quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Judit Polgar deixa o xadrez de competição!

GM JUDIT POLGAR (HUN), MAIOR ENXADRISTA DO GÊNERO FEMININO DA
HISTÓRIA, NAS OLIMPÍADAS DE TROMSO, SUA ÚLTIMA COMPETIÇÃO OFICIAL (FOTO: SITE OFICIAL)

"A notícia chegou como um raio no tempo sereno!" Assim se pronunciou o site Chessbase ao noticiar hoje a matéria do The Times, na qual foi anunciada a aposentadoria da GM húngara Judit Polgar, a maior representante do xadrez feminino em todos os tempos, que conquistou o título de GM aos 15 anos de idade. 

Agora, aos 38 anos de idade e quase 25 anos no topo do ranking no seu gênero, Judit abandona o xadrez de competição, mesmo ainda se mostrando forte o suficiente para ocupar uma posição entre os 100 melhores enxadristas do mundo, entre homens e mulheres. 

A lenda viva, e ainda jovem, do xadrez feminino, 65º lugar do ranking da FIDE, com Elo 2676, está disputando as Olimpíadas de Tromso, defendendo o seu país natal, a Hungria. Na competição que termina nesta quinta-feira, Judit somou até aqui 4,5 pontos em 6 possíveis (4v,1e,1d) e vem ajudando sua equipe a realizar uma excelente prova, ocupando a 2ª posição. 

Essa, portanto, há de ser a última vez que vemos a escolhida de Caíssa disputar um torneio oficial. Entre as razões que levaram Judit a tomar essa decisão, certamente o desejo de se dedicar mais à família e aos seus filhos foi fator preponderante, como já demonstrara em algumas ocasiões. Que seja feita, então, a sua vontade! 

Resta-nos agradecê-la por toda sua bela história no jogo dos reis, que pode celebrar aquela que foi e sempre será a sua maior rainha! Salve Judit Polgar!

Um comentário:

  1. Enfim chegou para Judit o inevitável momento de pendurar o trebelho... esta não deixa de ser uma despedida precoce, porque Judit, com tão-somente 38 anos de idade, poderia seguir competindo seguramente por pelo menos mais uma década, caso desejasse... no entanto, após permanecer durante tanto tempo na condição de melhor enxadrista feminina do mundo, e ao contrário de outros jogadores famosos que abandonaram as competições prematuramente, já não tem mais nada a provar a ninguém e agora pode, junto com sua família, gozar do tão merecido repouso destinado a quem deixou seu nome indelevelmente marcado na história do xadrez mundial. Salve, eterna rainha dos tabuleiros!

    ResponderExcluir