sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Por que votar em Paiva?


Os enxadristas de João Pessoa, com direito a votar nas eleições municipais de outubro, quando o povo dessa cidade elegerá o novo Prefeito e uma nova Câmara de Vereadores, têm um candidato ideal para vereador. Trata-se do mestre Luis Flávio Paiva, que quando estudante de Medicina, costumava frequentar, nos fins de semana, a Academia Caldas Viana, isso pela década de 70. Sua presença na Câmara Municipal de João Pessoa vem sendo e continuará sendo uma chama acesa em defesa do desenvolvimento do xadrez pessoense e paraibano. Paiva, como aprendemos a chamar, é um medico cirurgião bem sucedido, um vereador por mais de uma legislatura e um apaixonado pelo xadrez, tendo inclusive uma excelente biblioteca sobre a arte de Caissa. Votar em Paiva é um estado de espírito, porque votar em Paiva é votar em favor do xadrez.

As dez candidatas

Temos dez candidatas ao título de Miss Xadrez Brasil 2012 - este numero era 16, mas com uma segunda chamada, apenas dez candidatas se apresentaram, o que passa a valer esse numero. Amanhã vamos apresentá-las com detalhes aos jurados. Elas são:
Amanda Marques (SP), Bruna Kleine (SC), Daiane Homes (PR), Jessica Lobo (CE), Kaa Kappato (SP), Katia Sprotte (SC), Líria Garcia (SP), Michele Gomes (PB), Rejane Bezerra (CE), Thauane Medeiros (SP)

Nordestão 2012


Miguel Arraes será homenageado
Começa dia 6 de setembro, quinta feira, em Recife, Boa Viagem, Hotel Jangadeiro, o Nordestão 2012 - IV Taça Governador Miguel Arraes, com direção do MF Marco Asfora e arbitragem de AF Igor Macedo (RN) e AR Klebber Dias (PB). As inscrições, no valor de 100 reais,  serão feitas no local dos jogos, no dia 6, das 10 às 18 horas. Todos os jogadores terão que estar cadastrados na CBX e com sua anuidade em dia.  

Convocação dos Jurados


Convocamos os sete membros do Juri do concurso Miss Xadrez Brasil 2012 para proceder a escolha das seis finalistas, num total de dez candidatas. Amanhã, iremos apresentar quais são as candidatas. 
O corpo de jurados está assim formado:



AI Antonio Bento (DF)
MI Antonio Resende (SP)
MF Carlos Henrique Pinto (RN)
AR Elaine Macedo (RN)
Francisco Maracaba(PE)
Gerson Batista (MG)
Vanessa Benko (SP)


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Brasil: vitória magra

Juditr Polgar joga pela equipe
 mascuclina da Hungria

Com uma vitória e três empates para os Emirados Árabe, o Brasil perdeu a chance de faturar uma vitória gorda diante de um adversário fraco. Amanhã pegamos outro fraco, a África do Sul. Já no feminino, tivemos uma vitória mais convincente, de 3,5 a 0,5 das nossas vizinhas da America Central, El Salvador. Amanhã nao será fácil, pois enfrenta as meninas da Bosnia, um pouco superiores às nossas. 

Hoje vai ser fácil


Pelo andar da carruagem, o Brasil vence hoje sem muita dificuldade, considerando que os adversários Emirados Árabe e El Salvador, masculino e feminino, respectivamente, têm Elo bem menor do que o nosso. O GM Saleh Salem tem 2546 de força, e enfrenta Rafael Leitão (2623), os demais adversários estão bem abaixo dos brasileiros. Já o feminino, vai ser também possível uma vitória sem problemas, pois todos os 4 Elos são maiores dos da adversária. Vamos aguardar!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Brasil surpreende



Três empates em quatro partidas diante de adversários fortes, como são os ingleses, tem cheiro de vitória, mesmo perdendo por 2,5 a 1,5. O curioso nesse embate é a partida de Adams x Leitão, terminou após 61 lances e no tabuleiro só se via duas pelas: um rei branco e um rei negro!
No feminino, o Brasil perdeu de 3,5 a 0,5 par a forte equipe da Rússia. A surpresa foi o empate, no tabuleiro 1, de Valentina Gunina(2507) 1/2 Vanessa Feliciano(2231) !

1. Adams 1/2 Leitão
2. Jones 1/2 Vescovi
3. Short 1-0 Fier
4. Howell 1/2 Krikor


Leitão enfrenta Adams


O campeão brasileiro Rafael Leitão (2623) está jogando agora, no 1º tabuleiro, de negras (uma Siciliana), contra o inglês Michael Adams (2722), pelas Olimpíadas da FIDE, em Istambul, Turquia. A diferença de força é de 99 pontos Elo, um teste duro para o nosso campeão, mas nada impossível. É torcer! O lendário Nigel Short (2698) enfrenta no tabuleiro 3, Alexander Fier (2582). O nosso Giovanni Vescovi (2617), está jogando contra Gawain Jones(2653), no tabuleiro 2. E no tabuleiro 4, Krikor Sevag (2511), joga agora contra David Howell (2635). Pelo feminino, estamos enfrentando as temíveis russas. E lá está a nossa Musa, Alexandra Kosteniuk(2489), diante da brasileira Vanessa Gazola (2033), no tabuleiro 3. 

A musinha do Gurgel

Naielly, na Estação Ciência, durante competição este ano.

Hoje é o aniversário da garotinha Naielly Dutra, 8 anos, filha do enxadrista Antonio Dutra. Ela é muito simpática e comunicativa, e promete ser, em futuro breve, uma excelente seguidora de Caíssa. Competitiva no tabuleiro, Naielly já é considerada a musinha do Clube de Xadrez Gurgel, onde seu pai é um dos diretores.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Brasil enfrenta duas feras

AI Antonio Bento: Brasil pode
 bater a Inglaterra amanhã
Amanhã, na Olimpíadas da FIDE, a duas equipes do Brasil vão estar diante de dois temíveis adversários. O masculino enfrenta os pesos pesados da Inglaterra, enquanto a feminina terá que se segurar para não tremer diante das terríveis russas. Vamos aguardar e torcer muito. Afinal xadrez, além de ser arte e ciência, é também jogo, e no jogo tudo pode acontecer. Qualquer resultado que não seja 4 x0 contra nós, será muito bom! Oxalá eu esteja totalmente errado. Conversando com o AI Antonio Bento, ele se mostra - a meu ver - otimista porque acredita que podemos sair com dois empates na equipe feminina. Agora, vejam bem, Antonio Bento acredita que o Brasil possa vencer a Inglaterra! O homem é pé quente! Vamos torcer!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Brasil deve ganhar

Começa amanhã as Olimpíadas da FIDE, na Turquia,  e o Brasil enfrenta a Argélia, no masculino. Já no feminino, as nossas adversárias são da Líbia.   A equipe do Brasil (M) ocupa o 24º na força Elo, enquanto a Argélia fica em 101º. 

Temático Siciliana



Foi realizado ontem, no Clube de Xadrez Gurgel, com 24 participantes, o Torneio Temático Defesa Siciliana, em 5 rodadas com tempo de 20 minutos nocaute. Os vencedores foram Luis Henrique, em primeiro, Wagner Torres, em segundo e Anchieta Antas Filho, em terceiro. O evento foi digirido por Valdemiza Gurgel e Antonio Dutra, com arbitragem de Hellen Gurgel.

Miss Xadrez




BRUNA FERNANDA KLEINE


É de Blumenau, Santa Catarina, nascida a 18 de abril de 1994, 18 anos. Tetra campeã da Olesca e Joguinhos de Santa Catarina. Foi vice campeã em 2005 pelo Brasileiro de sua categoria. Já participou de dois Pan-americanos, jogou este ano o Brasileiro Sub 18 e representou Guarulhos no Regional de São Paulo. Da aula particular e ajuda como pode as iniciantes.



AVISO IMPORTANTE

O PRAZO PARA RECEBIMENTO DE PERFIL ATUALIZADO E FOTOS DAS CONCORRENTES,  TERMINA DIA 30  DESTE. DAI ENTÃO, QUEM NÃO DEU AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS PELA DIREÇÃO DO CONCURSO , NAO VAI PODER CONCORRER, UMA VEZ QUE MOSTROU COM O SILENCIO, POUCO INTERESSE. 

domingo, 26 de agosto de 2012

Inscrição aberta

ASSEGURE SUA VAGA E CAMISETA, FAÇA LOGO A INSCRIÇÃO.

Aniversário de Pablyto

Pablyto com sua mulher Alexandra
O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, AI Pablyto Robert, aniversaria hoje. Na sua campanha para presidente da CBX, - concorria com o GM Giovanni Vescovi -, ele esteve em João Pessoa, acompanhado do GM Darcy Lima e do MF Marco Asfora, quando se reuniu com a Diretoria da Federação Paraibana de Xadrez, e apresentou seu projeto. Está realizando uma boa gestão e o Nordeste vem sendo beneficiado com ações prontas e definidas da atual diretoria da CBX.

Aniversário de Herman

Herman: Campeão Brasileiro de Sêniors 2012
O MI Herman Claudius, 64,  é  aniversariante deste domingo. Um dos mais atuantes jogadores profissionais do país, Herman é o decano do xadrez paulista e uma das lendas vivas do xadrez nacional. Velho conhecido nosso, desde 1976 quando aqui jogou o Campeonato Brasileiro, em qual modalidade é recordista nacional. Nas histórias sobre a arte de Caíssa, que tanto conheço por conta da dedicação de muitos anos, uma das minhas preferidas é do encontro (uma conversa) de Herman com Bobby Fischer, em Buenos Aires, setembro de 1971, mediado pelo amigo comum GM Miguel Quinteros. Herman esteve aqui recentemente (julho), quando jogou e ganhou o Brasileiro de Sêniors 2012. Em novembro de 2010, ele também esteve aqui e ganhou o Veteranos do Nordeste 2010.

sábado, 25 de agosto de 2012

Klebber ganha torneio

Klebber ganhou com facilidade o Torneio Classificatório
Com 100% de aproveitamento, o enxadrista Klebber Dias ganhou hoje o Torneio Classificatório para o II IRT Caldas Viana, significando dizer que sua vitória lhe garante uma vaga. Já Silvio Sá, Antonio Dutra e José Marcelo Souto , que ficaram em 2º, todos comum ponto em três possíveis, voltam a jogar no próximo sábado, para disputar a segunda vaga.

Paraibanos no Nordestão


Aumenta, consideravelmente, o número de paraibanos que vão participar do Nordestão 2012. Vejamos: MF Francisco Cavalcanti, Evandro Rodrigues, Jovany Medeiros, Renato Araujo, Marcos Valério, Dacio Gonçalves, Silvio Sá, Fernando Melo, Antonio Dutra, Ivanilson Pereira, Eny Moura, Alexandre Cesar, Eduardo Moura, Paris Teixeira, Valdemiza Gurgel. 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Duas vagas

José Marcelo, Antonio Dutra, Sílvio Sá e Klebber Dias
Amanhã, às 16 horas, na Academia Caldas Viana, teremos o quadrangular que irá definir duas vagas para o II IRT Caldas Vianna, que sera jogado em novembro. Os jogadores que se enfrentam amanhã, são:



1 - Silvio Sá
2 - Antonio Dutra
3 - José Marcelo
4 - Klebber Dias 

Final feliz!


COMUNICADO

Temos a satisfação de comunicar a todos os interessados que o novo Elo dos jogadores que participaram do Paraibano 2012, vai sair na lista de Setembro próximo. O AI Antonio Bento, vice presidente da CBX, acaba de nos confirmar.

Fernando Melo
Diretor do Paraibano 2012


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Arraes e o Xadrez - 2

Arraes, na foto, jogando uma partida no exílio.
A iniciação de Miguel Arraes no mundo de Caíssa, se deu em meados da década de 30. Um grupo de acadêmicos de reunia na Faculdade de Engenharia, então na Rua do Hospício, em Recife, para umas partidinhas nos intervalos e após as aulas. A este grupo se incorporaram estudantes de Medicina, cuja faculdade era no bairro do Derbi, e do curso de Direito, instalado no histórico prédio da Praça 13 de Maio, sendo comum torneios entre essas Escolas superiores.
A medida que os enxadristas iam concluindo seus cursos e iniciavam suas vidas profissionais, ficava dificil continuar a prática do xadrez, em função da incompatibilidade do horário. Além disto, não havia expediente nas faculdades nos sábados e domingos, o que impedia os encontros para os torneios. Para suprir esta dificuldade, resolveram criar o Clube de Xadrez do Recife. (continua)

Aniversário de Teresa


Teresa é apaixonada pelo xadrez competitivo
  Hoje é o aniversário Teresa Luenysten, 17 anos, enxadrista bastante conhecida na Paraíba, por ser uma ativa participante do eventos organizados pela Federação Paraibana, e pela Academia Caldas Viana, de quem é sócia fundadora. Parabéns! 

Paraibano prejudicado - 2

COMUNICADO 2

Informo aos participantes do Paraibano 2012 que todas as taxas do citado eventos foram pagas: CBX, FIDE e Taxa Jogador FIDE, sendo 80 , 250 e 620 reais, respectivamente. Os quatro jogadores que não pagaram a anuidade da CBX foram identificados e levamos por meio de e-mail e pedidos a amigos que conheçem esses jogadores, para quitarem essa pendência. Com tudo isso quero dizer que nenhum jogador vai se ver prejudicado, uma vez que o Paraibano 2012 será oficializado pela FIDE, e o Elo de cada um será considerado. O máximo que pode ocorrer é que não saia na lista de Setembro, pois quando antes era de três em três meses, diminuiu para dois e agora é todo mês. 
Por fim, estão responsabilizando a direção do evento, no caso Fernando Melo, de ter causado esse transtorno, uma vez que era para não ter permitido que esse jogadores participassem. É verdade. Assumo o ônus e peço desculpas.

Fernando Melo
Diretor do Paraibano 2012

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Paraibano 2012 prejudicado

COMUNICADO


Organizar torneio de xadrez exige muito espírito de renúncia. Eu estou cansado de pedir aos interessados que participam desses eventos, que paguem sua anuidade da CBX, antes de pedirem inscrição, sob pena do torneio ser prejudicado. É o que está acontecendo com o Paraibano 2012. Quatro jogadores (dois de Pernambuco e dois do Rio Grande do Norte) não pagaram a anuidade da CBX e o resultado é lamentável: não teremos o Paraibano 2012 no Elo de Setembro 2012. Estou tentando, até agora sem sucesso, a solução para esse impasse.

FERNANDO MELO
Diretor do Paraibano 2012

Arraes e o Xadrez

NORDESTÃO 2012
IV TAÇA GOVERNADOR
 MIGUEL ARRAES

A homenagem que a Federação Pernambucana de Xadrez e o MF Marco Asfora prestam ao ex-governador Miguel Arraes de Alencar, é das mais justas pela importância desse homem público no fortalecimento do xadrez no vizinho Estado de Pernambuco. (continua amanhã)

Temático no Gurgel


Hellen Gurgel
No próximo domingo, dia 26, será realizado no Clube de Xadrez Gurgel, no Valentina, a partir das 14 horas, o Torneio Temático Defesa Siciliana (1.e4 c5). As inscrições estão abertas no valor de 10 reais para jogadores abaixo de 1900 de rating. A organização é de Antonio Dutra e Valdemiza Gurgel, com arbitragem de Hellen Gurgel (foto). Fone para contato: 083.8827 5499 (Helen), 8740 1819 (Dutra) e 8862 9789 (Valdemiza).
O campeão receberá troféu, com medalhas até o 6º colocado, e premiação até o terceiro lugar.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Convocação


 Pedimos mais uma vez a atenção das 16 candidatas ao título de Miss Xadrez Brasil 2012 que nos envie um perfil atualizado, no máximo de 30 linhas, com muitas fotos, para publicação neste blog e conhecimento dos jurados. O prazo final passa agora a ser até o dia 30 deste mês.
As que mandaram perfil e fotos foram:


Jessica Mara Lobo (CE)
Daiane Hornes(PR)
Katia Elaine Sprotte(SC)
Michele Gomes(PB)
Thauane Medeiros(SP)
Amanda Marques(SP)

Miss Xadrez




JESSICA MARA LOBO




Natural de Canindé, Ceará, nasceu no dia 26 de julho de 1992 e começou no mundo enxadrístico desde 2007, quando vem conquistando sucessivos prêmios. Atual campeã cearense feminina absoluto, campeã da Liga de Desporto Universitário (LDU) cearense, vice campeã universitária cearense e também conquistou alguns melhores femininos de campeonatos abertos. Está se preparando para mais uma competição, em outubro. Trata-se das Olimpíadas Universitárias - JUBS, que serão realizada em Foz do Iguaçu-PR.

domingo, 19 de agosto de 2012

Confronto no interior




ESPERANÇA 4
VS
GUARABIRA 1





Ocorreu hoje, na cidade de Esperança o confronto contra a equipe de Guarabira. A euipe vencedora, formadas de cinco enxadristas, foi assim formada:
1. Rodrigo Soares
2. Estevão Brandão
3. Joaquim Virgolino
4.Fabio Barbosa
5. Leandro Pereira
E equipe de Esperança jogou de brancas e os quatro primeiros ganharam suas partidas (1 hora nocaute) e o último perdeu. No próximo domingo, o encontro será em Guarabira. Um detalhe: uma equipe de Solânea veio só para assistir o evento.

Miss Xadrez 2012




 DAIANE HORNES


Curitibana, nascida em 19 de dezembro de 1988, 23 anos, foi Campeã Brasileira Escolar em 2005 , Campeã na modalidade individual do Jogos Abertos do Paraná de 2006, 2007, 2008 e 2009. Devido viagem ao estrangeiro (França), esteve fora dos tabuleiros nos anos 2010-2011, voltando no final de 2011, onde obteve os títulos de Campeã Paranaense Universitária e o 5º lugar no Brasileiro Universitário. Seu último torneio, representando a cidade de Joinville, foi o Torneio Estadual Catarinense, realizado em janeiro deste ano, em que obteve a terceira colocação.

Paraibanos no Nordestão

Cavalcanti vai jogar o Nordestão
Estão confirmando presença no Nordestão 2012, que começa no dia 6 de setembro em Recife, os seguintes enxadristas paraibanos: MF Francisco Cavalcanti (atual campeão paraibano), Marcos Valério, Silvio Sá, Dacio Gonçalves, Petrov Baltar, Fernando Melo, Antonio Dutra, Ivanilson Pereira, Valdemiza Gurgel. Essa lista será aumentada, uma vez que estamos sabendo do interesse de outros jogadores, mas que ainda não me confirmaram.

sábado, 18 de agosto de 2012

Os classificados

Marcelo, Dutra, Silvio e Klebber: classificados para a final


Petrov, Marcelo, Klebber e Marcos

Valdemiza, Silvio, Dutra e Ivanilson
PRELIMINAR CLASSIFICA QUATRO PARA FASE FINAL, NO PRÓXIMO SÁBADO 

Torneio Caldas Viana



 Os dois grupos que vão jogar o Torneio  Classificatório Caldas Viana, na tarde de hoje (15h30) estão assim formados:





Grupo A

Silvio Sá
Antonio Dutra
Ivanilson Pereira
Izulamar Almeida
Valdemiza Gurgel

Grupo B

Petrov Baltar
Klebber Dias
Marcelo Souto
Marcos Castro
Teresa Luengstn

O torneio será jogado pelo sistema schuring (todos contra todos) e o tempo de reflexão será de 20 minutos. Cada Grupo classifica dois jogadores para a Fase Final, que será jogada em outra data. 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Do xadrez para a cadeia




As três moças de um conjunto musical, foram condenadas a dois anos de cadeia por criticarem o governo. Houve protesto de rua, e Kasparov marcou presença. A policia veio e "baixou o cacete" como se diz popularmente aqui e alhures. Kasparov ja foi solto!

Miss Xadrez







KATIA ELAINE SPROTTE







Catarinense de São Bento do Sul, nasceu em 18 de agosto de 1992 (completa 20 anos, amanhã) começou a jogar xadrez aos 10 anos de idade, tendo participado de muitos jogos abertos em Santa Catarina, e também em São Paulo. Dos torneios, ficou em segundo em um panamericano escolar e em quarto em um brasileiro escolar. Po restar na Faculdade em tempo integral tem participado pouco de torneios, mas esteve na Semifinal dos Jogos da Integração da Udesc, sua faculdade. Também é árbitra auxiliar, atuando em torneios no seu Estado.