sexta-feira, 21 de junho de 2013

Memorial Tal - Quem lidera agora é Gelfand!

Gelfand, o líder da vez no 8º Memorial Tal (foto: chessbase)

Pelo que temos visto ultimamente, não dá para fazer prognósticos certeiros nesses supertorneios com a elite do xadrez mundial. Não faz lá tanto tempo assim que o favorito e quase sempre vencedor dos eventos era Kasparov! Na época de Fischer, quem se atreveria a não apostar suas fichas no americano? Hoje em dia, mesmo com o recordista histórico do Elo FIDE em ação, o genial Magnus Carlsen, não temos como antecipar quem vencerá um certame com enxadristas do topo do ranking mundial. As oscilações na tabela e as surpresas nos resultados são impressionantes. A classificação atual do 8º Memorial Tal, em Moscou, retrata um pouco esse pensamento. Abaixo analisamos alguns interessantes detalhes desse quadro. 

A propósito, hoje, pela 7ª e antepenúltima rodada desse evento, o então líder Nakamura foi vencido por Gelfand, que agora desfruta a liderança isolada do torneio. A outra partida com vencedor saiu do confronto entre Kramnik e Andreikin, com vitória desse último. Nas demais partidas, tablas! Amanhã acontece a penúltima rodada e...Bem, melhor não querer se basear na situação de momento para tentar prever os acontecimentos, não é mesmo? Afinal, na seara atual dos super GM's tudo pode acontecer. Só registramos que teremos o importante embate entre o primeiro e terceiro colocados, Gelfand vs. Mamedyarov, além do "clássico" entre Carlsen vs. Nakamura. Assim, vai chegando ao fim o animado Memorial, que está fazendo jus ao homenageado, o mito Mikhail Tal.


Comentários sobre o quadro acima:

1. Além de Gelfand, apenas os não muito badalados Mamedyarov e Andreikin seguem invictos, com esses dois últimos tendo empatado seis partidas e vencido uma!

2. O melhor Elo do mundo, Magnus Carlsen, ocupa o meio da tabela, com 4.0 pontos, mas ainda com chances matemáticas de se sagrar campeão;

3. O último campeão de um supertorneio (Noruega), Karjakin vai fazendo uma campanha relativamente modesta, na 7ª colocação, sem nenhuma vitória, em 7 jogos!

4. Também sem conhecer vitória até aqui, o vigoroso Kramnik do recente Torneio dos Candidatos, vai amargando a lanterna da competição (quem diria!), saindo da tríade de jogadores com mais de 2800 de Elo FIDE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário