sábado, 18 de outubro de 2014

FIDE Grand Prix - Gelfand e Caruana largam na frente

CARUANA X GELFAND, PELA 2ª RODADA DO FIDE GRAND PRIX DE BAKU (Foto: site oficial)

Na última terça-feira, dia 14, em Baku, capital do Azerbaijão, terminou o primeiro torneio do FIDE Grand Prix, uma série de 4 competições que classificará o campeão e o vice-campeão para o Torneio dos Candidatos de 2015.

O vencedor em Baku foi Boris Gelfand (ISR) que somou 6,5 pontos em 11 possíveis, com 3 vitórias, 7 empates e apenas 1 derrota. O segundo colocado foi a sensação do momento no xadrez mundial, o italiano Fabiano Caruana, que obteve  mesma pontuação do campeão, mas foi superado nos critérios de desempate. Decerto que o desempenho de Caruana foi louvável (4v, 5e, 2d), mas não deixa de ser notável o fato de que ele fez uma campanha, digamos, normal, dentro das possibilidades daqueles que habitam no rol dos Super GM's! Nesse torneio, ele, inclusive, perdeu 5 pontos do seu magnífico rating de 2844! Nada comparável ao seu espetacular torneio de Sinquefield, quando o italiano assombrou o universo caissiano, consolidando-se na segunda posição do ranking mundial e se aproximando muito do líder Magnus Carlsen, na força do Elo.

Gelfand e Caruana, portanto, largam na frente, na corrida pelas vagas do Candidatos 2015. A segunda etapa será já a partir do próximo dia 20, no Uzbequistão.


Fonte: chessbase.com

Fonte: chessbase.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário