quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O estilo de Tal

Miguel Tal


Não deixem de ler a matéria que está publicada no Chessbase, sob o título: Quando Bobby Fischer jogou xadrez como Miguel Tal, escrita por Lubomir Kavalek, do The Huffington Post.

Conta da Academia

CONTA BANCÁRIA
Banco do Brasil
Ag. 4020-7
c/c. 14.964-0
Fernando Melo

AVISO

A PARTIR DE AMANHÃ ESTAREI IMPOSSIBILITADO DE ESCREVER
NESTE BLOG POR UMA SEMANA. ESTOU ME SUBMETENDO A UMA CIRURGIA DE CATARATA, A QUAL EXIGE REPOUSO ABSOLUTO.

Os 12 do Brasileiro



BRASILEIRO 2011

9 A 20 DE DEZ
Campinas -SP

São 7 Grandes Mestres: Giovanni Vescovi (foto), Rafael Leitão, Henrique Mecking, Alexander Fier, Krikor Sevag, Everaldo Matsuura, Felipe El Debs, os MIs Diego de Berardino e Evandro Barbosa, e os MFs Paulo Jatobá, Yago Santiago e Haroldo Cunha dos Santos.

Mais dois sócios









O médico e enxadrista Jovany Medeiros (foto), campeão do Veteranos do Nordeste, é o mais novo filiado a Academia de Xadrez Caldas Vianna. Quem também se filiou foi o enxadrista José Roberto Soares de Souza, da cidade de Sossego-PB.

Aniversário do gênio



MAGNUS CALRSEN

COMPLETA HOJE 21 ANOS

PARABÉNS !

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Xadrez: destaque no JOIDS

Conversei agora com o enxadrista Ivo Pereira, presidente da ANSEF, a respeito dos XII Jogos Nacionais de Integração dos Servidores da Polícia Federal, que nos convidou e a todos os enxadristas paraibanos para a Abertura Oficial desses Jogos, que vai ocorrer dia 1º de dezembro, quinta feira, no Ginásio Poliesportivo O Ronaldão, no Bairro do Cristo Redentor. Sertão várias modalidades com a presença de atletas de todos os Estados brasileiros. Sabemos que o Xadrez contará com mais de 20 participantes, inclusive com o próprio Ivo Pereira, que jogou recentemente na Paraíba , o Veteranos do Nordeste.

Quem é ele?

Quem é este cavalheiro sortudo, no meio dessas três belas mulheres? Bem, elas voces conhecem. São as irmãs Polgar (Sofia, Judit e Susan). Mas ele? Também é húngaro. Ainda não descobriu? Trata-se de Gabor Talmacsi, o atual campeão mundial de motociclismo.

Mais sócios



















(Evandro, Klebber , Marcelo)



















Quatro novos sócios estão ingressando na Academia de Xadrez Caldas Vianna. São eles: Antonio Carlos Araujo Junior, Marcelo Souto, Evandro Rodrigues e Klebber Maux Dias. Agora, restam seis vagas para completar esta primeira etapa. As atividades da Academia começam no dia 14 de janeiro, quando será realizado o I Campeonato da Academia Caldas Vianna, só para sócios. Lembramos que os oito primeiros classificados terão vaga garantida para o I IRT Caldas Vianna (valendo Rating FIDE), que está marcado para março de 2012. Aguardem mais informações no Boletim Dominical.

Novo livro



No dia 11 de dezembro, em Londres, Gary Kasparov estará autografando o seu novo livro (veja capa). Esperamos que no próximo ano, ele possa está autografando também no Brasil, já que voltará ao nosso país no próximo mês de março.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Simultânea às cegas


Neste final de semana o alemão Marc Lang (foto), 21 anos, estabeleceu um novo recorde mundial de partidas simultâneas às cegas. O recorde era mantido pelo argentino Miguel Najdorf, na década de 40, então contra 45 adversários. O alemão conseguiu jogar contra 46, em 21 horas com um resultado a seu favor de 34,5 : 11,5. O evento for organzizado pelo Clube de Xadrez de Sontheim(Alemanha).

