terça-feira, 16 de julho de 2013

Aberto de João Pessoa - Quem vai jogar?

Parte da delegação paraibana presente no Aberto do Brasil Xadrez Potiguar. A partir da esquerda:
Fernando Sá, Sílvio Sá, Antonio Dutra, Joaquim Virgolino, Renato Araújo e Valdemiza Gurgel

Gens una Sumus. Essa conhecida expressão do universo enxadrístico revela um sentimento compartilhado por todos nós, segundo o qual fazemos parte de uma comunidade, de um povo, de uma gente, que ama o xadrez e que, por seus caminhos, nos fazem camaradas e fraternos! Muitas vezes, nem conhecemos a vida pessoal dos nossos pares da prática enxadrística, mas a magia da atmosfera que nos cerca, nos torna próximos, capazes de nos fazer interagir por muitos momentos, comentando as incontáveis experiências que vivenciamos diante das 64 casas do tabuleiro. 

Os torneios de xadrez são o locus desses encontros, por excelência. De olho no calendário da CBX, muitos de nós, negociando com a família e programando nossas atividades no trabalho, tratamos de definir as nossas agendas,  para garantirmos a participação naquele grande torneio de xadrez que vai acontecer! 

A propósito, esse ano de 2013 está sendo fértil nesse terreno. Haja torneio legal! O último deles em que tivemos a chance de jogar, foi o Aberto de Natal. A foto acima ilustra uma parte da delegação paraibana, presente ao evento. E vai ter muito mais. A próxima parada é o nosso Aberto do Brasil Taça Cidade de João Pessoa, de 2 a 4 de agosto. Quem irá participar do Aberto paraibano? Pelo que estamos sentindo nas conversas informais aqui e alhures, o torneio promete ser bastante concorrido. Teremos, assim, mais uma bela oportunidade para estreitarmos os laços de fraternidade entre a comunidade enxadrística. 

E você? Vai jogar o Aberto? Estamos próximos do término das inscrições, que vão até o dia 27/07 (v. regulamento). Se você já tem como certa a sua vinda, não espere pela inscrição! Comente este post, ou nos mande um e-mail (samelojp@gmail.com), dizendo que virá! Assim, todos saberão que o Aberto terá sua presença e ficarão com vontade de também participar! Esperamos seu contato. Esperamos sua vinda. Gens una Sumus!

9 comentários:

  1. O torneio de natal foi sensacional ! Esta foto ilustra o espírito esportivo nas viagens em que fazemos com alegria, descontração, etc....contudo, o torneio daqui será de grande valia para o xadrez nordestino em razão que será patrocinado pela CBX. Com certeza será o primeiro de muitos ! Parabéns ao xadrez nordestino !!! Parabéns Pb !

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, Fernando. Como você bem colocou, no meio enxadrístico, embora a competição esteja presente, deve imperar o espírito fraterno entre os praticantes dessa nobre arte, espírito este sintetizado pelo aforisma "Gens una sumus" (o fonema / g / é uma velar oclusiva, como em "guerra", já que no latim não existia a palatal fricativa / j /).
    Estarei no Aberto, se Deus permitir.

    ResponderExcluir
  3. Alguém por favor sabe onde comprar o relógio para ser usado no torneio em joão pessoa, queria participar pela 1ª vez do torneio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anderson. O Regulamento do torneio não parece muito claro a respeito da obrigatoriedade do uso do relógio digital, embora estabeleça que o ritmo de jogo seja de 90 minutos + 30 segundos por lance, em relógio digital. Quero crer que o uso do digital é preferencial, mas não obrigatório, valendo o ritmo de 2 horas no relógio analógico. Tentarei conseguir essa informação com a CBX. Ademais, vale dizer que a condição expressa de participação é estar em dia com a anuidade da CBX + inscrição quitada. Quanto ao local para comprar relógio de xadrez, o mais indicado é, sem dúvida, via internet, no CXOL.

      Excluir
    2. Quando tem torneios de xadrez, aparece pessoas vendendo livros, jogos de peças,relógios, enfim material de xadrez. Temos nosso amigo Carlos Capivara que vende também. Não sei se ele estará presente.

      Excluir
  4. Inscrição e anuidade pagas Fernando! Agora é só esperar o dia 02! Uma pergunta: vai ser cobrada alguma taxa do torneio do dia 05?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Wagner. Obrigado pela resposta à nossa chamada! As informações oficiais que temos do Aberto são apenas aquelas mesmo do Regulamento. Cremos que as condições para o Ativo do dia 5/08 serão definidas no próprio dia, podendo as inscrições serem feitas no decorrer do Aberto do final de semana prévio. Como os eventos são independentes, entendemos que haverá cobrança de taxa, sim, para a participação no Ativo da segunda.

      Excluir
  5. Fernando e Anderson, a respeito do uso de relógio no Aberto, encaminhei um e-mail ao árbitro do torneio, Sr. Élcio Mourão, justamente para tirar essa dúvida, e ele me informou que o uso do relógio analógico será permitido (controle de 2 horas), embora o regulamento só faça referência ao relógio digital.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Fernando, Melo e Luiz Fábio pelas informações.

    ResponderExcluir