quinta-feira, 31 de julho de 2014

Chegou a hora do Aberto de João Pessoa!


Tudo pronto para o 
Aberto do Brasil Taça Cidade de João Pessoa! 

Sob o comando do competente AI Élcio Mourão, o torneio começa nesta sexta-feira, nas confortáveis instalações do Hotel Littoral, na praia do Cabo Branco, que mais uma vez, na pessoa de sua gerente de eventos, Rita de Fátima, e de sua equipe, se esmera em propiciar excelentes condições para um grande evento do nosso xadrez. 

O número de inscritos já chega a 76, representando 7 Estados da Federação e 1 país estrangeiro, assim distribuídos: Bahia (5), Ceará (4), Paraíba (29), Pernambuco (8), Rio Grande do Norte (23), Rio Grande do Sul (1), São Paulo (5) e Espanha (1).

O congresso técnico está marcado para às 13 horas e a primeira rodada para às 14 horas. 

A competição, em 6 rodadas, vai até domingo e conta com o apoio da Federação Paraibana de Xadrez e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Acompanhe pelo chess-results (link)

O incrível Axel Bachmann!

Fonte: Chessbase

Quem é o maior nome do xadrez sul-americano da atualidade? Não temos a menor dúvida de que a resposta é: GM Axel Bachmann, do Paraguai! O que esse jovem de 24 anos vem conseguindo nos últimos meses certamente o credencia para um futuro promissor, acima da casa dos 2700 de Elo!

Ontem, Bachmann se sagrou campeão do V Campeonato Ibero-americano Individual Absoluto, realizado em Linares, na Espanha (o único brasileiro presente, o GM Gilberto Milos fez uma boa campanha e terminou em 5º lugar, com 6 pontos). 

Foram 9 rodadas de um torneio que contou com 82 participantes de 20 nações, sendo 15 GM's, 19 MI's, 16 MF's, 2 WGM's e 2 WMI's. O pré-ranqueado número 1 era exatamente Axel Bachmann, com Elo de 2652! Ele terminou a competição invicto jogando somente contra titulados e somando 7,5 pontos, com 6 vitórias e 3 empates (link). 

O incrível GM paraguaio acrescenta, assim, mais um título relevante ao seu repertório recente de conquistas, após ter sido também o campeão do Open de Rochefort, na França, e do Golden Sands, na Bulgária, realizados no primeiro semestre deste ano. 

Fonte: site da FIDE
Para se ter uma ideia do que Bachmann vem conseguindo ultimamente, basta observar o gráfico ao lado, que mostra a evolução do seu rating. Ele saltou de 2545 pontos em dezembro de 2013, para 2644 pontos, atualmente. Foram praticamente 100 pontos conquistados em 7 meses! Portanto, convém que fiquemos atentos, pois o nosso continente tem um astro dos tabuleiros em ascensão! Salve o GM Axel Bachmann!

terça-feira, 29 de julho de 2014

Como tem xadrez nos próximos meses!


Nos próximos meses tem torneio para todos os gostos na nossa região! Vejam a seguir uma lista de alguns desses eventos de que temos conhecimento. Para quem gosta de viajar e curtir a atmosfera do xadrez é só se programar. Boa viagem e, claro, boas partidas!

1 a 3 de agosto – Aberto do Brasil - João Pessoa

10 de agosto – 2º Ativo do Circuito de Xadrez – Guarabira

16 de agosto – 4º Blitz do Circuito Ivo Bichara – João Pessoa

29 a 31 de agosto – Nordestão – Recife

6 de setembro - II Relâmpago Norte-Nordeste de Campina Grande

12, 13 e 14 de setembro – Aberto do Brasil de Porto Seguro

19 a 21 de setembro – Aberto do Brasil – Juazeiro do Norte

21 de setembro – V Torneio Aberto de Alagoa Grande

26, 27 e 28 de setembro – III IRT AXCV – João Pessoa

18 a 26 de outubro – Continental 2014 – Pipa/RN

28, 29 e 30 de novembro – Campeonato Paraibano de Xadrez

Aniversário de Francisco Cavalcanti


29/07/2014 
Aniversário do MF FRANCISCO CAVALCANTI, o Chiquinho!
Um dos maiores nomes da história do xadrez paraibano.
PARABÉNS!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Definidos os jogos da Semifinal da Copa AXCV


Já está definida a fase Semifinal da COPA AXCV. Após a desistência de Jefferson Pereira, a vaga que restava ficou com Fábio Jales (foto), que já vinha liderando o match entre ambos, após sua vitória na primeira partida. Os confrontos seguintes ficaram assim:
Doriedson Lemos x Francisco Dantas
Antônio Dutra x Fábio Jales
 Esses matches precisam ser disputados entre os meses de agosto e setembro. Os vencedores jogarão a final em outubro, em busca do prêmio de 300 reais e vaga no Master Paraíba do final do ano.

