quarta-feira, 23 de maio de 2012

Habilidade defensiva

A nona partida é um presente desse Mundial para todos nós enxadristas, pois a persistência de Gelfand em querer ganhar, mostrou toda a habilidade defensiva de Anand em não permitir a derrota. A foto acima (chessbase) diz muito. Gelfand prestes a oferecer o empate que Anand, pacientemente, aguardava.
(O diagrama mostra a posição em que Gelfand queria ganhar, sem sucesso)

3 comentários:

  1. É ninguém pode acusar Gelfand de não buscar de forma incessante a vitória, mas é bom que se diga ele tinha vantagem na posição e se complicou mais pelo tempo que consumiu.Gelfand é um grande estratega, muita frieza de anand conseguir empatar numa posição inferior. Gelfand até os últimos lances antes da troca de peões decisiva se enrolou. e deveria ter permitido anand tomar o peão de h3 e persistir em xeques ao rei negro e depois recuar com a dama a a1 como a torre tinha dificuldades em recuar haveria vantagem, mas era uma variante difícil para os olhos humanos verem depois de ferrenha luta.Este campeonato está muito interessante. Parabéns pelo seu blog que está grantindo inclusve sucesso mundial pela quantdade de acesso.

    ResponderExcluir
  2. Presentaço mesmo esta partida. Anand é O cara!!

    ResponderExcluir
  3. O computador acusava ligeira vantagem para as brancas, mas estava longe de ser vantagem decisiva. Devemos olhar isso com cuidado, pois explorar tal vantagem pode muitas vezes ser humanamente impossível; necessitando de muitos cálculos, muito tempo, e lances sem sentido para humanos. E qualquer deslize pode fazer a vantagem sumir ou se inverter.

    Pra mim Anand fez certo ao sacar a dama em troca de torre, bispo e peão. A dama de Gelfand ficou sem suporte, e com número inferior de peões não conseguiu penetrar na fortaleza de Anand. Nem sempre ter a dama implica em vantagem absoluta. Shirov chama isso de "estranhos equilíbrios", se não me engano.

    ResponderExcluir