quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Problema do MI Resende: a solução

Brancas jogam e ganham. E se o peão de h3 estivesse em h4?


O problema acima foi postado aqui no último dia 13 de agosto, sendo de autoria do MI Antonio Resende. O desafio proposto pelo mestre paulista é: como ganham as brancas? A chave do problema, segundo Resende, é o peão de h3! E se esse peão estivesse em h4?

Já recebemos a resposta de Resende, que, antes de mostrá-la, mandou-nos a história que cerca essa interessante produção. Eis o que disse Resende:

--------------- 
"Este problema tem uma história que eu devo contar. Há uns anos atrás era uma febre, entre os enxadristas, analisar e se preparar pelo programa Fritz. Alguns enxadristas defendiam os lances do programa no preparo de aberturas, como se fossem Fischer e Kasparov juntos, abonando o lance.

Este problema, com o peão em h4, eu criei, na época, para demonstrar que os programas calculavam e viam a vantagem material da torre e davam por volta de 5 pontos de vantagem para o branco, mas não conseguiam vencer a defesa preta. Na época serviu como uma gozação para meus amigos ardorosos defensores dos programas.

Hoje em dia com Houdini em ação não sei se a minha broma daria certo. Convido os leitores que têm programas para que testem as duas posições: com o peão em h3 e com o peão em h4."
--------------- 

Bem, vamos informar quem matou a charada, enviando a resposta ao blog: Marcos Antônio (do Ceará), Roberto Stelling (que, segundo nos informou Resende, é especialista e mestre em solucionismo), Paulo Nicolini, além do leitor que assina pelo login Tactics 7. Quem também acertou foi o nosso Luiz Antonio Tomaz, cuja resposta aproveitamos para apresentar a solução do problema aos leitores:

--------------- 
"Ai vai o que eu acho que é a solução do problema do MI Antonio Resende: Posição com "h3" - Fazendo uma análise rápida na posição vemos que as negras estão em zug, o rei está preso à defesa do peão de a6, as brancas têm liberdade para manejar o rei e o peão está em h3, o que possibilita a vitória. 1.Rb3 Rb7 2.Rc2 Rb8 3.Rd1 Rb7 4.Re2 Rb8 5.Rf3 (Posição chave para a vitória) Rb7 6.Ta2 Rb8 7.Tg2 Rc7(Se 7...h5, então 8.h4 Rc7 Tg5+-) 8. Tg4 Rd7 9.Th4 Re7 10.Txh6! gxh6 11.Rg4 Rf8 12.Rh5 Rg7 13.h4! seguido de Rxh6. Posso estar errado, mas acho que se o peão estivesse em "h4" as pretas empatam com um jogo correto porque as brancas não tem o tempo de h3-h4!"
---------------


É isso aí! Com o peão em h3, as brancas vencem. Em h4, o jogo é empate. Parabéns aos leitores que acertaram, especialmente ao nosso Luis Antonio, de apenas 15 anos e com talento para chegar bem longe no xadrez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário