segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lembranças de Portisch

Lajos Portisch
O GM húngaro Lajos Portisch pontificou na elite do xadrez mundial nas décadas de 60, 70 e 80. Lembro daquele tempo, porque era o tempo de Bobby Fischer! Como sabemos, mais tarde, já na década de 90, Fischer passou a viver na Hungria e teve oportunidade de visitar a família Portisch em várias ocasiões. A saudosa esposa de Portisch preparava pratos especiais da arte culinária que Fischer apreciava. 
Vejamos esse relato:
"Uma noite, antes do jantar, nós estávamos analisando uma linha complicada e não conseguimos encontrar a solução. Ao terminarmos de jantar, Fischer disse: ´Lajos, dá-me cinco minutos para descansar`. Havia um sofá na sala onde ele ficou deitado, enquanto eu estava sentado na frente de um tabuleiro de xadrez, estudando. Depois de cinco minutos ele levantou-se e fez um movimento muito forte, sem hesitação. Talvez, enquanto ele estava descansando, estava também analisando de olhos fechados...". Vejam matéria completa no ChessBase.

Um comentário:

  1. Olá, Fernando!!
    Esse acontecimento é mais uma prova que a nossa principal atividade intetectual é inconsciente,quer dizer,quando tomamos consciência de algo, o inconsciente começa a processar os dados obtidos.
    Saudações,

    ResponderExcluir