terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O Lance de Arthur!



Veja o diagrama abaixo. À primeira vista parece que a partida terminará empatada, visto que a coroação do peão branco é contida pelo xeque negro com Tc2, capturando-se a Dama, não tendo as brancas como impedir a troca de sua torre pelo peão negro que caminha para a coroação. 


Essa posição aconteceu na partida entre Arthur Olinto e Ednaldo Lima, no último sábado pelo Ativo Reino de Caíssa. Vendo assim a posição e sabendo-se que ela tem algo de especial, até que é fácil achar o ganho. Difícil, porém, é encontrar o lance na partida viva, quando ambos os contendores estão já nos minutos finais. 

Pois bem, o lance de Arthur foi Tg4!! + – e o final é ganhador, pois se Rxg4 a promoção do peão branco é com xeque e a captura da torre negra, é questão de simples técnica. Se a torre branca não é capturada, o peão branco é coroado e as negras não podem tomá-la com xeque em c2, ante o lance Tc4 das brancas. Boa Arthur!  

2 comentários:

  1. Maravilhosa partida essa, onde apareceram outros lances desse tipo e algumas capivaradas, mas que não tiram o brilho de um final tão espetacular.
    Parabéns Arthur Olinto!

    ResponderExcluir
  2. A PARTIDA PELA POSIÇÃO É EMPATE ! MAS ARTHUR SÓ ELE MESMO PARA ACHAR ESTE LANCE ! LANCE DE GM E EM ATIVO É SUPER DIFICIL. MUITO BONITO !

    ResponderExcluir