domingo, 25 de setembro de 2011

A Mensagem de Maurício


Recebi hoje, do mestre Mauricio Kosminsky a seguinte mensagem.
Bom dia Fernando
Gostaria de expressar minha satisfação de ter partilhado esse fim de semana com toda a família Pinheiro. Ha cinco anos convivo com pais e treinadores de centenas de crianças, alguns ja estão falando do talento de Yago e Yuri. Coincidentemente, hoje no café da manhã, um pai sabedor de minha origem perguntou se eu conhecia "uns meninos da Paraíba". Essas observações me deram muita alegria, elas demonstram que o grande futuro que têm pela frente, não é uma visão de seus pais, de seu professor ou de seus conterrâneos bairristas. Essas crianças são uma realidade.
Esse é o Campeonato Brasileiro Escolar. Aqui estão os melhores talentos desse imenso país. Sair de uma Região que ainda não entende o poder desse esporte, colocar um filho na parte de cima da tabela, em seu primeiro torneio, deve ser motivo de muito orgulho para todos paraibanos. Espero que meu Estado vizinho entenda com muita precisão o que estou falando. Como em outros esportes, talentos atraem novos talentos. Em um esporte que traz grandes benefícios intelectuais, talentos podem contribuir para o desenvolvimento de uma região.
Por último gostaria de falar dos "Pais de Yago e Yuri", (aqui perdemos nossa identidade, somos Pais de ...). eles se comportaram como pessoas de imensa bagagem de torneio. Em eventos dessa natureza por vezes se instala um ambiente muito tenso. Vemos crianças sendo muito cobradas pelos pais e treinadores, apesar de serem crianças. Alguns se comportam como presidente de empresas, exigindo de seus executivos todo o seu sangue para obtenção de resultado. O Sr. Ricardo e sua esposa entendem perfeitamente que para chegar longe mais adiante, no momento, o xadrez tem que ser um divertimento para Yago e Yuri, dessa forma, recebiam os meninos com muita alegria na vitória ou na derrota. Parabéns Fernando, sei da força que tem dado a esses meninos, saiba que está formando gente com potencial para passar dos 2400 de rating.
Forte abraço
Maurício".

4 comentários:

  1. Seria interessante ver Fernando Melo em São Paulo cobrindo a partida de hoje entre Carlsen e Anand e trazer fotos desses grandes jogadores pro Reino de Caissa. São poucas notícias atualizadas relacionadas ao tema.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos garotos e àqueles que os apoiaram, as vezes basta uma oportunidade para desenvolver grandes talentos.

    ResponderExcluir
  3. Sou testemunha da força destes garotos e tive o privilégio de vê-los jogando. Apesar de árbitro e organizador do evento vi o potencial deles. Ambos muito jovens e com futuro brilhante. Julio Lapertosa

    ResponderExcluir
  4. Como estudante e iniciante no xadrez, tive o privilégio de me emparceirar com o simpático YURI, no CAMPEONATO PARAIBANO DE XADREZ deste ano e sofri para "arrancar" um sofrido empate. . .acho que tanto ele como o YAGO vão longe. . .com certeza terei o prazer de me deparar com eles nos próximos torneios e usufruir da alegria e simpatia de toda a família PINHEIRO MONTEIRO

    ResponderExcluir