Valério na Academia


Chega a 10 o número de enxadristas que estão ingressando na Academia de Xadrez Caldas Vianna. O mais recente a pedir acesso foi Marcos Valério (foto), forte enxadrista pessoense e de larga experiencia, já tendo ganho um Nordestão, em Natal-RN. Restam 10 vagas para esta primeira etapa.

domingo, 27 de novembro de 2011

O maior rival de Fischer



Ontem, 26 de novembro, foi comemorado o centenário de nascimento de Samuel Reshevsky (1911-1992). Ele nasceu na Polônia e logo cedo foi para os Estados Unidos. Aprendeu xadrez aos 4 anos e aos 8 anos foi apoiar a família dando simultâneas e jogando contra mestres. Ele era considerado pelo seu arqui-rival Bobby Fischer como um dos maiores de todos os tempos.

Os países medalhistas


MUNDIAL DA JUVENTUDE 2011

Nas categorias feminino e masculino a Rússia terminou em primeiro lugar com 7 medalhas, sendo 3 de ouro e quatro de prata. O Cazaquistão veio em segundo com 3 medalhas, sendo 2 de ouro e uma de bronze. A Índia veio em terceiro lugar, com 5 medalhas, sendo 1 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze. O Peru chegou em quatro lugar com 2 medalhas, sendo uma de ouro e uma de prata. Os Estados Unidos em quinto, com duas medalhas, 1 de outo e 1 de prata. O Brasil não ganhou medalha.
Vale ressaltar que os irmãos Cori (foto), mais uma vez mostraram a força que têm. O GM Jorge Cori ganhou a Medalha de Ouro Cat. Sub 14 e sua irmã Deysi, jogou pela categoria absoluta (junto aos homens) pela Cat Sub 18 e terminou em 5º lugar.

Mundial Juventude

MUNDIAL DA JUVENTUDE
CALDAS NOVAS - GO - BRASIL

O armênio GM Samvel Ter-Sahakyan (foto) , com Elo 2556, é o novo campeão mundial Sub-18. Ele somou 8 pontos em 9 possíveis, com sete vitórias e dois empates! Em segundo lugar, com 7 pontos, o GM russo Vladimir Fedoseev(2523) e em terceiro lugar o MI indiano Debashis Das(2369), também com 7 pontos. O brasileiro melhor colocado foi Lucas Aguiar (2176), 37º lugar com 5 pontos.

O algoz do Kremlin

Gary Kasparov (foto) é muito cuidadoso quando toma chá na Rússia. Ele não quer que aconteça com ele o mesmo que aconteceu em 2006 com Alexander Litvinenko, ex-funcionário da KGB que alegou possuir provas da implicação de Putin no assassinato de um jornalista russo. Litvinenko morreu envenenado por radiação aguda após tomar um chá. Segundo o jornalista Neil Tweedie, colunista do The Telegraph, "Kasparov, o gênio do xadrez, virou algoz do Kremlin e está sempre acompanhado por guarda-costas ao visitar o seu país!

Boletim Dominical - I

A direção da Academia de Xadrez Caldas Vianna informa aos enxadristas interessados que ainda restam 11 (onze) vagas para o preenchimento das 20 (cadeiras) existentes nessa primeira etapa. Lembramos que cada membro associado pagará uma mensalidade de 40 (quarenta) reais. A primeira mensalidade pode ser quitada de 1º de dezembro até 10 de janeiro de 2012.


Campeonato e IRT Caldas Vianna

Começa no dia 14 de janeiro o I Campeonato Caldas Vianna 2012, quando só os sócios poderão jogar. Os oito primeiros colocados vão poder participar em março de 2012, do I IRT Caldas Vianna, valendo rating FIDE. Não será cobrada nenhuma inscrição, uma vez que as mensalidades dos sócios cobrirão as despesas.

Prestação de contas

Tudo que for feito na Academia de Xadrez Caldas Vianna terá o conhecimento dos sócios e dos interessados pelo desenvolvimento do xadrez na Paraíba. Para tanto, todo mês, vamos publicar neste blog um Balancete da movimentação receita/despesa, e, como não poderia faltar, as atividades enxadrísticas da Academia e de seus participantes, além deste Boletim Dominical.
Estamos pensando num xadrez organizado e responsável. Temos certeza de que com o apoio dos sócios, a Academia de Xadrez Caldas Vianna será em pouco tempo uma instituição conhecida e respeitada em todo o Brasil.
Fernando Melo
Diretor

sábado, 26 de novembro de 2011

Mundial de Sênior 2011




O MI francês Vladimir Okhotnik (2427) ganhou isolado, com 9 pontos em 11 possíveis o Mundial de Sênior 2011, realizado na Croácia. O brasileiro melhor colocado, dos cinco que la estiveram, foi o MI Herman Claudius (foto), com 7 pontos, e ocupando 0 25º lugar num total de 201 participantes de todo o mundo.

