segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Começa em dezembro

A terceira versão do London Chess Classic 2011 vai contar com nove jogadores: cinco estrangeiros e quatro ingleses. Vejam quem são:

1. Magnus Carlsen (NOR-2823)
2. Viswanathan Anand (IND-2817)
3. Levon Aronian (ARM-2807)
4. Vladimir Kramnik (RUS-2791)
5. Hikaru Nakamura (EUA-2753)
6. Michael Adams (ING-2733)
7. Nigel Short (ING- 2698)
8. Luke McShane (ING-2671)
9. David Howell (ING-2633)

Prêmio extra




TORNEIO
FEMININO
DA REPÚBLICA

A campeã do I Torneio Feminino da República 2011 vai ganhar um prêmio muito bom. E só podia sair da sensibilidade de um dos maiores incentivadores do xadrez paraibano. Estamos falando do abnegado Joaquim Virgolino (foto), da cidade de Esperança. Ele acaba de nos comunicar que a vencedora do I Torneio Feminino da República, que será realizado no dia 15 de novembro, na Academia Caldas Vianna, vai ter direito a taxa de inscrição no valor de 70 reais, mais hospedagem e alimentação, mais camiseta do torneio e mais exemplar da revista Jaque (Espanha) para o XV Torneio Cidade de Esperança 2012, que será realizado em abril do próximo ano e com premiação de 2 mil dólares.

O Matador continua...


O melhor jogador do Nordeste, o MF bahiano Paulo Jatobá (foto), também conhecido como Matador, que a exemplo do lendário Django, não perdoa, "mata seus adversários no tabuleiro", vem honrando essa tradição na Semifinal do Brasileiro Região 2- Belém (PA). Em quatro rodadas, quatro vitórias e lidera isolado o referido evento! O MF paraibano Luismar Brito está jogando bem, com 3,5 pontos. Ele ganhou para o MF pernambucano Yago Santiago e joga hoje a noite com o outro MF daquele Estado, Vinicius Tine. Na Mesa 1, Jatobá duela com MF Carlos Alberto (RN), que está em segundo, junto com Luismar.

Torneio Feminino


Será realizado no dia 15 de novembro o I Torneio Feminino da República, tendo como local a Academia Caldas Vianna, Av. Umbuzeiro, 52 - Bairro de Manaíra. Será cobrada um taxa de inscrição de 10 reais. Já pediram inscrição Michele Gomes , Teresa Luengsten, Gerlane Pinheiro, Waldemiza Gurgel e Sabrinny Lima (foto), esta última de Pernambuco. As interessadas podem ligar para Fernando Melo pelo fone 3226.2685.

Asfora ganha enquete



Com 183 votantes na Enquete sobre quem vencerá o Veteranos 2011, que começa sexta-feira no Littoral Hotel, o MF pernambucano Marco Asfora (foto) conseguiu 65 votos, o que corresponde a 35%, e assim terminou sendo o preferido dos leitores deste blog para vencer o referido evento. O paraibano Jovany Medeiros veio em segundo com 58 votos (31%) , e o terceiro mais votado foi o potiguar MF Maximo Macedo (campeáo do ano passado) com 20 votos (10%).

domingo, 30 de outubro de 2011

Cavalcanti ganha quadrangular















O MF Francisco Cavalcanti não teve dificuldades de fazer 100% dos pontos no Quadrangular de Blitz realizado no final da tarde de hoje, na Academia Caldas Vianna. Ele venceu duas vezes os adversários Fernando Sá (ficou em segundo empatado com Evandro, 3 pontos, mas ganhou o lugar numa partida extra), Evandro Rodrigues e Fernando Melo. Este último segurou a lanterninha com zero ponto. O evento foi dirigido pelo professor Antonio Dutra e as fotos são do professor Klebber Dias.

Integração infantil






Foi realizado ontem, pela manhã e tarde, no Hotel Victory, sob a coordenação do professor Klebber Dias, o Torneio de Integração Infantil - Cat. 8, 10, 12 e 14 anos. Temos as fotos dos vencedores por categoria.
Sub 08 - Daniel - Cidade Viva
Sub 10 - Vinicius - Motiva
Sub 12 - Fernando - Motiva
Sub 14 - Luis - QI

Presença da Federação




O vice-presidente da Federação, Fernando Melo, esteve presente ao Torneio da Integração e participou da cerimônia de entrega das medalhas aos jogadores, conforme registra as fotos.

Participantes do Integração

Os seis participantes do Torneio da Integração, realizado ontem à noite no Hotel Victory. Da esquerda para a direita: Marcos ( com o filho), Dutra, Daniel, Paulo, Evandro e Klebber.

Paulo ganha Integração


O I Torneio Ativo Integração, realizado ontem à noite no Hotel Victory, com a participação de seis enxadristas foi vencido pelo atual campeão paraibano Paulo Barbosa , com 100% de aproveitamento. Evandro Rodrigues chegou em segundo com 4 pontos. Terceiro, Antonio Dutra, seguido de Klebber Dias, Marcos Castro e Daniel Abrantes. Vale ressaltar o empenho do professor Klebber Dias que consegui mais um excelente espaço para a prática de xadrez absoluto. É preciso então que os enxadristas, colaborem participando. Reclamar que não existe torneio, reclamam, na hora que tem não comparecem. Assim fica difícil. Na foto, Paulo recebe o troféu de campeão do organizador do torneio, Klebber Dias.

Quadrangular de Blitz




Logo mais às 16 horas, na Academia Caldas Vianna, um quadrangular de blitz reunindo os enxadristas MF Francisco Cavalcanti, Evandro Rodrigues, Fernando Sá e Fernando Melo. O torneio será em duas voltas.

Inscritos no Veteranos


Vejamos abaixo a relação dos inscritos no II Campeonato de Veteranos do Nordeste 2011, que começa no próximo dia 4 de novembro, no Littoral Hotel.
PARAIBA: Antonio Carlos Coelho, Ariano Wanderley, Dacio Lima Gonçalves, Euclides Soares de Macedo, Francisco Dantas, Francisco Nogueira, Fernando Melo, Hamilton Nobrega, Joao Tejo, Jovany Medeiros, Luis Flavio Paiva, Marcos Valerio, Petrov Baltar, Robson Pequeno, Valdemiza Gurgel.
PERNAMBUCO: Byron Veras, Eduardo Estevão, Francisco Maracaba, Francisco Sotero, MF Marco Asfora.
RIO GRANDE DO NORTE: Alexander Ferreira, Ibernon Luiz.
GOIÁS: Ivo Pereira de Arruda Filho
RIO GRANDE DO SUL: Ary Born
ESTADOS UNIDOS: João Eudes de Oliveira
OBS: As inscrições continuam abertas uma vez que não foi alcançado o limite de vagas.

sábado, 29 de outubro de 2011

Torneio da Integração


Logo mais à noite, a partir da 19hs30, será realizado no Hotel Victory, em frente ao Hotel Tambaú, o Torneio da Integração, 21 minutos/nocaute, em cinco rodadas, sob a direção do AR Klebber Dias. São 16 vagas e já tem um time peso pesado inscrito, a exemplo do atual campeão paraibano Paulo Barbosa (foto), Evandro Rodrigues, Douglas Torres, entre outros. A inscrição, no valor de 20 reais, pode ser feita meia hora antes do inicio do torneio. Os primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro. Participe.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O xadrez na Caldas Viana


Estamos pensando, no próximo ano, levar a cabo um projeto genuinamente paraibano que não me sai da cabeça: fazer funcionar com força total a Academia de Xadrez Caldas Vianna. Tenho idéias, tenho planos, tenho projetos que podem fazer desta Academia um centro importante para reunir pessoas que realmente gostam de xadrez. Seria uma espécie de clube fechado. Vou poder contar com amigos interessados. São pessoas que podem contribuir para o fortalecimento da Academia. Recebí alguns telefonemas de enxadristas que acreditam em nosso trabalho e se mostram solidários, e me dizem que querem fazer parte da Academia, onde possam ter boa convivência enxadrística e jogar bons torneios, principalmente IRTs.

Byron no Veteranos




O atual presidente da Federação Pernambucana de Xadrez, Byron Veras (foto), de Garanhuns, vai participar do II Campeonato de Veteranos do Nordeste 2011, que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de novembro. Os interessados em participar deste evento precisam estar em dia com a CBX, ter mais de cinquenta anos e pagar uma taxa de inscrição de 80 reais. O campeonato será realizado no Littoral Hotel, o mesmo do Paraibano 2011. Qualquer outra informação, ligar para Fernando Melo, pelo fone 83.3226.2685, ou pelo e-mail reinodecaissa@gmail.com.

