quarta-feira, 16 de abril de 2014

Coluna de Xadrez de 15.04 - Destaques

Confiram, a seguir, alguns destaques da coluna de xadrez de Fernando Melo, publicada ontem no jornal Correio da Paraíba.

-----------------------------------

40 anos atrás!


Vejam bem esta foto, bem recente, no terraço da Academia Caldas Vianna. O cenário mudou um pouco, o muro era mais baixo, o portão de madeira e não havia sequer sombra desses edifícios que vemos ao largo. Mas o que não mudou foi o clima que a foto nos passa. Há 40 anos, esse mesmo terraço, recebia enxadristas, que aqui lembramos alguns, como Abdias Sá, Frank Lins, José Severino, Gildemar Macedo, Ivo Bichara (todos falecidos), que costumavam analisar partidas jogadas entre eles. O tempo passa, é verdade, o que não passa é esse amor pelo xadrez, que continua de geração em geração.

IRT na FIDE!

O presidente da Academia Caldas Viana, Fernando Sá, informa que o I IRT da AXCV foi recebido pela Federação Internacional de Xadrez –FIDE, desde o último dia 10, para o devido registro do seu resultado. Valendo dizer que na próxima lista de maio os resultados serão computados. Uma boa notícia.

Frase do dia

Os heróis de xadrez hoje em dia, não se pode esquecer, que foi por causa de Fischer que eles estão vivendo hoje em quatro e cinco estrelas, obtendo taxa de aparecimento etc. 
Lev Khariton

Anand foi zebra?


O que você acha? Ele venceu o Torneio de Candidatos e vai desafiar agora Magnus Carlsen. A pergunta tem uma razão de ser. Quando estava para começar o Torneio de Candidatos, vários Grandes Mestres importantes (inclusive Carlsen) opinaram sobre o vencedor desse torneio. Nenhum lembrou o nome de Anand! 




Continental 2014

A CBX divulgou a data para o Torneio Continental 2014, com 50 mil reais em prêmios. Será nos dias 18 a 26 de outubro, em Pipa, no Rio Grande do Norte, mais precisamene no Centro de Convenções Hotel Pipa Atlântico. Será um suíço com 11 rodadas e a inscrição é o equivalente a 200 dólares. Entre no site da CBX e obtenha mais informações. Está tudo lá!

-----------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário