domingo, 30 de março de 2014

Candidatos - O que nos dizem os números finais?

Karjakin x Aronian, observado frontalmente pelo Presidente da
FIDE - Um Torneio dos Candidatos que não empolgou!
(foto: Chessbase)

Observem com atenção a classificação final do Torneio dos Candidatos:


O que podemos extrair desse quadro? Em princípio, o resultado pode nos dizer que o excessivo número de empates foi natural, ante o equilíbrio de forças entre os jogadores do primeiro time do xadrez mundial. Mais leituras, porém, são também possíveis.

Chama a atenção, por exemplo, o fato de que, do início do torneio até a penúltima rodada de ontem, o adversário mais direto de Anand era Aronian. Com a derrota de hoje, contra Karjakin, o armênio despencou para a penúltima posição na tabela! Karjakin chegou aos 7,5 pontos e garantiu a segunda colocação final.

Notem também que o número máximo de vitórias alcançadas pelos jogadores foi 3 de um total de 14 partidas jogadas por cada um deles! Aliás, quase todos alcançaram 3 vitórias. Apenas Andreikin e Topalov ficaram abaixo dessa estatística, com 2 triunfos, cada um.

Por esses números, portanto, vê-se que Anand venceu o torneio com apenas 3 vitórias e 11 empates, com o mérito de ter sido o único que não sofreu nenhuma derrota.

Ao nosso ver, essa análise mostra um Candidatos que não empolgou, ficando a milhas de distância da disputa emocionante da edição anterior. 

Parece não restar dúvidas de que o grande derrotado desse encontro foi Aronian, o favorito do início da competição que fugiu do combate direto com Anand, quando tinha a chance de lutar por uma vitória no jogo da volta entre ambos. Quase amargou a lanterna do Candidatos!

Agora é esperar pela revanche entre Carlsen e Anand. Muitos acham que o indiano, revigorado, pode trazer alguma ameaça para o campeão. Continuo apostando todas as minhas fichas numa vitória até certo ponto tranquila de Carlsen, agora mais experiente! Não me parece provável que um ano depois de Chennai, as coisas terão mudado, a ponto de nos trazer alguma surpresa. Se Anand ressurge com força, Carlsen não chegará desavisado para o match e, certamente, vai estudar a dita "evolução" recente de seu oponente, em busca da melhor estratégia para manter sua coroa. Não custa lembrar que a boa diferença do Elo entre os finalistas mostra muito bem quem há de ditar as regras da revanche. Afinal, Carlsen não fará como Aronian!

2 comentários:

  1. Ótimo texto!!
    Conclusão exata sobre esse torneio.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Fernando Sá
    Uma analise perfeita(fria, calculista e objetiva), digna de causar inveja, há muitos jornalistas e críticos internacionais.
    Valeu...

    ResponderExcluir