quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O direito de dizer !

Paulo (centro da foto) ganhou o Magistral RN com a saúde precária; outro teria desistido e voltado para casa.
(Foto de Klebber Dias)

Um jornalista que escreve diariamente sabe que tá na chuva para se molhar. Escrevo neste blog porque gosto, não porque seja um profissional e ganhe dinheiro com isso. Pelo contrário. No dia que quiser parar de escrever, eu paro. Sou indicado por alguns enxadristas como "pé frio". Quando digo - segundo pensam - que alguém vai ganhar determinado torneio, a pessoa favorita fica logo desanimada por conta da "minha profecia". Assim devem pensar os fracos! Recebi informações, antes de iniciar o Magistral RN, de que Paulo Barbosa iria para Natal determinado a ganhar. Eu sei o que aconteceu com ele e em que condições Paulo jogou esse torneio. Outro teria voltado para a Paraíba, por falta de condições físicas. Mas ele ficou, lutou heroica e bravamente! Ganhou o torneio diante de adversários fortes e de maior Elo do que ele, e ganhou bem , ganhou isolado, com meio ponto na frente do segundo lugar. É claro que a vitoria do MF Carlos Alberto para o MF Iack Macedo, na última rodada, mudaria a historia desse Magistral. O empate entre estes dois potiguares, favoreceu Paulo. Por fim, digo que Paulo era o favorito quando viajou de Campina Grande para Natal, e se disse isso neste blog, ou seja que ele era um dos favoritos, no dia 17 deste, sob o título "Indo para Natal" foi porque quis dizer, e não porque seja um "pé frio ou pé quente". No dia que eu ficar impedido de dizer o que penso por pressão dos leitores, volto a ler Machado de Assis e Honoré de Balzac, e o Xadrez será apenas uma boa recordação.

2 comentários:

  1. Fernando, li de Paulo Maluf (tudo na vida tem exceção, não é mesmo?): "Explicar é inútil: não adianta para os inimigos e não precisa para os amigos". A sua abnegação justifica tudo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando, acompanho seu blog já a algum tempo e sempre confiro as postagens. Você tem todo o direito de dizer o que pensa e usar a sua bola de cristal. Se você vai acertar ou não, se o jogador vai jogar bem ou não é outra história. Se um leitor ou outro "for do contra", problema dele. Continue com o seu bom trabalho. Um abraço.

    ResponderExcluir