Mais sócios na AXCV






Mais enxadristas ingressam como sócios fundadores da Academia de Xadrez Caldas Vianna. Além de Eduardo Ferreira, Fernando Melo, Ivson Miranda, Valdemiza Gurgel, Marcelo Lima, temos também Dácio Gonçalves, Euclides Soares de Macedo, Antonio Dutra e Frank Santana Lins.

Ramyres termina em 10º

MUNDIAL DA JUVENTUDE 2011
CALDAS NOVAS - GO - BRA

Infelizmente, não deu medalha para a guerreira do Brasil, Ramyres Coelho (Cat Sub 14-Fem). Ela perdeu para a norte americana Sarah Shiang e terminou em 10º lugar, com 6 pontos em 9 possíveis. A campeã foi a russa WMF Alexandra Goryachkina (foto), com 100% de aproveitamento!
Está de parabéns o GM brasileiro Darcy Lima, diretor desse grandioso evento.

Londres dia 3


COMEÇA DIA 3 DE DEZEMBRO
A terceira edição do Clássico de Xadrez London

Participantes

1. Magnus Carlsen
2. Viswanathan Anand
3. Levon Aronian
4. Vladimir Kramnik
5. Hikaru Nakamura
6. Michael Adams
7. Nigel Short
8. Luke McShane
9. David Howell

OBS: Na enquete deste blog, Magnus Carlsen ganha o torneio na preferência de 74% dos 163 votantes, até agora.

A guerreira do Brasil



Acabo de receber um e-mail do melhor jogador do Brasil, o GM Giovanni Vescovi, me alertando para o desempenho da pernambucana de Petrolina, Ramyres Coelho (foto),na Categoria Sub 14-Feminino. Vejamos o que diz Giovanni:
"Caro amigo Fernando, não deixe de publicar no blog que a última rodada do Mundial da Juventude está em andamento e devemos fazer nossa torcida pela Ramyres Coelho, que entra em jogo com chances de medalha! Um feito histórico, sem dúvida. Parabéns a ela, aos pais que a apoiam, aos patrocinadores que a ajudam a investir no seu talento, e aos treinadores. Com 6 pontos em 8 rodadas, Ramyres é a melhor brasileira na competição. Boa sorte! Abraço. Giovanni".

Sócios fundadores



Das vinte cadeiras reservadas para os sócios fundadores da Academia de Xadrez Caldas Vianna, cinco já estão sendo preenchidas, conforme relação nominal abaixo.
Eduardo Ferreira, Fernando Melo, Ivson Miranda, Valdemiza Gurgel (foto) e Marcelo Lima Cavalcanti.
O pagamento da mensalidade de janeiro 2012, no valor de 40 reais, deve ser feito até o dia 15 de janeiro e assim sucessivamente, ou seja, fevereiro até dia 15, etc.
Na segunda quinzena de janeiro 2012 terá início ao I Campeonato da Academia Caldas Vianna. Todos os sócios terão direito a participar.
No início de março 2012, será realizado o I IRT Caldas Vianna com a participação dos oito primeiros classificados do Campeonato. Lembramos que os sócios não pagarão nenhuma taxa à Academia, considerando que as mensalidade cobrirão as despesas. A direção da Academia esta estudando a possibilidade de pagar as anuidades dos sócios junto à CBX e à FIDE. Toda a movimentação de entrada e saída de dinheiro na Academia, será prestado conta através deste blog.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fischer: o favorito de Yifan




'"Você odeia hoje, mas as pessoas que morreram ontem estavam esperando por esse dia ser o seu amanhã". Esta frase foi citada pela atual campeã do mundo feminino, a chinesinha de apenas 17 anos, Yifan Hou. Isso foi durante uma entrevista, das muitas que concedeu hoje e que foi assim perguntada: "Você tem algumas palavras ou figuras históricas que lhe inspiram?" E ela respondeu que não lembra o nome das pessoas que disseram coisas diferentes, mas eu memorizo as palavras. Por exemplo, recentemente eu li essa frase: "Você odeia hoje, etc".
Quem é o seu jogador de xadrez favorito?
Essa foi uma das muitas perguntas e Yifan respondeu:
"Bobby Fischer. Eu admiro seu estilo de jogo. Gosto também de que quando ele recebeu o título de campeão mundial, ele foi o único a competir e conquistar a hegemonia dos jogadores soviéticos".

