotel Littoral, sob a organização da CBX e apoio da Prefeitura de João Pessoa. Na matéria, mostramos fotos de todos os premiados até a 20ª colocação. Também destacamos a campanha do pernambucano Rafael Cabral, que era líder na última rodada, mas foi vencido por Matheus e chegou na segunda posição.



No dia 13, o blog destacou o anúncio da aposentadoria da maior representante do xadrez feminino de todos os tempos, a GM húngara Judit Polgar, que, aos 38 anos e quase 25 anos no topo do ranking de seu gênero, se despedia dos tabuleiros nas Olimpíadas de Tromso, na Noruega, sua última competição oficial. No dia 15, voltamos a abordar a retirada de Polgar do xadrez competitivo, desta vez mostrando 2 vídeos trazidos pelo site Chessbase, que retrataram confrontos históricos entre a escolhida de Caíssa e os 2 K's famosos: Karpov e Kasparov.



No dia 14, divulgamos o resultado das Olimpíadas de Tromso e analisamos a participação brasileira na competição, cuja equipe masculina ocupou a 22ª posição na classificação final e a equipe feminina terminou no 44º posto. Os brasileiros que obtiveram melhores desempenhos em seus gêneros foram o GM Alexandr Fier e a WIM Vanessa Feliciano.



No dia 16, depois de uma extensa cobertura do blog, ao longo do mês, publicamos fotos dos vencedores das Olimpíadas de Tromso, na Noruega, vencidas pela equipe chinesa, no masculino, e pela equipe russa, no feminino. Também mostramos imagens de grandes nomes do xadrez mundial, que estiverem presentes neste que é o maior acontecimento da modalidade, no mundo.



No dia 31, trouxemos o resultado do Nordestão 2014, realizado, no Recife. O campeão foi o MI Yago Santiago, que chegou na rodada final igualado com Herbert Carvalho, com 5,5 pontos. O empate entre ambos favoreceu Yago, que se saiu melhor nos critérios de desempate. Destacamos também a boa participação de Vitor Firmo (RN), Marcos Valério (PB) e Petrov Baltar (PB).



O mês de setembro começou com uma da melhores matérias já postadas aqui no blog, por sua importância histórica! No torneio de Sinquefield, em Las Vegas, Caruana assombrava o mundo do xadrez ao cravar 6 vitórias seguidas num evento da elite do xadrez mundial. Era algo da magnitude dos feitos do lendário Bobby Fischer. A matéria comentou o que ainda poderia se esperar de Caruana na competição e no futuro próximo do cenário do xadrez mundial.




No dia 3, voltamos a falar de Caruana, em Sinquifield, desta vez para informar sua sétima vitória seguida e para traçar um paralelo entre esse espetacular desempenho do GM italiano e as performances de Karpov, em Linares (1994) e de Fischer (no início da década de 70). Também mostramos a expectativa gerada, naquela ocasião, pelo próximo adversário de Caruana na competição: ninguém menos do que Magnus Carlsen!



E no dia 4, como não poderia deixar de ser, divulgamos o resultado do confronto Carlsen x Caruana: empate! Um placar que pôs fim à série histórica de triunfos de Caruana em Sinquefield, mas que lhe garantiu o título, com 2 rodadas de antecedência. Reputamos que a vitória moral coube ao norueguês, que, afinal de contas, interrompeu a caminhada de vitórias do italiano. O mundo, porém, começava a projetar um inevitável encontro de ambos, no futuro não muito distante, na luta pela supremacia do xadrez mundial.



No dia 7, noticiamos como foi o II Torneio Norte-Nordeste de Xadrez Blitz de Campina Grande, realizado no Shopping Partage, com a participação de 57 jogadores e direção de Carlos Capivara e João Tejo. O vencedor foi o alagoano José Ferreira Azevedo, que somou 11 pontos em 13 possíveis. O destaque foi a delegação da Academia Damasceno de Xadrez, de Natal (RN), que compareceu em grande número, maior até que a quantidade de representantes dos anfitriões paraibanos.

Quem foi o Enxadrista do Ano na Paraíba?


Amanhã, no último dia do ano de 2014, vamos conhecer quem foi o Enxadrista do Ano, na Paraíba, numa decisão conjunta do blog Reino de Caíssa e da Federação Paraibana de Xadrez. Aguardem!

Como foi 2014 no Reino de Caíssa - Parte 3

No dia 3 de abril publicamos aqui no blog a partida jogada por Joaquim Virgolino, na simultânea concedida pelo campeão Magnus Carlsen, em Caxias do Sul, num raro e espetacular momento do xadrez paraibano. E olha que Joaquim não fez feio não! Até poderia ter complicado as coisas para Carlsen, se tivesse jogado 22...Txf2. Confira na matéria!