Falando do livro



Além do filme - penso que ainda não temos legendado - , temos o livro sobre A jogadora de Xadrez. Na livraria Saraiva, do Manaíra Shopping, você pode comprar ao preço de 30 reais, mas o livro não se encontra à sua disposição, terá que ser feita a encomenda. A historia do filme é um pouco diferente da do livro, mas a ideia é a mesma, ou seja a historia de uma camareira que encontra no jogo de xadrez a felicidade perdida.

Ativo no Victory


Sob a coordenação do professor e AR Klebber Dias (foto), será realizado amanhã, sábado, às 19h30 no Hotel Victory, em frente ao Hotel Tambau, o Torneio da Integração. Será um suiço em 5 rodadas com 21 minutos nocaute. A inscrição é de 20 reais e existem 16 vagas. As inscrições podem ser feitas no local, meia hora antes do início do torneio. A premiação será correspondente a 50% do valor das inscrições feitas. Participe.

Combinação magistral - 2

Vejamos a seguinte posição no tabuleiro:
Brancas: Rg2, Db3, Cd5, h2, g3, f3, c7
Negras: Rd8, Dc6, Cd6, g7, a7, h6, f6

Posição tirada de uma partida de Zukertort. Como você acha que as brancas conseguem ficar com um cavalo de vantagem?

Últimos dias

Faltam dois dias para o encerramento das inscrições do II Campeonato de Veteranos Absoluto do Nordeste 2011. Os interessados devem procurar Fernando Melo pelo fone 83.3226.2685 ou pelo e-mail reinodecaissa@gmail.com, para obter maiores informações. Veja o Regulamento neste blog ou no site CXOL.

CBX e Brasileiro


Eu sempre imaginei um Campeonato Brasileiro com todos os Estados da Federação. Seria simples. Cada Estado mandaria o seu campeão. Seriam 27 jogadores, só os campeões. Nada de convidar esse ou aquele. E os GMs não jogariam? Não (salvo ganhando o campeonato do seu Estado). Mas estes, entre os melhores, se juntariam ao legítimo campeão brasileiro para as olimpíadas. Mas, sai diretoria, entra diretoria, e esse assunto sequer é ventilado. Respeito todos os dirigentes da CBX, são homens inteligentes e sensíveis e é em nome dessa consideração que fazemos essas colocações. Um Brasileiro com os 27 Estados seria muita mais legítimo, data venia, do que esse modelo vigente, cujo campeão já se sabe por antecipação.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A jogadora de xadrez



O prazer de estar assistindo em DVD , ao belo filme francês de 2009, Joueuse, sob a direção de Caroline Bottaro, e que foi exibido no Brasil em janeiro deste ano.



O filme conta a história de uma camareira de hotel que um dia, ao arrumar um dos quartos, vê um casal. em lua de mel, na varanda, jogando uma partida de xadrez. Aquilo a deixa fascinada e tenta transferir aquela sensação de prazer na sua casa, ao lado do marido, lhe dando de presente um jogo eletrônico de xadrez. Mas o marido não dá a devida importância e a camareira fica infeliz. Só que ela encontra um viúvo, morando sozinho numa mansão, onde ela vai prestar seus serviços de arrumadeira. Ela encontra em uma sala um tabuleiro de xadrez armado e o viúvo percebe seu interesse e passa a ensiná-la. Mais tarde, bastante envolvida com o aprendizado, a camareira começa a vencer o professor e resolve participar de um torneio de xadrez. Quanto à lição de vida que o filme vem a trazer, seria bom que o leitor visse o filme, para ele mesmo tirar suas conclusões.

Combinação magistral

Vale a pena montar o tabuleiro com a seguinte posição:
Brancas: Re2, Ch4, Tc5, h2, b2, a3.
Negras: Rd4, Df8, d7, f7, b6, e5.

Agora examine bem o Cavalo. Curiosamente, ele esta numa posição que pouca gente gosta, na borda do tabuleiro. Pois bem, esse Cavalo tão desvalorizado, por conta da sua posição, vai ganhar e toda poderosa Dama. Veja se consegue descobrir essa magistral combinação. Isso é mais uma prova de que o xadrez é pura arte.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Luismar jogará Semifinal


Dos quatro paraibanos que estão classificados para jogar a Semifinal do Brasileiro, em Belém-PA, apenas o MF Luismar Brito (foto) tem presença certa. Tanto Paulo Barbosa (atual campeão paraibano), como Cledualdo Soares não vão participar, enquanto o MF Francisco Cavalcanti ainda não definiu.

Começa sábado




A depender da relação do Chess-Results, a Semifinal -2 do Brasileiro contará com o expressivo número de 110 jogadores. Sendo que entre estes, 15 estão com Elo acima de 2200 (9 MFs). Resta saber se todo esses pré-inscritos vão mesmo participar do citado evento, no período de 29 de outubro a 2 de novembro.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Disputa acirrada

Jovany e Asfora

Quem vai vencer o Veteranos 2011? O leitor estar participando da enquete e até agora foram 150 votos. A briga é boa entre o MF Marco Asfora (PE) e Jovany Medeiros(PB). Vejamos como está a votação:
1. MF Marco Asfora(PE), 49 (32%
2. Jovany Medeiros(PB), 47 (31%)
3. MF Máximo Macedo(RN), 16 (10%)
4. Francisco Dantas(PB), 13 (8%)
5. Marcos Valério(PB), 8 (5%)
6. Alexandre Macedo(RN), 7 (4%)
7. Francisco Nogueira(PB), 3 (2%)
8. Eduardo Estevão (PE), 3 (2%)
9. Outros -4 (2%)

Dantas no Veteranos




O experiente enxadrista Francisco Dantas (foto) será um dos bons reforços nesse II Campeonato de Veteranos, que começa no próximo dia 4 de novembro, no Littoral Hotel. As inscrições continuam abertas até o próximo dia 30. Os interessados devem entrar em contato com Fernando Melo pelo fone 83-3226.2685. A idade mínima para participar deste evento é 50 anos. Além da premiação em dinheiro e medalhas (troféu para o campeão), serão sorteados entre os inscritos dois relógios de xadrez. Leia o Regulamento neste blog ou no site CXOL.

SEMIFINAL - Norte/Nordeste

Com a escalação - precisa ser confirmada - do "Matador do Nordeste", o bahiano Paulo Jatobá (foto), no primeiro tabuleiro, começa no próximo dia 29, em Belém-PA, a Semifinal Norte-Nordeste do Brasileiro 2011. Na relação do Chess-Results vamos encontrar a lista com 119 inscritos, sendo quatro paraibanos: MF Francisco Cavalcanti, MF Luismar Brito, Paulo Barbosa e Cledualdo Soares.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Nogueira no Veteranos




Acabo de receber a visita de Francisco Nogueira (foto), que veio fazer a inscrição no II Campeonato de Veteranos do Nordeste. Disposto e animado, ele promete dar trabalho aos adversários, já que está voltando com muita vontade.Lembramos que a inscrição termina dia 30 deste mês. Qualquer dúvida, ligar para Fernando Melo 83.3226.2685.

A maldição do empate


O veterano GM espanhol Miguel Illescas (2601) empatou com sua esposa MI Olga Alexandrova(2392), na foto, pelo Campeonato Espanhol Absoluto 2011, ontem encerrado, e foi duramente castigado. Com este resultado, ele perdeu a chance de ser campeão, o mesmo ocorrendo com Olga, ou seja, se a partida entre o casal não fosse empate, um dos dois teria sido campeão. O vencedor foi o jovem MI Alvar Alonso (2501) com 7 pontos. Miguell Illescas em segundo com a mesma pontuação (perdendo no critério de desempate) e em terceiro Olga Alexandrova com 6,5 pontos.

Ibernon no Veteranos




O médico e enxadrista de Mossoró (RN), Ibernon Luiz (foto) será mais um reforço para o II Campeonato de Veteranos do Nordeste 2011, que começa no próximo dia 4 de novembro, às 19 horas no Littoral Hotel. São 50 vagas e as inscrições se encerram no próximo dia 30. Os interessados devem ligar para Fernando Melo 83.3226.2685 ou e-mail reinodecaissa@gmail.com , para mais informações.

Premiação - Fotos






Premiação do
Pernambucano 2011 - Fotos de Klebber Dias