segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Resultado do Pan de Sêniors em SP

GM WALTER BROWNE (EUA)  E MI HERMAN CLAUDIUS (BRA)
Campeão e Vice-campeão do Panamericano Sêniors 2014 (+65)

Terminou ontem no Clube de Xadrez São Paulo o Panamericano de Sêniors 2014, realizado pela CBX, sob a arbitragem do incansável AI Élcio Mourão.

Na Categoria +50 participaram 30 jogadores, dentre os quais os MF's nordestinos Luismar Brito (PB) e Roberto Andrade (RN). O pré-ranqueado número 1 foi o MI canadense David Cummings, que fez um torneio impecável, tornando-se campeão com 7,0 pontos em 7 possíveis. Com essa conquista, Cummings (na foto ao lado, com o GM Darcy Lima, Presidente da CBX) deve ter obtido norma de GM, segundo as regras prévias para o evento divulgada pela CBX. 

Na sequência, chegaram o MF Ivan Nogueira (2º), MI Edson Tsuboi (3º) e MF Roberto Assunção, todos com 5 pontos, o que, cremos, assegurou norma de MI para Nogueira. Os nordestinos Luismar e Roberto Andrade ocuparam a 5ª e 8ª colocação, respectivamente, ambos com 4,5 pontos.

Já na categoria +65, estiveram presentes 13 jogadores. O primeiro da lista também foi o vencedor do torneio, com 6,5 pontos em 7 possíveis. Estamos falando do GM australiano, naturalizado americano Walter Browne, a maior sensação desse Panamericano, seis vezes campeão nacional dos Estados Unidos. O segundo lugar foi a lenda viva do xadrez brasileiro, o MI Herman Claudius, que somou 6,5 pontos, inclusive empatando com Browne na 3ª rodada. A terceira posição foi ocupada por Martim Afonso de Haro, que fez 4,5 pontos e superou nos critérios de desempate Marcio Netto Baeta e o MF Lincoln Lucena. Acreditamos que Haro, pelas regras da competição, deve ter conquistado o título de Mestre FIDE!

A classificação final dos eventos estão no chess-results (+50) e (+65). A seguir, fotos de alguns dos premiados com Darcy Lima, obtidas do facebook de Herman Claudius, a quem pedimos aqui a licença da publicação.

Browne e Darcy

Herman e Darcy

Netto Baeta e Darcy

Martim de Haro, Darcy e Dirk Dagobert

Roberto Andrade e Darcy

Luismar e Darcy



Nenhum comentário:

Postar um comentário