sexta-feira, 29 de março de 2013

Candidatos 2013: I N A C R E D I T Á V E L !

Reis ao centro, fim de partida. O Gigante é vencido. Carlsen olha para o nada!
Num duro compromisso, Carlsen (d) concede entrevista, tentando explicar
a derrota para Ivanchuk (e), que observa, talvez incrédulo com o seu feito!

INACREDITÁVEL! Assim se expressou o GM inglês Nigel Short, ao final da rodada de hoje do Candidatos 2013. Após uma exaustiva jornada de quase 8 horas, o mundo do xadrez ficou surpreso com a derrota de Magnus Carlsen para Ivanchuk! O então líder do torneio foi vencido pelo penúltimo colocado, numa partida em que, em nenhum momento, o norueguês teve alguma vantagem que lhe permitisse triunfar. Sua longa luta foi ao menos para conseguir arrancar um empate, que não veio. Para completar o histórico dia, Kramnik venceu o duelo contra Aronian, conseguindo a incrível marca de 3 vitórias consecutivas e, pasmem, ultrapassando Magnus Carlsen a duas rodadas do fim do torneio! O momento portanto é todo favorável a Kramnik, que vem crescendo, enquanto Carlsen vem caindo e tendo que absorver o duro golpe que sofreu hoje. Ao menos o número 1 do mundo terá um dia de descanso, já que a penúltima rodada acontece só depois de amanhã (veja quadro abaixo, até a última rodada). A esperança de Carlsen agora é que Kramnik tem, em tese, um adversário mais difícil, Gelfand, enquanto ele, Carlsen terá pela frente Radjabov. Bom, é melhor não fazer prognósticos, afinal quem poderia imaginar o que ocorreu hoje? O certo é que o nome da vez é Kramnik! Para ele agora é que estão voltados os principais holofotes e não para Carlsen. Inacreditável, mas é verdade!



8 comentários:

  1. Mestre! Boa noite! Na minha opinião não foi surpresa alguma essa derrota do Carlsen, afinal ele perdeu para um monstro sagrado do xadrez que é o Ivanchuk! É bom lembrar que Ivanchuk tinha "por hábito" derrotar Kasparov mesmo quando jogava mal os torneios e estava nas últimas posições! É um excelente GM e só não é campeão mundial devido ao emocional. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Armando! Se estão no Torneio dos Candidatos, todos têm que serem respeitados. Qualquer resultado é mesmo possível. Contudo, a surpresa é noticiada em função do momento de cada um e dos feitos recentes de Carlsen. Ivanchuk era apenas o penúltimo na tabela. Carlsen, ademais, era o líder invicto! Não ver no resultado de hoje uma surpresa é não querer enxergar o óbvio!

      Excluir
    2. Sinceramente, não estou enxergando o óbvio...rsrsrsrsrs. Sou fã de Ivanchuk, deve ser por isso!hehehe Um abraço!

      P.S.: quando teremos um aberto por aí de novo? Tem alguma previsão? obrigado.

      Excluir
    3. Armando, temos previsão do Aberto do Brasil - Taça Cidade de João Pessoa, em agosto deste ano, em substituição ao Paraibano Absoluto que, esse ano, ao contrário das edições anteriores, será fechado para os federados pela Paraíba, a ser realizado em maio.

      Excluir
  2. Concordo Armando, só ressalto que Ivanchuk não vencia Kasparov tão habitualmente assim.
    Kramnik traz nos seus ombros o histórico dos grandes campeões russos e, de certa forma, mundiais. Carlsen o representante do xadrez "informático". Torço por Carlsen, mas não enxergo facilidades na reta final do torneio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Wagner! Na verdade ninguém tinha esse hábito na época do Kasparov né??kkkk. Ele batia em todos! Só o Kramnik tem um placar equilibrado senão melhor, não tenho certeza! Acredito que teremos novamente Anand - Kramnik... Vamos ver. Um abraço.

      Excluir
  3. GENTE, PERDER FAZ PARTE DE TODA PROFISSÃO DO ESPORTE. NÃO FOI UMA ZEBRA ASTRONÔMICA.
    PIOR FOI ARONIAN COM A PARTIDA EMPATADA E PERDER A PARTIDA. G6 FOI PÉSSIMO E PREJUDICOU OS DOIS QUE PELO ANDAR DOS JOGOS, FICARIAM NA FRENTE...MAS, PORÉM, CONTUDO, FAZ PARTE.... E SABEMOS DISSO. FOSSE UM DE NÓS QUE JOGASSE G6 NA PARTIDA DE ARONIAN, FICARIAMOS ALGUNS DIAS SEM CONSEGUIR " SE ACHAR" NAS 64 CASAS ...QUERIA QUE O GÊNIO DA NORUEGA GANHASSE A COMPETIÇÃO ! ACABAR COM ESTA HISTÓRIA DE SER NÚMERO UM E NUNCA TER DISPUTADO UM TÍTULO MUNDIAL NA ERA CARLSEN. VAMOS AGUARDAR O DESFECHO PARA SABER QUEM ENFRENTA ANAND.

    ResponderExcluir
  4. Tb me surpreendi. Quando sai de casa a posição das duas partidas tendia ao empate. Kramnik havia desperdiçado a vantagem que tinha e entrou num final empatado. Ivanchuk tinha leve vantagem no final, achei que Carlsen segurava. Quando voltei o mundo tinha virado de ponta cabeça.

    ResponderExcluir