A vitória do MN Evandro Rodrigues no I IRT AXCV 2014 foi notícia no dia 6. Este foi o primeiro dos 4 IRT's programados no ano pela AXCV e distribuiu 1.100 reais em prêmios, mais troféus e medalhas.






No dia 20 postamos matéria sobre a excelente participação do MI pernambucano Yago Santiago no Aberto de Mar del Plata, evento tradicional argentino, que, na sua 45.ª edição, contou com 212 jogadores de 8 países, dentre os quais 6 GM's e 18 MI's. Yago chegou liderando na última rodada e, como acabou vencido, ocupou a terceira colocação na classificação final, o que preservou sua grande performance na competição e lhe manteve numa trajetória ascendente em busca da titulação de grande mestre.



No mesmo dia demos destaque à vitória folgada da campeã mundial de xadrez feminino, a GM chinesa Hou Yifan, na 4ª etapa do Grand Prix Feminino da FIDE, realizado na Rússia, onde traçamos um paralelo entre a liderança que exerce Yifan no seu gênero, assim como Carlsen o faz no xadrez masculino.




No dia 21 lançamos aqui um desafio e uma proposta de realizar aquele que seria o maior tira-teima da história do xadrez paraibano, com a realização de um torneio fechado com 20 nomes de grande expressão do nobre jogo em nosso Estado. A ideia, apesar de difícil execução, haveria de ser concretizada no dia 26 de abril de 2015, data comemorativa dos 70 anos de Fernando Melo, decano e mais respeitado nome do xadrez paraibano dos últimos tempos.




No dia 27 trouxemos aos leitores o resultado final do XVII Torneio de Xadrez Cidade de Esperança, promovido pelo abnegado Joaquim Virgolino, que neste ano, homenageou o editor do blog Reino de Caíssa, Fernando Sá. O campeão foi novamente o MI Yago Santiago, seguido pelos MF's Vinícius Tiné e Francisco Cavalcanti. Participaram da prova 43 jogadores, dentre os quais alguns dos principais nomes do xadrez nordestino.




Em maio reportamos aqui o resultado do Capivaras' Day, ocorrido em Mossoró, em comemoração ao aniversário do Dr. Gildivan Carneiro. Foi uma bela festa que agradou em cheio aos presentes, mostrando que essa motivante maratona de xadrez, realizada em um único dia, veio mesmo para ficar. Ao final, a expectativa gerada já era para o próximo Capivara's Day, que haverá de ser realizada em maio de 2015, certamente com sucesso ainda maior, impulsionado pelo fantástico entusiasmo de Dr. Gildivan.




No dia 11 noticiamos no blog o mais espetacular Ativo já realizado na AXCV. E não foi só pela presença inédita e marcante do MI Yago Santiago, que por si só, já valorizava de modo singular o evento. É que foi travada uma batalha hercúlea entre Yago, Carlos Capivara (também pela primeira vez conosco) e Doriedson Lemos, num torneio final de desempate para se definir o campeão do Ativo. O destaque maior foram as 2 vitórias de Doriedson frente ao mestre pernambucano, que não conseguiu superar o talentoso enxadrista local, mas ainda assim, conseguiu vencer o Ativo.

No dia 18 foi divulgado o resultado final do Aberto do Brasil de Fortaleza - XIX Memorial Cel. Chico Alves, que foi vencido pelo GM Neuris Delgado (PAR). O evento contou com 104 jogadores e garantiu o sucesso desta tradicional prova do xadrez cearense e nordestino.

Em junho, o blog registrou o título de campeã brasileira de xadrez feminino, alcançado pela WIM Vanessa Feliciano, em Blumenau (SC). Com o feito, Vanessa conquistou o tetracampeonato nacional de sua categoria (2009, 2010, 2013 e 2014).



Nesse mês, demos também ampla cobertura ao Norway Chess 2014, que, pela segunda vez consecutiva, teve como campeão e vice-campeão, os GM's Sergey Karjakin (RUS) e Magnus Carlsen (NOR). A postagem trouxe a classificação final do evento, disputado por 10 nomes da elite do xadrez mundial.



No dia 21 relatamos a grande conquista de Magnus Carlsen, que, além de campeão mundial de xadrez clássico, conseguiu vencer também os mundiais de xadrez rápido e blitz, realizados em Dubai, nos Emirados Árabes! Estiveram presentes 113 jogadores de 42 países, dentre os quais 97 GM's! Dizíamos na matéria que o incrível feito de Carlsen, com então 23 anos de idade, consolidava sua condição de maior estrela da geração atual do xadrez mundial.