domingo, 23 de junho de 2013

Os três escorpiões (por Fernando Melo)

O xadrez não só tem o poder de fazer as pessoas felizes, ele também nos leva a ter perseverança, determinação, concentração e paciência. Talvez por ser assim, ele atende a todas as idades, sempre ajudando a quem por ele se interessa. Dentro desse espírito de benefícios que a arte de Caíssa pode nos proporcionar, gostaria de contar uma pequena história:

Era uma vez três escorpiões que, de repente, se viram dentro de uma roda de fogo. O primeiro, vendo que estava irremediavelmente cercado pelo fogo, preferiu suicidar-se voltando seu ferrão contra si mesmo. O segundo, muito agitado e afobado, tentou sair do círculo de fogo atabalhoadamente, morrendo queimado...

E o que fez o terceiro escorpião diante do que acabava de acontecer com seus dois colegas? Procurou manter a calma. Concentrou-se e esperou ao perceber que as chamas diminuíam. E ele notou que o álcool que alimentava o círculo de fogo, acabara. Saiu então, são e salvo. Esse episódio dos três escorpiões dentro do círculo de fogo pode ser transferido para um tabuleiro de xadrez. Notem que foi a paciência, a determinação e a concentração, os elementos que ajudaram o terceiro escorpião a se salvar.


No xadrez, como na vida, é necessário manter o equilíbrio emocional, não agindo de forma precipitada. Os dois escorpiões morreram por faltar esse equilíbrio. Já o terceiro, como vimos, enfrentou as adversidades de maneira correta e teve como prêmio os louros de sua sobrevivência.

(Texto publicado em 18/06/2013, por Fernando Melo, na coluna de xadrez de todas as terças-feiras, no Jornal Correio da Paraíba)

Um comentário: