sábado, 13 de outubro de 2012

ADEUS ÀS PEÇAS


COMUNICADO

Em julho deste ano, conversei pessoalmente com os vices-presidentes da Confederação Brasileira de Xadrez -CBX, GM Darcy Lima e MF Máximo Macedo, e também com o presidente da Federação Paraibana de Xadrez, Dacio Lima Gonçalves, a respeito da minha despedida pública do Xadrez. Aleguei minhas razões, falei da minha disposição em estudar, científica e filosoficamente, a Doutrina Espírita.
Eles compreenderam os meus propósitos e espero que os demais amigos enxadristas de todo o Brasil, aceitem as minhas despedidas do mundo de Caíssa. Prestei, reconheço, uma modesta colaboração na divulgação e organização de eventos que ajudaram no desenvolvimento dessa nobre arte que é o Xadrez. Outros virão para dar continuidade ao modesto trabalho que fiz valer durante todos esses anos como muito amor e dedicação.
Quanto ao blog Reino de Caíssa, ficará na lembrança de muitos enxadristas, que sempre o apoiaram e o prestigiaram.
Quanto a Academia Caldas Viana, a "menina" dos meus olhos,  fica agora desativada por tempo indeterminado. Lembramos aos sócios que o saldo financeiro existente (falta apresentar o balancete de setembro, o que faremos em breve), será doado posteriormente em apoio a algum torneio na Paraíba.
O meu trabalho na Federação Paraibana de Xadrez também chega ao fim. Vou continuar escrevendo a coluna (que faço há cinco anos) no jornal Correio da Paraíba, até o final deste ano, e continuar com as aulas que ministro a um pequeno número de alunos, em minha residência, por mais algum tempo.  Esse meu Adeus às Peças é um gesto pensado, pois preciso de tempo e dedicação para a nova missão de minha vida, que, certamente, será a última.
Deixo aqui meu abraço fraterno a todos os meus amigos enxadristas.
Fernando Melo

16 comentários:

  1. É uma grande perda para o xadrez nordestino que, certamente, sentirá a sua falta, mas faz parte da vida. O que tenho a dizer é: Um muito obrigado pelos esforços e dedicação que você teve durante todo esse tempo em pró do xadrez. eu e toda a comunidade enxadristica agradecemos!!! Mas saiba de uma coisa: caíssa estará sempre de braços aberto para recebê-lo novamente.
    Um grande abraço e boa sorte nessa nova etapa de sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando.
    Passo aqui quase que diariamente porque é um dos blogs mais simpáticos e interessantes do xadrez brasileiro.
    Você exala paixão ao jogo de xadrez. Desejo sorte em sua nova etapa de vida, mas como no post do Sérgio Jovelino repito que Caissa estará de braços abertos para sua volta.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mestre Fernando Melo,

    É com muita tristeza que recebo esta noticia, pois sei do seu valor e seu amor no que diz respeito ao Xadrez, seu zelo, sua organização impar na realização dos brilhantes torneios que realizou, antes "comíamos" migalhas com a sua chegada passamos a ter fartura, antes tínhamos contendas com você a pacificação, muito obrigado mestre por tão grande contribuição a nobre e milenar arte do XADREZ. E o blog, não poderia deixar de agradecer também as noticias narradas de um jeito todo especial que só você sabe fazer com humor e muita criatividade. Confio no Grande Arquiteto do Universo que sua volta ao seio do grande reino da deusa Caissa será muito breve.

    Saudações enxadrísticas,

    Joaquim Virgolino Filho.

    ResponderExcluir
  4. Desejo êxito nessa nova etapa de sua vida. Fico triste, pois não poderei ler mais um dos meus blogs preferidos.

    ResponderExcluir
  5. O xadrez brasileiro amanheceu mais pobre!
    Obrigado Fernando pelos inesquecíveis momentos e dedicação pela arte de Caíssa!! Uma perda irreparável, uma lacuna difícil de ser preenchida...
    Não esqueceremos nunca do seu amor...

    ResponderExcluir
  6. O jornalista Fernando Melo, em muitos aspectos, fortaleceu muito o xadrez paraibano e nordestino. Quero destacar aqui apenas um deles. Fernando buscou que uma quantidade grande de paraibanos obtivessem o Rating Fide. Os "colegas de Anand", como ele mesmo diz, aumentaram muito. Quem convive de perto com Fernando sabe que ele não buscou auferir lucro pessoal, nem vantagem financeira em nenhum evento que organizou. Não gosto de pensar que ele afastou-se do Reino de Caíssa, prefiro pensar que ele está gozando merecidas férias.
    Fernando, curta muito e aproveite suas férias e até a volta.

    ResponderExcluir
  7. É uma grande pena saber que está abandonando a nobre arte do xadrez, mas por outro lado é uma enorme satisfação saber que estará estudando a dourina espirita...

    Boa sorte nesta nova jornada.

    ResponderExcluir
  8. Que pena, Fernando! Começou o inverno.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado.

    Um forte abraço, mestre Fernando.

    Rafael de Souza Andrade.

    ResponderExcluir
  10. Grande perda para o Xadrez e para os enxadristas. O que nos conforta é saber que foi motivado por uma causa nobre. Resta-nos torcer para que seus objetivos sejam alcançados brevemente, e quiçá possamos reencontrá-lo nos tabuleiros novamente.

    Um forte abraço.

    Ednaldo Lima

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado por seu grande apoio ao xadrez. Sentirei saudades desse blogue, espero que algum dia possa voltar.

    ResponderExcluir
  12. Respeito sua decisão, mas na minha
    concepção um enxadrista nunca deve abandonar
    o xadrez, que se faça outra coisa, mas nunca abandonar o xadrez.
    Um abraço !

    ResponderExcluir
  13. Mestre Fernando
    Após alguns anos no mesmo barco lutando pela mesma causa na revitalização do Xadrez Paraibano e que por tabela o Nordestino essa sua decisão não é só impactante é também a perda da bussola para encontrarmos um norte no futuro do Xadrez competitivo.
    O Mestre Fernando tem três características impossível de se encontrar em outro enxadrista: a sua paixão pela Arte de Caíssa, a sua seriedade organizacional dos eventos e o tempo hoje disponível para dedicação, uma perda insubstituível para o Xadrez Paraibano, Nordestino e Brasileiro.
    O Blog Reino de Caíssa por sua qualidade, suas características próprias e impar, tomou proporções nacionais com uma audiência invejável, uma sugestão seria encontrar alguém ou uma equipe para manter o blog sobre sua supervisão para que o mesmo não padeça.
    Sabemos o quanto é difícil a um ENXADRISTRA abandonar o tabuleiro e principalmente conhecendo a paixão pela Arte de Caíssa que este enxadrista tem, nos cabe respeitar a sua decisão, desejar boa sorte nessa nobre dedicação a pesquisa na Doutrina Espírita.
    Temos certeza absoluta conhecendo a serenidade e a sua capacidade em se aprofundar em tudo que dedica, logo, logo encontrar boas entidades que lhe acompanhará não só nas pesquisas com também no seu retorno ao Reino de Caíssa, Boa Sorte Mestre!!!

    ResponderExcluir
  14. Uma grande pena para o xadrez da Paraíba e do Brasil. Teremos que encontrar um modo de aprender a viver sem o jeito único de Fernando escrever.
    Mestre, Reconhecemos cada contribuição sua. Sentiremos sua falta mas o descanso é merecido.

    ResponderExcluir
  15. Caro Fernando,

    segui durante cerca de 02 anos daqui do Rio de Janeiro seu blog. Quase que diariamente era um prazer ver seu conhecimento e paixão pelo Xadrez.

    Desejo-te muitas felicidades e que Deus seja sempre um farol em sua estrada.

    Um abraço

    Alberto Wanderley

    ResponderExcluir
  16. Mestre Fernando, agradeço pelas contribuições ao xadrez da Paraíba e principalmente à motivação que sempre gerou para que eu desenvolvesse o meu xadrez. Eu diria que este blog marcou uma fase de minha vida e sentirei muita saudade de tudo isso.

    Abraços,

    Paulo Barbosa

    ResponderExcluir