sábado, 30 de novembro de 2013

II Master Paraíba - Cavalcanti segue líder!

MF Cavalcanti venceu MF Luismar e segue líder do II Master Paraíba

Após 6 rodadas do II Master Paraíba, o MF Francisco Cavalcanti segue firme na liderança isolada da competição, com 5,5 pontos, seguido de Douglas Torres, com 4,5 pontos. Contrastando com o clima quente das primeiras rodadas, houve intensas chuvas na tarde deste sábado, que não impediram, contudo, a realização tranquila do segundo terço do torneio. Desta vez, quem apareceu na AXCV para prestigiar os embates foi o médico José de Anchieta Antas Filho, a quem agradecemos pela visita. Abaixo, a classificação de momento do II Master e mais fotos. Acompanhe pelo chess-results (link) o andamento do evento, que termina na manhã deste domingo, com as três últimas rodadas.


















II Master Paraíba - Cavalcanti lidera!



Realizadas nessa manhã de sábado as 3 primeiras rodadas do II Master Paraíba! Tudo transcorreu dentro da normalidade, exceto pelo forte calor que prejudicou um pouco o desempenho dos participantes. Quem vai liderando com 3 pontos é o MF Francisco Cavalcanti, o único que venceu todas até agora. Vejam a classificação de momento abaixo, além de algumas fotos do primeiro terço do torneio. Registramos a visita de Antonio Dutra e Alexandre Teixeira, que vieram prestigiar a competição. A partir das 16 horas de hoje teremos mais 3 rodadas. O Master pode ser acompanhado no chess-results (link).





































MAGNUS CARLSEN - 23 ANOS!

Fonte: magnuscarlsen.com


30/11/2013 
MAGNUS CARLSEN
CAMPEÃO MUNDIAL DE XADREZ
ANIVERSÁRIO DE 23 ANOS
DEUS SALVE O REI!

II Master Paraíba - Chegou o dia!


COMEÇA LOGO MAIS ÀS 8:30HS, NA AXCV, O II MASTER PARAÍBA DE XADREZ! ACOMPANHE OS RESULTADOS PELO CHESS-RESULTS (LINK). A SORTE ESTÁ LANÇADA! QUE VENÇA O MELHOR!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Carlsen na Revista Época


A conhecida Revista Época, da Editora Globo, em sua edição desta semana, publicou uma relevante reportagem sobre Carlsen. A matéria mereceu inclusive uma chamada na capa da revista, sob o título: O Galã Nerd – Quem é Magnus Carlsen, o novo campeão  e maior estrela do xadrez mundial (ver imagem acima). O texto principal ocupou 2 páginas da revista, ilustrada com uma generosa foto do magnífico norueguês. Ver o nosso campeão assim, recebendo tamanho destaque numa publicação de grande circulação do Brasil, é muito gratificante. 

O teor da matéria, decerto que deixou a desejar, com comparações e conclusões de gostos duvidosos, próprio de quem, ao que parece, é leigo no tema tratado. Mesmo assim, cremos que o resultado é por demais positivo para o nosso esporte. No mínimo, ajuda a disseminar a imagem do campeão para o público não especializado, fazendo-o associar o nome Magnus Carlsen (e sua genialidade) ao xadrez e, assim, fortalecendo ainda mais o nobre status da modalidade, como jogo para inteligentes! Quem não quer ser um deles, não é mesmo? Nesta mesma semana, a edição da Revista Veja também falou de Carlsen, porém com menos destaque, publicando uma pequena coluna com a foto do campeão, na sua seção de acontecimentos do período. Eis a matéria completa da Revista Época:


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

II Master Paraíba - Vai começar!

