terça-feira, 4 de junho de 2013

Com a palavra, o campeão!

REPRODUZIMOS COM PRAZER A MENSAGEM ABAIXO, RECEBIDA HOJE DO CAMPEÃO PARAIBANO DE XADREZ DE 2013, FRANCISCO DANTAS.



"No xadrez, como na vida, o adversário 
mais perigoso é você mesmo."
(V. Smislov)
  
Caro Fernando,

Escrever sobre um torneio tão tenso e disputado como o campeonato de xadrez da Paraíba de 2013 não é tarefa fácil. Principalmente do ponto de vista de um jogador que foi capaz de resistir com sucesso a todas as pressões que recaem sobre si mesmo quando vislumbra a possibilidade de ser o campeão.

Em minha opinião, o torneio foi marcante. Não é somente por ter sido o campeão, mas, sobretudo, pela sua organização. Por isso, quero aproveitar este espaço para parabenizar o Presidente da Federação Paraibana de Xadrez, o nosso querido Dácio, pela decisão de fazer o campeonato exclusivo para os enxadristas Paraibanos, possibilitando, assim, para aquele que decidisse participar, promover uma preparação prévia mais adequada, direcionando uma análise das partidas daqueles que considerava favoritos ao título.

Gostaria de relatar alguns momentos que reputo importantes para mim. Após o torneio, e antes da premiação, encontrei-me com o Fernando Melo, que me parabenizou pela inédita e importante conquista e me disse naquela ocasião “que não é fácil vencer um torneio”. Parece que naquele instante ele lia os meus pensamentos.  Realmente, mestre, não foi mesmo fácil vencer um torneio no qual o meu adversário mais perigoso era eu mesmo. Explico porque estou falando isto.

Ao superar o EVANDRO RODRIGUES e o RONDINELLE na terceira e quarta rodadas, respectivamente, e ver os adversários mais próximos (CHIQUINHO e RENATO) empatarem a partida entre eles, senti (ainda não acreditava) que era possível chegar ao título.

Não aguardei, como de costume, o resultado das outras mesas, que me daria a conhecer o meu adversário, porque já tinha um compromisso com a família, que já me esperava para o almoço. Parti e aproveitei para dar uma agradável carona ao mestre ARTHUR. No trajeto, entre outras coisas, falamos de nossas partidas e do possível adversário da próxima rodada. O ARTHUR afirmava que certamente eu jogaria com o CHIQUINHO. Deixei o Arthur em sua residência e prometi que passaria na volta para repetir a carona. Assim o fiz. Depois do almoço volto e apanho o ARTHUR e pergunto se já sabia do emparceiramento, visto que eu fora almoçar com a família em um restaurante e de lá tinha vindo direto jogar. Ele confirmou que eu jogaria de Brancas com o CHIQUINHO. Fiquei por algum instante em silêncio, só interrompido pelo questionamento do ARTHUR: “E aí amigo Dantas, você está preparado?” Antes que eu respondesse, ele continuou dizendo que sim, percebia que eu tinha me preparado e que bastava ter tranquilidade e usar todo o tempo disponível para efetuar as jogadas.

Não sei o porquê daquela afirmação, mas naquele momento me considerei um forte candidato ao título, pois, tinha superado o maior de todos os meus adversários no Xadrez: EU MESMO.

Comecei a minha partida com CHIQUINHO com confiança e motivação redobradas, com a firme convicção de que não perderia a partida. E após o resultado, o próprio Francisco Cavalcanti afirmava que eu ganharia o título, pois quando se está jogando assim, dizia, todas as forças positivas convergem. Parece que CHIQUINHO estava profetizando o que ia acontecer na última e decisiva partida com RENATO: Os deuses do xadrez seguraram a mão do RENATO no lance 33 para não pegar TORRE e sim o BISPO e efetuar Bf4, que me premiou com o honroso título de CAMPEÃO PARAIBANO de XADREZ de 2013.

Um forte abraço,

Francisco Dantas

3 comentários:

  1. Dantas, você venceu Evandro, Rondinelli e empatou com Chico....só ai, merece ser campeão ! Não que estes jogadores sejam Imbativeis ! Porém, eles jogam sempre para vencer e isso você o fez contra os dois primeiros nomes citados.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo Dantas, uma bela e merecida conquista sua e que serve de incentivo para todos nós enxadristas paraibanos!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mestre Dantas, o seu nome entrou para historia do Xadrez Paraibano.

    ResponderExcluir