quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Sochi - Por que não houve jogo?

Empate no mais rápido confronto de Sochi até agora. Carlsen segue na frente. (Fonte: site oficial)

Para sermos sinceros, não entendemos muito bem o que aconteceu hoje em Sochi. A quatro partidas do fim do match, por que Carlsen, de brancas e fugindo de seu comportamento aguerrido, se contentou em repetir lances, em apenas 20 jogadas, abdicando de lutar por uma vitória, que, certamente, lhe deixaria muito próximo de manter o seu título de campeão mundial?

Ademais, o jogo, já sem as damas, tinha muito ainda a oferecer para o estilo do jogo do norueguês, que, cresce quanto mais simplificada está a partida.

Para Anand, o empate deve ter sido bem aceito e até procurado, pois estava de negras e novamente escolheu a Defesa Berlinense da Ruy Lopes, cujas chances de vitória são bem menores do que escolhas mais agudas, como a Siciliana. O indiano parece apostar todas as suas fichas nas partidas que ainda lhe restam conduzindo as brancas.

Ao nosso ver essa rápida divisão do ponto foi uma estratégia um tanto arriscada adotada pela equipe do campeão, que possivelmente avaliou satisfatoriamente a postura segura e confiante de Carlsen até aqui, ante um Anand melhor do que antes, mas que não se mostra tão capaz assim de oferecer fortes ameaças ao norueguês. 

Certa ou errada essa postura, o fato é que a vantagem é de apenas 1 ponto (5x4) para Carlsen, agora a 3 jogos do fim do match, com Anand tendo as brancas em duas oportunidades. 

Tudo bem que se Carlsen vencer o próximo confronto, que ocorre já nesta sexta-feira, praticamente arremata o duelo, mas, se triunfasse hoje, também seguiria tranquilo para cumprir o restante da tabela e manter a sua coroa.

O empate "sem jogo" de hoje foi o mais breve de Sochi até o momento e, de certo modo, inverteu os fatos de Chennai, quando essa estratégia aconteceu no início daquele match e não no seu final, como vemos agora em território russo. 

Se essa tendência persistir, vamos apenas esperar o dia 25, quando termina o match, para vermos Carlsen seguir reinando no xadrez mundial. E então, Anand? Vai deixar? 

Um comentário:

  1. Pois é. Só acho que o Anand à priori queria jogo. O fato da escolha da variante na espanhola, ao meu humilde enxergar não atrapalharia uma vitória, haja vista o Aronian jogou brilhantemente esta variante por duas vezes no torneio se não me falha a memória dos candidatos (uma delas contra Kramnik), e se deu bem. É Fernando vamos esperar a de hoje, ao meu ver decisiva para os planos do desafiante. Se uma vitória de Anand, tudo embola novamente (aliás seria justo, uma vez que a pixotada na partida 06 fora lamentável), uma vitória do Magnus Carsen, praticamente bota uma pá de cal nos planos do desafiante e consagra o campeão por mais um ano. Creio que ao contrário do que pareceu, este reinado não irá durar o que se imaginou. Abs. Zirpoli

    ResponderExcluir