Abdias Sá - Homenageado no II Master
Começa neste sábado, dia 30, na AXCV, o II Master Paraíba. A competição promete despertar a atenção do público de enxadristas paraibanos que acompanham o nosso blog. O evento é uma espécie de tira-teima do momento, sobre quem é o melhor jogador do Estado. Decerto que alguns bons nomes estarão ausentes. Ainda assim, a disputa vai reunir fortes competidores que ocupam posições de destaque no ranking paraibano.  Serão distribuídos 1000 reais em prêmios, advindos exclusivamente da abnegação da família Melo (Fernando (pai), D. Ana, Sílvio e Fernando (filho)), que, por meio de cotas, patrocinam o II Master, em nome da paixão enxadrística e da gratidão eterna para com o homenageado (in memoriam), Abdias Sá. Reunir duas motivações desse quilate, não tem preço, como diria aquele comercial! Esperamos, assim, que o torneio seja coroado de sucesso, tal qual o I Master do ano passado. E atenção participantes: desejamos cumprir rigorosamente os horários fixados no cronograma, em função do local aberto da competição e da necessidade de se evitar exposição das mesas ao sol! Rogamos assim, que todos cheguem na hora marcada para o início do evento, às 8:30hs! Revejam aqui o Regulamento e confiram todos os detalhes do aguardado II Master. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

II Master Paraíba - Faltam 3 dias

Fernando Sá: dirige e participa do II Master Paraíba, que começa sábado

A três dias do início do II Master Paraíba de Xadrez, cresce a expectativa para saber quem vencerá esse duelo de gigantes do nosso Estado, arrebatando o troféu Abdias Sá. A força do rating é um claro indicador das chances de cada um. Porém, tal fator não será determinante. Algumas surpresas podem acontecer, como em toda competição esportiva. Desponta como franco favorito o MF Luismar Brito, não apenas pelo maior ELO, como pela boa fase e os excelentes resultados obtidos em vários torneios neste ano de 2013. Alguma tendência para jogar rápido demais pode, contudo, se tornar um obstáculo na sua performance (o torneio terá um ritmo de 30' KO). O outro MF da prova, Francisco Cavalcanti, por sua força e história no xadrez, também pode vencer o Master, repetindo o feito da edição do ano passado. Quem também chega com chances de brigar pelo topo do pódio é o MN Evandro Rodrigues, por sua conhecida combatividade. Ele foi o vice-campeão do I Master. Forte ainda na disputa da primeira colocação aparece Renato Oliveira, que subiu ao pódio do campeonato paraibano deste ano, em 3º lugar. Nomes como Douglas Torres e Fernando Sá, por outro lado, haverão de lutar pelas posições de cima da tabela. Não custa lembrar que Fernando alcançou o terceiro lugar no I Master, desbancando alguns adversários de ELO maior, naquela oportunidade. Já Marcos Valério e Doriedson Lemos são jogadores talentosos e bastante guerreiros, razão porque não será surpresa se conseguirem posições de destaque. Por fim, temos dois debutantes no Master (além de Luismar), que são Fabson Palhano e Valberto Alves. Por falta de maiores referenciais de confrontos deles com os demais participantes, vemos neles duas incógnitas: pelo critério do rating, poderão ter um desempenho modesto; de outro norte, têm ambos um bom nível técnico e podem aprontar para cima dos principais favoritos. Enfim, a sorte está lançada! Que vença o melhor, mas que tenhamos, sobretudo, um belo torneio, celebrando a força do xadrez paraibano!

Aniversário de Calheiros

Hoje é o aniversário do campeão pernambucano de xadrez da atualidade e uma das maiores expressões do esporte em seu Estado e na região Nordeste. Estamos falando de Roberto Calheiros, que completa 34 anos de idade. Autor do bom e original blog Leão do Norte Xadrez, Calheiros é uma figura conhecida e respeitada pelos paraibanos, detendo inclusive o título do último Memorial Bobby Fischer, o 4º da série, realizado em João Pessoa, em março deste ano. Vida longa ao nosso aniversariante, com muita saúde e vitórias no reino de Caíssa. Parabéns, mestre Calheiros!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

II Master Paraíba - Sai Arthur, entra Valberto!

