sexta-feira, 16 de maio de 2014

Paraíba tem xadrez no interior!

João Pessoa, Campina Grande, Esperança, Guarabira, Alagoa Grande, Patos... Pois é! O xadrez paraibano tem se mostrado forte em várias partes do nosso Estado. Ficamos muito bem impressionados em saber que também em outras localidades existem movimentos relevantes em prol do jogo dos reis.

É o que acontece, por exemplo, nas microrregiões do Seridó e do Curimataú paraibano, ambas localizadas a mais ou menos 200 km da Capital, onde lideranças da arte de Caíssa se unem e realizam a I Copa de Xadrez do Seridó e do Curimataú Paraibano, um evento amador que visa promover e disseminar a prática desse esporte nessa região, contribuindo para a melhoria das condições técnicas dos seus enxadristas e contornando, de algum modo, a falta de oportunidades dessas comunidades para jogar xadrez, em face da distância em relação aos eventos mais constantes realizados na Capital e nas suas imediações.

A organização dessa COPA interiorana fica por conta de uma equipe formada por um representante de cada cidade, composta por: Prof. Fagner (Baraúna), Prof. Genival (Picuí), Ronayde (Frei Martinho), Prof. Roberto (Sossêgo) e Roberto Wagner (Barra de Santa Rosa).

Segundo nos relatou o Prof. Fagner, na região não existem ainda nomes de destaque no xadrez, mas percebe ele que por lá encontra-se grande entusiasmo pelo jogo-arte-ciência, o que os motiva para buscarem sempre alavancar o xadrez nas suas cidades.

A COPA é composta de 4 etapas, conforme se observa na imagem acima. Em cada uma delas é realizada 7 rodadas, no ritmo de 15’ KO , no qual são premiados com troféus os cinco melhores de cada categoria (Geral, Sub-17 e Feminino)


Observa-se, assim, que já ocorreram 3 etapas, restando apenas o torneio de Sossêgo. O nosso amigo Fagner relata que a média de participantes tem sido de 40 enxadristas, de várias idades. As fotos a seguir, enviadas por ele, capturam um pouco desse boa energia do xadrez nessa região da Paraíba. 

Muito bom conhecer esse movimento! Parabéns, guerreiros de Caíssa! Gens Uma Sumus!




4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo reconhecimento Fernando, o xadrez vem ganhando força em nossa região e sua postagem foi o primeiro passo para entramos de cabeça no xadrez paraibano, valeu.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Fernando, aqui vai o nosso obrigado. O xadrez da nossa região agradece, quem sabe um dia não poderemos elencar os 12 melhores das regionais e então fazer um torneio fechado. Ou então ter um cada município para assim termos um verdadeiro Campeonato Paraibano (coisa muito difícil,rsrs). Sei que fazemos de tudo para jogar xadrez, essa arte adorada e milenar.

      Excluir