Carlsen vence no tiebreak


URGENTE

Dissemos que Aronian tinha ganho o Memorial Miguel Tal e chegamos a mostrar o gráfico. Mas agora, em uma nova matéria no chessbase, a surpresa. Vejam este novo gráfico.

Primeiros sócios da AXCV


As manifestações de apoio a Academia de Xadrez Caldas Vianna começam num ritmo e numa qualidade que nos deixa orgulhosos de continuar lutando em defesa de Caíssa. Três enxadristas ja preencheram a Ficha de Sócio. São eles:
Eduardo Ferreira Albuquerque (foto), Fernando Melo e Ivson Miranda dos Anjos.

Kramnik perde 13,2 pts.


Algumas mudanças significativas no Top 10 do mundo. O ex-campeão mundial, o GM russo Vladimir Kramnik (foto), por exemplo, saiu do privilegiado grupo dos 2800, e tem agora 2786 (ele perdeu 13,2 no Memorial Tal), mas continua em quarto lugar. Já Viswanathan Anand também perdeu ponto e posição, já que ocupa agora o terceiro lugar com 2806. Em segundo lugar está Levon Aronian, que deu uma forte subida, ficando com 2815. O primeiro lugar continua sendo Magnus Carlsen, que subiu uns pontinhos e está agora com 2829.

Aronian ganha Mem.Tal 2011

Magnus Carlsen terminou empatado em primeiro lugar, mas quem levou o prêmio e o título de campeão foi Levon Aronian. Na verdade, a partida que eu, particularmente, estava mais interessado em ver era a de Carlsen contra Nakamura. Afinal, Kasparov treinou o primeiro e agora está treinando o segundo. Este, Nakamura, como vemos no gráfico acima, terminou em último lugar, sem conhecer a vitória em nenhuma das nove partidas que jogou: seis empates e três derrotas! Carlsen não jogou tudo o que sabe durante o torneio, mas quando pegou o atual pupilo de Kasparov, foi implacável.

Como entrar na Academia


O enxadrista paraibano interessado em ingressar na Academia de Xadrez Caldas Vianna deve proceder da seguinte forma: escrever e-mail para Fernando Melo (reinodecaissa@gmail.com), dizendo:
Nome, Endereço, Cidade, Profissão, Data de Nascimento, Telefone, E-mail.

OBS: Vamos ficar divulgando notas seguidas a respeito da Academia neste blog. Lembramos que a mensalidade é de 40 reais, existem 20 vagas e haverá uma prestação mensal das atividades da Academia, para que todos tomem conhecimento.
As atividades da Academia começam em janeiro de 2012. O pagamento da mensalidade pode ser feito de 1º de dezembro de 2011 até 10 de janeiro próximo.

Torneio de Caruaru

A força do xadrez feminino


The New York Times (24.12.2010)
Por Dylan Loeb

Ninguém sabe realmente porque as melhores jogadoras do sexo feminino não são tão boas no xadrez como os melhores homens. Uma teoria comum entre alguns jogadores do sexo masculino, é que os homens geralmente são mais agressivos por natureza do que as mulheres, e são, portanto, mais adequados para um jogo que simula guerra. Outra, citado pelo menos em um estudo da universidade, é que o pool de talentos entre as mulheres não tem sido grande o suficiente para produzir muito grandes jogadores.
A atual campeã do mundo, disse ano passado, que não tinha ideia do porque da disparidade de gênero que existe no xadrez, mas seja qual for a razão, disse que jogar contra os homens é mais difícil. Yifan Hou (foto) está ansiosa para competir contra os homens de novo, o que vai acontecer em janeiro, em Gibraltar.
Hou disse que recebeu treinamento e apoio financeiro do governo chinês. Ela estuda de 4 a 5 horas por dia, e também frequenta o ensino médio. (Trecho da matéria de Loeb, no New York Times)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sócio Caldas Vianna


Voltamos a lembrar aos enxadristas paraibanos, interessados em participar dos quadros da Academia de Xadrez Caldas Vianna, que são apenas 20 vagas. Cada membro da Academia pagará uma mensalidade de 4o reais. Serão muitas atividades nos fins de semana, inclusive torneio IRT. Cabe somente aos sócios o direito de jogar na Academia. Está na hora de se formar uma instituição voltada para a prática do xadrez organizado, através de pessoas que queiram contribuir com uma mensalidade que representa pouco mais de um real ao dia. Do sucesso dessa Academia, pode-se muito bem tirar exemplos para outras instituições, outros clubes.