Valberto Alves
Recebemos com certa frustração o comunicado de Arthur Olinto de que não jogará o II Master Paraíba. Ainda que tenha sido o primeiro a confirmar a participação no evento, Arthur alegou cansaço com as viagens recentes para Belém e Foz do Iguaçu, além da necessidade de, nesse momento, se dedicar com mais afinco ao seu Curso de Engenharia. Aliás, esse também foi o motivo para o aceno de Arthur no sentido de se afastar um tempo das competições de xadrez, em 2014, devendo, contudo, fechar o corrente ano com participações nos 2 Ativos que ainda restam na AXCV. Devemos respeitar e compreender essa decisão, acertada, do nosso talentoso enxadrista. No lugar dele, foi convidado, e prontamente aceitou, Valberto Alves, ex-campeão paraibano universitário e também detentor de um xadrez bastante competitivo. O II Master começa no próximo sábado, a partir das 8:30hs. Veja aqui a programação. Estão todos convidados para prestigiar esse grande desafio entre alguns do melhores nomes do xadrez paraibano.

Gurgel volta e realiza II Capablanca

Depois de um período de pausa, o Clube de Xadrez Gurgel volta a realizar um torneio, no próximo sábado, a partir das 15 horas. Será o 2º Ativo Memorial Capablanca, em 5 rodadas, com tempo de reflexão de 15 KO’. A inscrição será de R$ 15,00. O campeão será premiado com troféu e aqueles classificados entre o 2º e o 5º lugar receberão medalhas. A organização do torneio é de Valdemiza Gurgel e a arbitragem é de Antônio Dutra (contato: 87401819 / 88629789)

Obs: Serão destinadas 10 vagas para crianças de ambos os sexos, categoria sub 13, com medalhas para todos os participantes.


II Master Paraíba - Faltam 4 dias!

FALTAM 4 DIAS PARA O INÍCIO DO II MASTER PARAÍBA DE XADREZ, QUE REUNIRÁ 10 DOS PRINCIPAIS ENXADRISTAS DO ESTADO, EM BUSCA DO TROFÉU ABDIAS SÁ (FOTO) E DO PRÊMIO DE 1.000 REAIS, A SER COMPARTILHADO ENTRE OS QUATRO PRIMEIROS COLOCADOS. 

CHENNAI, O REI É COROADO!

TODAS AS HONRARIAS PARA MAGNUS CARLSEN, O NOVO REI DO XADREZ!

ANAND RECEBE O PRÊMIO DE VICE-CAMPEÃO!

PRESIDENTE DA FIDE ENTREGA MEDALHA PARA O CAMPEÃO

CARLSEN E O CHEQUE SIMBÓLICO DO SEU MILIONÁRIO PRÊMIO!

IMAGENS DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ, REALIZADA HOJE, EM CHENNAI , NA ÍNDIA, QUE CELEBROU O SEU MAIS NOVO CAMPEÃO, O GENIAL NORUEGUÊS MAGNUS CARLSEN! 
(Fonte: Site oficial)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Evandro vence Regional do SESI

Evandro Rodrigues (e), ao lado de Ivanilsom Pereira, com o
troféu de Campeão Regional do SESI

Aconteceu no último sábado, no Hotel Nord Blue Sunset, no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa, a final de xadrez dos Jogos Regionais do SESI, que contou com a participação de 5 Estados da Federação: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.  As disputas contemplaram as modalidades de Xadrez Clássico e Xadrez Rápido. No primeiro caso, o ritmo adotado foi o de 1 hora com acréscimo de 30 segundos por lance. Aqui apenas 4 concorreram, ante a falta do representante de Sergipe. Já no segundo caso, o tempo de reflexão foi de 30 minutos, em sistema de dupla volta.

O campeão do torneio de Clássico foi o paraibano Evandro Rodrigues. No torneio de Rápido, o vencedor foi o baiano Marcone Fiuza, conhecido dos paraibanos pela direção e promoção de eventos na Bahia, divulgados aqui no blog. Ambos, estão, assim, classificados para a Etapa Nacional que será realizada no futuro breve, em Belém do Pará.


Essas informações nos foram passadas pelo árbitro Ivanilsom Pereira, que também nos enviou as fotos do evento, mostradas abaixo.

Jaime Castilho (3º- BA), Evandro (1º - PB) e
Sergio Murilo (2º - PE) - Pódio do Clássico

Os belos troféus do Regional do SESI

O aconchegante salão de jogos do Hotel,  local do evento

Luiz Gustavo (2º - AL), Marcone Fiuza (1º - BA) e
 Jadson Barbosa (3º - PE) - Pódio do Rápido