terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Como foi 2014 no Reino de Caíssa - Parte 1

Hoje vamos começar a mostrar aos nossos leitores um resumo das principais notícias do ano de 2014 no blog Reino de Caíssa, que tem como objetivo maior a divulgação e promoção do xadrez nosso de cada dia! A matéria será dividida em 5 partes, para melhor acomodar os destaques desse movimentado ano do nobre jogo, seja a nível local, nacional ou internacional. Somente março ocupará uma postagem única, ante os grandes eventos ocorridos nesse mês. Venham juntos nessa caminhada pelo xadrez no ano de 2014. A viagem vai começar...


Em janeiro, demos destaque aqui ao encontro entre Magnus Carlsen e Bill Gates, o bilionário fundador de Microsoft, que arriscou uma breve partida de xadrez contra o campeão mundial. Carlsen, claro, venceu, mas o que valeu mesmo foi a bela promoção do xadrez, com a matéria ganhando destaque no mundo inteiro. 

Nesse mês, a excelente campanha de Aronian, no Tata Steel, que lhe rendeu o título do evento, também mereceu nossa atenção aqui no blog.

Começamos fevereiro com a comemoração do aniversário de 5 anos do Reino de Caíssa, trazendo para os nossos leitores aquela que reputamos como a mais bela página da história do xadrez, de que temos conhecimento, de autoria do intelectual paulista Hindemburg Melão Júnior. 

Um possível embate pelo título mundial entre Carlsen x Aronian foi matéria no blog, quando trouxemos uma reprodução da coluna semanal de xadrez de Fernando Melo, que opinou sobre a projeção que se fazia nessa época sobre esse provável encontro.  


A vinda de Carlsen ao Brasil se aproximava e causava grande rebuliço no xadrez nacional. Fizemos uma matéria com os comentários do GM Leitão e do MI Herman Claudius sobre o ineditismo da participação de um campeão mundial em um evento aberto. Também sobre Carlsen em Caxias do Sul, uma outra postagem mostrou a lista de inscritos do momento, reverenciando a oportunidade de participarmos de um mesmo torneio, no qual estava o atual campeão mundial de xadrez!


Por fim, comentamos uma fantástica entrevista de Kasparov, que, entre vários temas relevantes tratados pelo ex-campeão, mereceu nossa maior atenção a comparação que ele fez sobre Carlsen e Fischer, deixando-nos clara a percepção de que, segundo o russo, Fischer foi mesmo o grande nome da história do xadrez mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário