sábado, 17 de novembro de 2012

Seção "A minha Imortal"


Em recente conversa com o GM Darcy Lima sobre aquela que seria sua Imortal, ele nos disse, filosoficamente, que não teria uma assim, posto que todas por ele jogadas eram imortais! Contudo, Darcy nos indicou uma partida que reputou "muito boa, de ataque, com variantes bonitas". A partida foi jogada em 1991, pelo então MI Darcy Lima (de pretas), contra o GM cubano Amador Rodriguez, na cidade de Guarapuava, no Torneio Panamericano por equipes, daquele ano.

Abaixo segue a partida, que foi comentada por Darcy para ilustrar a edição de número 1000 do seu jornal Xadrez Diário, em 09/11/2012. Segundo Darcy, o seu adversário era um Grande Mestre reconhecido por sua preparação teórica com as peças brancas, chegando a ser contratado pelo GM Peter Leko quando este se encontrava entre os 5 melhores do mundo. Darcy relata que, na época da partida, tinha bom conhecimento da defesa Petroff e sabia que teria um duelo forte, mas não imaginava que seria tanto! Após 26...Td2!, as brancas abandonaram, pois se 27.Be4 Dxh3!! 28.gxh3 Cxh3+ 29.Rh1 Th2# 0–1


Rodriguez,Amsdor (2500) vs. Lima,Darcy (2440)
Guarapuava, 1991




Mande também a sua Imortal para este blog, e-mail: samelojp@gmail.com, assunto: minha imortal; em anotação algébrica, com um breve texto explicando o porquê da partida ter sido tão especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário