sábado, 8 de março de 2014

Surpresas na Simultânea de Carlsen

Aqui, direto de Caxias do Sul, presenciamos hoje a simultânea de Carlsen contra 37 jogadores previamente inscritos, de diversas partes do Brasil. Diante de uma grande platéia entusiasmada com a presença do ilustre visitante, a simultânea terminou com o surpreendente resultado de 32 vitórias, 4 empates e 1 derrota! Sim, isso mesmo! Um Carlsen simpático, mas visivelmente cansado, talvez em função da maratona de eventos em Caxias do Sul, sucumbiu ante o paranaense de Francisco Beltrão, Glaucio Dalla Cortt Cella, que acabou recebendo grande assédio pelo seu feito histórico. Quem também teve motivos para comemorar, foram os 4 enxadristas que empataram com o campeão: Israel Kruger (PR), Eduardo Lisboa Torres (RJ), Gerson Costamilan (RJ) - que já tem no currículo um empate com Judit Polgar! - e Cícero Assunção Cardoso Jr. (DF). Numa simultânea também é um fato esperado saber quem será o último a terminar a partida. A honra coube a Antônio Benevenga (RS), que viu Carlsen sentar diante de si, para jogar os últimos lances contra ele, para deleite do público presente. E claro que não podíamos deixar de mencionar o nosso Joaquim Virgolino, que resistiu bravamente contra o campeão, inclusive vendo Carlsen parar diante de si, algumas vezes, por eternos segundos, a fim de pensar na sua jogada, sob o olhar admirado de Joaquim. A propósito, mostrei a Lincoln Lucena, experiente enxadrista do DF que acompanhava a partida do meu lado, que Joaquim tinha um lance tático que o permitiria ficar com cavalo e bispo por torre e peão. Joaquim disse-me depois que viu o lance, mas preferiu não arriscar, ante a força do seu oponente. Por fim, vale o registro de uma plêiade de fortes enxadrista que prestigiaram o evento, a exemplo de Herman Claudius, Krikor, Matsuura, Sandre Mareco, Dragan, Umetsubo etc. Enfim, hoje tivemos uma noite especial do xadrez brasileiro, principalmente para aqueles que conseguiram não perder para Carlsen.Terão o que contar para suas gerações futuras seus triunfos de hoje, a exemplo de Glaucio Cella que pode bater no peito e dizer que ganhou do campeão mundial de xadrez! Uma nota que não pode faltar foi a boa organização do evento, ainda que a falta de sonorização e de publicidade no local, fazendo os leigos ignorarem o que viam quando passavam no salão, tenham sido pontos negativos do acontecimento. Para mim, pessoalmente, entretanto, tudo foi maravilhoso! Estive várias vezes a menos de 1 metro de Carlsen. Foi pura emoção!

Os leitores devem estar se perguntando: Cadê as imagens? Tiramos muitas fotos, mas como estamos noticiando de um IPad, a 1 e 15 da manhã, não temos as conexões necessárias para carregar as imagens da máquina. Quando pudermos traremos os nossos melhores cliques para o blog!



5 comentários:

  1. Vou pedir licença ao editor deste blog, para, hoje, o8 de março, fazer um comentário diferente. Não é, sobre o fato histórico que está acontecendo no RS, mas, parabenizar todas as mulheres pelo seu dia
    internacional, em especial as enxadristas. Vocês homens, devem lembrar sempre disso: por trás de seus
    grandes sucessos, existe sempre uma mulher. São mulheres guerreiras que cuidam de vocês com todo
    carinho e estão sempre aos seus lados em todos os momentos. Então, neste dia, lembrem com carinho
    de todas as mulheres: avós, mães, esposas, filhas, netas, amigas, porque todas nós merecemos.
    Parabéns, mulheres!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns ao Glaucio, surpreendendo e mostrando confiança em sua partida, parabéns :D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Glaucio! Isso aí mostrando sua força :)

    ResponderExcluir
  4. Parabens, dia e hora certa...o local incontestável. Parabens a toda Organização e ao enxadrista

    ResponderExcluir