Davi Sales vence IRT Potiguar!

Davi Sales (d) contra Doriedosn Lemos no IV IRT APX
(Fonte: facebook de Doriedson Lemos)

Numa campanha impecável, o cearense Davi Sales Pinheiro (Elo 1988) venceu o IV IRT APX - Elo < 2050, que terminou ontem, em Natal, com a participação de 22 jogadores. Davi venceu todas as partidas que disputou e, com 5 pontos, sagrou-se campeão invicto do torneio, angariando mais 48 pontos de rating! O vice-campeão foi o potiguar Lucca Lucas Xavier (Elo 1989), com 4 pontos. O nosso Doriedson Lemos (2024) ficou com a terceira posição, com 3,5 pontos. Os outros 2 paraibanos não tiveram bom desempenho. Antônio Dutra ficou com a 15ª posição, com 2 pontos, e Luiz Antônio Tomaz, vencedor do recente IRT AXCV, ocupou apenas a 20ª posição, somando 1 ponto e participação somente em 3 rodadas. A classificação final está no chess-results (link). 

domingo, 27 de julho de 2014

Campina terá grande evento de Blitz!

No dia 6 de setembro deste ano Campina Grande terá mais uma vez o Torneio Norte Nordeste de Xadrez Relâmpago, em sua segunda edição. O evento tem a direção de Carlos Capivara e de João Tejo e será válido para rating FIDE de Blitz. O patrocínio é do Partage Shopping, que sedia a competição. Serão distribuídos R$ 3.000,00 reais em prêmios. Confira mais detalhes no folder abaixo.


sábado, 26 de julho de 2014

É grande a adesão ao Aberto de João Pessoa!


Estamos a pouco menos de uma semana para o início do Aberto do Brasil Taça Cidade de João Pessoa e já é grande a adesão de jogadores para o evento. Até agora existem 41 inscritos, de 7 Estados da Federação. Esse número deve aumentar bem, até o início do torneio. As inscrições, a pedido dos enxadristas, foram prorrogadas até o dia 31/07. O Aberto, que tem a organização da CBX e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, será realizado no Hotel Littoral, na praia de Cabo Branco. Confira a lista atual dos inscritos abaixo, disponibilizada pelo AI Élcio Mourão, e acompanhe a sua evolução pelo chess-results (link).


O valioso presente de Paiva!

Recebemos hoje na AXCV a visita do Médico, Vereador de João Pessoa e enxadrista Dr. Luiz Flávio Medeiros Paiva, que, para nossa alegria, nos brindou com a mais nova edição do tradicional e universal livro Informador, trazido diretamente de Nova Iorque, por Paiva. Nessa edição 120, a obra traz na sua capa uma homenagem à Copa do Mundo do Brasil e por isso mesmo se reveste de valor histórico para nós brasileiros. Paiva, que participará do Aberto de João Pessoa, no próximo final de semana, também fez questão de adquirir para si um exemplar do "Informador do Brasil", a fim de enriquecer ainda mais sua rica e conhecida biblioteca de xadrez. Com generosidade, assim ele nos dedicou o valioso presente: "Para Fernando Sá de Melo, por sua divulgação do xadrez paraibano. Luís Flávio." Obrigado, mestre Paiva! 

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Bahia promove o 4º Grand Prix 21


Com boa adesão de jogadores (ver quadro abaixo), a Bahia promove neste sábado, o 4º torneio ativo do Grand Prix 21. O torneio oferece R$ 400,00 reais em premiação, troféus, medalhas, além de sorteio de brindes dos apoiadores Consiste Consultoria e Sigma Relógios.


O horário limite de inscrição é até às 14:hs. Todos os participantes devem estar devidamente filiados à FBX. O pagamento da anuidade 2014 também pode ser feito no momento da inscrição. Confira no quadro acima mais detalhes desse importante evento, que vem movimentando o xadrez baiano e tem no comando o dinâmico Marcone Fiuza. Nossos votos de sucesso para o Grand Prix.


Começou o IRT da APX!

(foto de arquivo)
Começou hoje no Aeroclube de Natal o IV IRT da Academia Potiguar de Xadrez, para jogadores com Elo até 2050. Participam da prova 29 jogadores de 3 Estados: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. O evento, sob a direção e arbitragem do AF Igor Macedo, será disputado em 5 rodadas, até o próximo domingo e faz parte do circuito de IRT's de preparação para o Continental das Américas, que ocorrerá na Praia de Pipa, em outubro próximo. A  Paraíba está muito bem representada nesse IRT, com Doriedson Lemos, Luiz Antônio Tomaz (foto) e Antônio Dutra, 3 enxadristas que têm se destacado no nosso Estado com várias conquistas recentes. Boa sorte para eles! O evento pode ser acompanhado pelos chess-results (link).

Dantas está na semifinal da Copa AXCV

Dantas é semifinalista da Copa AXCV (Foto de arquivo)

Pelas quartas-de-finais da Copa AXCV, Francisco Dantas venceu a segunda partida do match contra Sílvio Sá, no último domingo, e definiu o confronto a seu favor, por 1,5 x 0,5.  Com o resultado, Dantas passou para a semifinal da Copa e enfrentará agora Doriedson Lemos. Quem também já está classificado para a semifinal é Antônio Dutra, que espera a definição do match entre Jefferson Pereira e Fábio Jales, para conhecer seu próximo adversário. No momento, Jales está vencendo o match por 1x0. As semifinais serão disputadas entre os meses de agosto e setembro. O vencedor receberá 300 reais e garante classificação para o Master Paraíba do final do ano.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

II IRT AXCV já na FIDE!

O II IRT AXCV 2014 já foi submetido para a FIDE, com dados do torneio e partidas em PGN disponíveis no site da entidade. Confira no link da imagem abaixo:


Dia 16 de agosto tem Blitz na AXCV

No dia 16/08, a partir das 15 horas, acontecerá na AXCV o 4º torneio do CIRCUITO IVO BICHARA DE XADREZ BLITZ (5 minutos). 

Lembramos que o circuito é composto de SEIS TORNEIOS a serem jogados até o final do ano, sendo um a cada bimestre.

Cada torneio terá 9 rodadas pelo Sistema Suíço, podendo haver ajustes, em função da melhor adequação da disputa, dado o número de participantes.

A inscrição em cada torneio é de 10 reais para Sócios AXCV e 20 reais para não sócios.

Ao final da série, os 6 jogadores com rating acima de 1900 que acumularem mais pontos, estarão classificados para a Etapa Final do Grupo A. Os 6 jogadores com rating abaixo de 1900 que acumularem mais pontos, estarão classificados para a Etapa Final do Grupo B.

As finais de cada Grupo serão jogadas no Sistema Round Robin, dupla volta. Confira aqui, como será a premiação do Circuito.

Abaixo, trazemos a classificação acumulada do Circuito até o momento.


Aniversário de Carlos Kalloka



24/07/2014 
ANIVERSÁRIO DE
CARLOS KALLOKA (PE)
PARABÉNS!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Adeus ao mestre Ariano Suassuna


Hoje estamos todos mais tristes com o falecimento do genial e querido escritor Ariano Suassuna... Nossa homenagem ao autor do célebre 'Auto da Compadecida', através da sua foto ao lado de um dos mais destacados enxadristas da Paraíba, Arthur Olinto...
Adeus, grande mestre!

Aniversário de Judit Polgar

Hoje é o aniversário de Judit Polgar...
E ninguém melhor para celebrar do que ele! 
Fala aí, Joaquim Virgolino:

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Aniversário de Nicolau Leitão


21/07/2014 
ANIVERSÁRIO DE
NICOLAU LEITÃO (MA)
PARABÉNS!

Aniversário de Marcius Brandão


21/07/2014 
ANIVERSÁRIO DE
MARCIUS BRANDÃO (CE),
PARABÉNS!

Guarabira - 2º Torneio do Circuito de Xadrez


domingo, 20 de julho de 2014

Tomaz é campeão do II IRT AXCV!

D. Ana e seu netinho Daniel Arnaud premiam Tomaz, campeão do II IRT AXCV 2014

Na postagem anterior, dizíamos que Sérgio Murilo liderava de forma isolada o II IRT AXCV, após três rodadas, mas que a disputa ainda estaria em aberto, com o campeão a ser conhecido somente no final do torneio. 

E assim foi! Após vencer Murilo e empatar com Haskin, o vencedor do torneio foi Luiz Antônio Tomaz, que somou 4 pontos, obtendo melhor desempate do que o vice-campeão Doriedson Lemos. O terceiro lugar foi Marcos Valério e o quarto lugar Zachary Haskin. 

Todos foram premiados, respectivamente, com R$ 400,00 (+troféu), R$ 300,00 (+medalha), R$ 200,00 (+medalha) e R$ 100,00 (+medalha). O melhor por faixa expecial de rating (até 1900) foi Antônio Dutra, que recebeu R$ 100,00 (+medalha).

Chegamos, assim, ao final do segundo IRT AXCV do ano, com a sensação de mais um dever cumprido. A meta agora é realizar o terceiro torneio desta série, em princípio, na quinzena final de setembro. 

