segunda-feira, 19 de março de 2012

Surpresa em Teresina

 Fotos de Alan Kardeck

Os GMS Giovanni Vescovi(2604) e Darcy Lima(2509) fizeram certinho o dever de casa em Teresina(PI), neste último fim de semana. O primeiro foi o campeão e o segundo o vice-campeão. No entanto o torneio apresentou uma surpresa, um fato bastante raro: o terceiro lugar, José Gomes da Silva Filho(sem rating FIDE), que fez cinco pontos em seis possíveis, a mesma pontuação de Darcy (Giovanni fez 100%), não foi emparceirado com nenhum dos quatro principais jogadores do evento. Ou seja, não jogou com os GMs nem com os MFs Paulo Jatobá(2430) e Yago Santiago(2360). Aliás, esses dois últimos ficaram aquém do que se esperava. Yago terminou em 6º lugar com 4,5 e Jatobá amargou um distante 8º lugar, com 4 pontos, tendo perdido para Darcy Lima e na última rodada voltou a perder, desta vez para o cearense Antonio Inácio dos Santos(2017).

4 comentários:

  1. O nosso colega Inácio é um excelente jogador de xadrez, tendo sempre boas participações nos torneios cearenses. Outro destaque foi o bom desempenho do veterano Edmar Monte.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o torneio hein? Parabéns a todos pelas performances... e também aos organizadores, e principalmente ao grande campeão!!

    ResponderExcluir
  3. c4 c5 Cf3 Cf6 g3 g6 Bg2 Bg7 o-o Cc6 d4 cd Cxd4 Db6?! Cb3 d6 c5 dc Cc3 Bd7 Be3 Cd4 Cxd4 cxd4 Bxd4 Dc7 Cd5 Dd6(Jatobá tem grande vantagem aqui) Tc1 Tc7 Txc8 Bxc8 Da4+ Bd7(Rf8!?)Dxa7 o-o Dxb7? Cxd5 Bxg7 Bc6! Da7??(bastava Be5 para salvar a posição, agora Inácio tem vantagem clara)Rxg7 e4 Ta8 Dd4+ Cf6 Dxd6 exd6 e5 Cd5 Tc1 Bb7...
    Por aí continuou, Inácio jogando lances corretos que mantém a vantagem sem dar cotra-jogo às brancas...

    Minha partida com Yago, levei um massacre na abertura, consegui me recuperar mas depois ainda perco uma peça... consegui reverter a situação no final da partida com ataque direto ao rei, mas ele conseguiu perpetuar... em compensação, após este ótimo empate, eu perdi a última partida ganho ganho ganho, com dois peoes de vantagem, o rei do kra em d8...! ¬¬
    Mas é isso mesmo!

    ResponderExcluir
  4. E esses critérios aí estão furados, sem lógica. Está ocorrendo um debate em comentários no meu blog em relação a isso. Defenda sua opinião!
    www.matheusribeirochess.blogspot.com

    ResponderExcluir