A igrejinha dos Top




No mundo de Caíssa, o xadrez profissional pode ter algumas manchas, porque onde passa o vil metal em alta escala, algo de pelo menos suspeito deve existir. O nosso Shakespeare via isso, em outro patamar, como no reino da Dinamarca. Eu fico imaginando as oportunidades que os Grandes Mestres possam ter em torneios de alta premiação. Vejam os torneios de Bilbao/São Paulo, Memorial Tal, em Moscou, e o torneio de Londres, o primeiro ocorrido recentemente, o segundo em andamento e que termina amanhã, e o terceiro em dezembro próximo. São praticamente os mesmos jogadores. Eles formam uma "igrejinha" e fica difícil algum outro penetrar. Vejamos um exemplo prático, com o que vem acontecendo com o Memorial Miguel Tal, considerado o torneio mais forte do mundo, na Categoria XXII.
O líder é o GM da Armênia, Levon Aronian, que tem duas vitórias e seis empates; seguido do GM da Noruega, Magnus Carlsen, que tem uma vitória e sete empates; o GM da Rússia, Sergey Karjakin, uma vitória e sete empates; e assim vai até o 10º colocado, com a predominância do empate.
Fica fácil perceber que eles vão sempre permanecer no Top com esses resultados.

NO BRASIL

Algo semelhante acontece no nosso país com relação aos nossos Grandes Mestres. No fundo, no fundo, o que eles querem a grosso modo? Manter a posição que ocupam e assegurar uma vaga nas Olimpíadas da FIDE, através do Campeonato Brasileiro.
Gostaria muito que os leitores deste blog levantassem essa questão. Qual a chance, por exemplo, do MF bahiano Paulo Jatobá , no modelo atual, ganhar um Brasileiro? Qual a chance de Jatobá ganhar um Brasileiro com todos os Estados da Federação mandando um único representante, num total de 27 jogadores?
Temos muito a acrescentar a essa questão, mas vamos ficando por aqui. É necessário que o leitor opine. Essa bandeira é importante e temos que fincá-la no chão firme e forte do tabuleiro brasileiro.

Mundial da Juventude



Em andamento na cidade de Caldas Novas(GO), o Mundial da Juventude 2011 sob a direção do GM Darcy Lima, do Brasil. São jogadores masculinos e femininos de todas as partes do mundo. O GM armênio Samvel Sahakyan (2556) - Cat. 18, é o líder isolado, após 7 rodadas com 6 pontos. Já no feminino, Cat. 18, duas lideram com 6 pontos em 7: a WMI Meri Arabidze (Georgia) e a WMI Petra Papp(Hungria). A pernambucana Ramyres Coelho está com 5 pontos em 7 possíveis.

Yifan mantém título


MUNDIAL FEMININO

A chinesinha de 17 anos, GM Yifan Hou (foto) empatou a oitava partida frente a sua desafiante Koneru Humpy, da Índia, e com isso mantém o título de campeã do mundo. Como vemos, não será preciso jogar as duas últimas partidas, uma vez que a vantagem é de 3 pontos a favor de Yifan.

A 8ª maravilha da China

O MI Antonio Resende, pessoa que tem a minha estima e meu respeito, fez um desafio. Quando a atual campeã do mundo feminino, a chinesinha de 17 anos, Yifan Hou (2578), na foto, chegar a 2600, o que está para acontecer, vai jogar torneios entre os homens, como faz Judit Polgar. Resende acredita que em dois anos, Yifan chega a 2700. Ele me desafia para uma aposta. Não, Mestre, não aceito porque concordo em gênero, numero, e grau com o seu pensamento. Lembremos que a chinesa tem a metade da idade da húngara.

Escondendo o jogo?


O que se passa com o excelente GM norte americano Hikaru Nakamura (foto)? Das sete partidas jogadas no Memorial Miguel Tal (faltam duas), não obteve nenhuma vitória! Cinco empates e duas derrotas. Todos nós sabemos que ele está sendo treinado por Gary Kasparov. Será que Nakamura está escondendo o jogo e só mostrar o que vem aprendendo no torneio de Londres, no próximo mês? Hoje ele joga com Anand e amanhã com Carlsen! Do jeito que vem jogando pode até perder as duas essas duas partidas restantes. Vamos aguardar.