domingo, 9 de março de 2014

Notícias de Caxias do Sul

Pessoal, continuamos com limitações de acesso a internet, razão porque não temos feito matérias bem editadas aqui no blog. Até mesmo a contagem regressiva para o Bobby Fischer, no cabeçalho acima está prejudicada. Ademais, as rodadas do Aberto são muito próximas uma das outras e não sobra tempo nem mesmo para se alimentar adequadamente.

Bem, vamos falar do torneio! O salão de jogos é muito bonito e amplo, decorado com bandeiras de vários lugares, como vocês já devem ter visto nas fotos divulgadas por outras pessoas nas redes sociais. Apesar disso, a presença de quase 400 jogadores traz um desafio imenso para a organização gerenciar os acontecimentos.... Imaginem essa turma inteira tendo que repassar o resultado de seus jogos para a arbitragem e tendo que se acomodar nos seus tabuleiros a cada rodada. Mesmo com um espaço grande, acabou que a grande quantidade de pessoas tornasse o trânsito dentro do salão meio problemático.

Essas dificuldades, porém, não tira em absoluto, o brilho do evento. Na abertura, com a presença de autoridades locais e do Presidente da CBX, Darcy Lima, o anfitrião André Boff, fez um belo e emocionado discurso, que pretendemos trazer para os leitores do blog, em breve. Foi passado num telão um excelente filme mostrando imagens de versões recentes do Aberto de Caxias do Sul.

Em seguida, foi anunciada a entrada no salão de Magnus Carlsen, que foi ovacionado pelo público presente. Ele chega, cumpre algumas fotos protocolares e logo se senta à mesa, especialmente preparada para suas partidas, colocada isoladamente num piso elevado. O assédio ao campeão é total, mas ele, com alguma impaciência, atende poucos pedidos de autógrafos e recusa quase todas as solicitaçoes de fotos. Devemos entender que Carlsen estava disputando um torneio recheado de GMs e tinha que ter um mínimo de concentração. Simplesmente, não tem como ele atender aos anseios de todos. Sorte para os que conseguiram jogar com ele. Aliás, estive muito próximo desse feito espetacular. O jogador que enfrentou Carlsen na segunda rodada tinha exatamente o mesmo rating que eu (2080) e jogou a duas mesas de mim na primeira rodada. Como só empatei nessa rodada inicial, perdi a chance de ser provavelmente emparceirado lá no "matadouro" e quem sabe com o norueguês!

Tudo bem! Presenciar tudo isso aqui já faz de nossa vinda um acontecimento inesquecível. Tirei bastante fotos de Calsen, mas não com Carlsen (!), afinal ele sai de cena muito rápido, assim que termina a rodada, junto com alguns GMs estrangeiros mais próximos e só retorna faltando poucos minutos para a rodada seguinte. Entre os seus adversários, registramos o nome do nosso Roberto Andrade, de Natal, que teve a honra de jogar com o campeão mundial de xadrez, na vigência do título, numa conquista que, certamente, não é só de Roberto, mas de todo o xadrez nordestino.

Então é isso! No mais devemos dizer que os resultados do Aberto podem ser acompanhados no chess-results.  Não temos, por agora, como comentaremos os resultados e os confrontos que estão acontecendo, a não ser para fazer menção ao empate na sexta rodada de Milos contra Carlsen. O GM brasileiro foi o único que conseguiu tirar o ponto inteiro do norueguês até agora. Grande momento que passa o nosso Gilberto Milos.

Amanhã teremos as 3 últimas rodadas. Esperamos que nos próximos dias possamos trazer mais detalhes, com rica exposição de imagens, de tudo que se passa aqui, nessa grande festa, que é da Uva, mas que vai marcar para sempre a história do xadrez brasileiro.


Um comentário:

  1. As primeiras impressões descritas pelo nosso correspondente, em Caxias do Sul, retratam, mesmo sem fotos, o agradabilíssimo ambiente enxadrístico vividos pelos privilegiados enxadristas paraibanos.

    ResponderExcluir