quarta-feira, 17 de julho de 2013

Falta pouco para a Copa do Mundo

Por Arthur Olinto


No próximo dia 10 de agosto, acontece em Tromso, na Noruega, a tão aguardada Copa do Mundo. O evento conta com uma generosa premiação e será disputado por 128 enxadristas, em formato eliminatório, tendo como objetivo principal classificar jogadores para o próximo ciclo do Campeonato Mundial. Particularmente, eu gosto desse estilo de torneio, pois ele fomenta uma maior competitividade, gerando uma carnificina que todo jogador da “plebe” adora ver. O Brasil será representado pelos GM’s Rafael Leitão e Alexandr Fier. Ambos foram premiados com pedreiras na primeira rodada. Rafael enfrentará Ernesto Inarkiev (2680). O Russo é treinado pelo lendário Mark Dvoretsky, enquanto Fier jogará com o polonês Radoslaw Wojtaszek (2701), o qual trabalha como analista do campeão mundial Viswanathan Anand. Para felicidade dos brasileiros, o local do tradicional torneio mudou de Khanty-Mansiysk para Tromso. Um local que, climaticamente, se aproxima mais do Brasil, ao contrário da gelada cidade de Khanty-Mansiysk. O torneio será fortíssimo, e conta com participações de jogadores como o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik. A primeira partida dos matches acontece no dia 11 de agosto. Boa sorte aos jogadores tupiniquins!

3 comentários:

  1. Realmente são pedreiras pelo rating dos adversários, mas Leitão deve esta se preparando muito bem, pois vem sumido dos torneios. Quanto ao Fier, se ele tive de "lua", joga fácil ao nível de 2700. Temos chances sim.

    ResponderExcluir
  2. FICAMOS NA TORCIDA. DUAS PARTIDAS SE GANHA UMA, A OUTRA PODE SEGURAR O EMPATE. CLARO QUE NÃO SERÁ FÁCIL. TODO CASO, VAMOS QUE VAMOS...

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto Arthur,
    O formato desta competição é realmente muito interessante. Vamos torcer pelos nossos GM's!

    ResponderExcluir