Por ora, vale curtir esse bem sucedido II IRT, que confirma a ascensão de Tomaz no cenário do xadrez paraibano. Só nesse torneio ele somou mais 54 pontos no seu Elo! Foi mesmo uma bela campanha! Parabéns ao jovem campeão!

Confira abaixo a classificação final e uma seleção de fotos da competição.





































sábado, 19 de julho de 2014

Sérgio Murilo lidera IRT AXCV

Foto da 2ª Rodada do II IRT AXCV

O II IRT AXCV chega a sua 4ª rodada com a liderança isolada do pernambucano Sérgio Murilo, com 3 pontos, seguidos por Zachary Haskin e Luiz Antonio Tomaz, com 2,5 pontos. Valério, Cavalcanti, Jefferson e Doriedson surgem na sequência, com 2 pontos. Na rodada da manhã deste domingo, que começa às 8 horas, teremos combates decisivos nas 3 primeiras mesas, com Tomaz x Murilo, Valério x Zachary e Doriedson x Cavalcanti. Tudo, porém, ainda está indefinido. Somente após a rodada final, que começa às 14 horas é que conheceremos mesmo o campeão deste disputado IRT. Acompanhe pelo chess-results (link).

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O IRT e uma palavra sobre a inscrição!

Começou o II IRT AXCV na noite desta sexta-feira, com a participação de 15 enxadristas, o que corresponde ao mesmo número do I IRT AXCV realizado em abril deste ano. O torneio pode ser acompanhado pelo chess-results (link).

Decerto que poderíamos ter uma maior adesão de jogadores, principalmente pela possibilidade de movimentação do rating CBX e FIDE. 

Contudo, uma palavra, ao nosso ver, há de ser registrada, referente à taxa de inscrição do IRT, que, pelo seu valor, pode ser um empecilho para alguns. Desde o início deste ano que temos divulgado nossa estratégia de valorizar a participação dos enxadristas como sócios da AXCV. Por isso, que, ao custo de uma mensalidade de 25 reais, a participação deles nos 4 IRT's previstos no ano está isenta de inscrição. Para os demais interessados, portanto, a taxa precisa ser maior do que o correspondente ao valor de 3 mensalidades, como forma de justificar e incentivar a figura do sócio. Nesse sentido, a taxa dos IRT's para os não sócios ficou fixada, desde janeiro, em 90 reais.

Não custa lembrar que um torneio assim tem custos diversos, como altas taxas de oficialização, aquisição de troféus e medalhas e valores para premiação em espécie, minimamente convidativos!

Essa argumentação é imperativa agora em face do que ocorreu hoje quando dois estimados amigos enxadristas, de fora da Paraíba, surpreenderam-se com o valor da inscrição.

E o mais grave foi que ambos, para nossa tristeza, acabaram desistindo de participar do IRT, quando no Congresso de abertura foi lembrado o horário da 2ª rodada, marcada  para a manhã deste sábado, o que frustou a expectativa dos mesmos, crentes que tal rodada seria na tarde, como é mais usual nos torneios de 5 rodadas de finais de semana.

Lamentamos o episódio, mas aproveitamos a ocasião para destacarmos o quão importante é ler com atenção o regulamento e as notícias dos torneios que divulgamos.

Esperamos não ter causado má impressão aos nossos visitantes, desejando poder contar com eles numa outra oportunidade.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Vai começar o II IRT AXCV

Tudo pronto para o II IRT AXCV, que começa às 19 horas desta sexta-feira, dia 18, na AXCV, situada na Avenida Umbuzeiro, 52, Manaíra. 

O torneio, em 5 rodadas, será válido para rating CBX e FIDE de xadrez clássico e terá premiação total de R$ 1.100,00, distribuída conforme abaixo:


1º Lugar: R$ 400,00 + Troféu
2º Lugar: R$ 300,00 + Medalha
3º Lugar: R$ 200,00 + Medalha
4º Lugar: R$ 100,00 + Medalha
Melhor jogador Rating < 1900: R$ 100,00 + Medalha

A inscrição é de 90 reais e pode ser paga até às 18:30 hs da sexta-feira. Os sócios da AXCV são isentos. 

O torneio deve contar com boa parte dos sócios da AXCV, mais pode ter também a adesão de outros enxadristas, a exemplo do pernambucano Sérgio Murilo e do norte-americano Zachary Haskin, que já fizeram suas inscrições.
Todos os participantes precisam estar em dia com a anuidade da CBX e portar relógio e jogo de peças.

Mais detalhes estão no link do Regulamento, na coluna ao lado.


Sérgio Murilo (PE) estará no II IRT AXCV...

...assim como Zachary Haskin (EUA)