quinta-feira, 6 de junho de 2013

Seção Cumprindo a Lei


- Você já disse j'adoube para arrumar suas peças, enquanto seu adversário pensava para dar o primeiro lance da partida? 

- Quando seu adversário derruba as peças no apuro de tempo e aciona o relógio, você imediatamente aciona de volta o relógio, para que ele arrume as peças no tempo dele?

- Ao você jogar um lance e  observar que a posição acaba de se repetir, por 3 vezes, você diz ao adversário que a partida deve ser considerada empate?

Se você respondeu afirmativamente a algumas dessas questões, talvez devamos lhe dizer que as leis do xadrez não estão sendo cumpridas à risca! 

Por causa de situações assim é que criamos hoje a Seção Cumprindo a Lei, com o objetivo de divulgarmos questões práticas e comuns do xadrez, mas que muitas vezes não sabemos como enfrentá-las à luz das leis do jogo. 

A ideia é apresentarmos o debate,  promovendo a discussão, sem a intenção de encerrarmos o assunto ou sermos os donos da verdade. Todos estão convidados a opinar, principalmente os árbitros do xadrez, caso algum ponto venha a causar controvérsia. Aliás, abrindo essa seção, lembramos o que diz o  Prefácio da Lei do Xadrez da FIDE:

"As Leis de Xadrez não podem abranger todas as situações possíveis que possam surgir durante uma partida, nem podem regular todas as questões administrativas. Há casos que não são precisamente regulamentados por um Artigo das Leis, mas sempre deveria ser possível alcançar-se uma decisão correta, analisando situações análogas que são tratadas nas Leis. As Leis pressupõem que os árbitros têm a necessária competência, capacidade de julgamento e absoluta objetividade. Demasiadamente detalhada, uma regra pode restringir a liberdade de julgamento do árbitro e assim impedi-lo de encontrar a solução ideal para um problema ditado pela justiça, lógica e fatores especiais. A Fide apela a todos os enxadristas e federações que aceitem este ponto de vista."

No ensejo, divulgamos também o Comunicado 57/2013 da CBX, de 22/05/2013 (ver aqui), segundo o qual, por ora, não haverá mudanças na Lei do Xadrez, a partir de 01 de julho deste ano, como era esperado. Dentre essas alterações estava prevista a possibilidade de adoção de regras menos severas (que não a perda da partida) para o toque do celular, viu Rebeca?

Um comentário:

  1. No dia 09/12/2012 aconteceu um fato interessante comigo...

    Era a quarta rodada do Campeonato Goiano Amador, eu jogava de pretas contra Luciano Alves de Paula. A partida estava virtualmente empatada,embora um deslise pudesse por tudo a perder para ambos os lados.

    O Bi-Campeão Goiano Guilherme B. de Paula se aproximou da mesa e pensou que estávamos apenas analisando o jogo. Nesse momento ele pegou uma torre de Luciano e moveu (fazendo um bom lance). Quando soube que o jogo ainda valia, ficou muito sem graça e pediu imensas desculpas a mim. O episódio rendeu boas gargalhadas, e Luciano fez uma outra jogada (que segundo ele era a que ia fazer mesmo). Guilherme não foi punido, e a partida terminou mesmo com um empate.

    Acho que a decisão foi justa, e o episódio ficou muito engraçado. Detalhe tanto eu como Luciano e Guilherme temos o mesmo sobrenome, mas, não somos parentes.

    Abraços.

    ResponderExcluir